Top 5 apps para fazer pagamento com QR Code

Resumo:

Os 5 melhores aplicativos para pagamento com QR Code são: RecargaPay, Mercado Pago, PicPay, Iti e PagSeguro.  Veja o passo a passo para utilizar cada aplicativo e também informações extras sobre o pagamento com QR Code e o constante crescimento da utilização dessa modalidade de pagamento no Brasil.

RecargaPay

O RecargaPay está entre os melhores aplicativos para fazer pagamento com QR Code, onde os usuários podem pagar contas como: água, energia elétrica e outros. Além de dar a possibilidade do usuário realizar esta modalidade de pagamento, realiza recargas de celulares, bilhetes de transporte e também é um dos melhores apps para fazer Pix com cartão.

Abaixo está o passo a passo para utilizar a função de pagamento com QR Code do RecargaPay:

Passo 1: Download do aplicativo

O primeiro passo, será realizar o download do aplicativo no seu celular por meio das lojas oficiais como: Google Play Store e Apple Store. Vale lembrar que o download é gratuito

Passo 2: Cadastro de login e senha

Passo 3: Acesso ao pagamento com QR Code

Passo 4: Passo 4: Escanear código QR

Passo 5: Escolha da forma de pagamento

Com o aplicativo do RecargaPay você pode ainda pagar boletos diversos e contas com QR CODE tais como: luz, água, gás, telefone e assim por diante. Tudo isso por meio do seu aparelho de celular com acesso à Internet. Ademais, você tem também a oportunidade de recarregar o seu cartão de transporte dos mais diversos locais do país. Se quiser saber mais, entre para o site web principal e aprenda mais sobre como fazer pagamento PIX QR Code Online.

RecargaPay – Como Fazer Pix e pagar contas com Cartão de Crédito [Na Prática]

Mercado Pago

O Mercado Pago é uma plataforma digital criada pelo Mercado Livre e tem como objetivo facilitar os pagamentos feitos pela internet. Os usuários cadastrados têm a oportunidade de realizar transações utilizando o cartão de crédito, débito e também pelo PIX. 

Veja o passo a passo para utilizar o QR Code para pagar contas no Mercado Pago:

Passo 1: Download do aplicativo

Acesse uma das lojas oficiais, Google Play Store e Apple Store, busque por “Mercado Pago” e então faça o download do app

Passo 2: Criação da conta

Passo 3: Pagamento com QR Code

Passo 4: Escanear o código gerado para pagamento

Passo 5:  Escolha a forma de pagamento

É bom ressaltar que aquele que tem uma conta no Mercado Pago tem a oportunidade de ter o seu dinheiro rendendo 100% do CDI ( Certificado de Depósito Interbancário). Esta opção de rendimento é mais rentável do que a poupança. 

O aplicativo do Mercado Pago pode ser usado para diferentes modalidade de serviços, como pagamento de boletos e contas, recarga de celulares, envio e recebimento de dinheiro, entre outras coisas.

Agora, caso queira receber utilizando o QR Code, deverá selecionar a opção “Criar meu código QR”. Desse modo, você obterá um arquivo o qual poderá imprimir e disponibilizar para as pessoas poderem te pagar em até 12x. Se quiser saber mais, leia este artigo sobre como fazer pagamento QR Parcelado de Mercado Pago.

PicPay

O PicPay foi criado em 2012 e também segue a linha dos aplicativos que funcionam como uma carteira digital,possibilitando e facilitando as transações bancárias e pagamentos. Hoje em dia, existem mais de 2,5 milhões de empresas que aceitam e trabalham com o aplicativo. 

Passo a passo para realizar pagamentos utilizando o QR Code do PicPay:

Passo 1: Download do aplicativo 

O aplicativo PicPay está disponível tanto para Android quanto IOS. Dessa forma, basta entrar na loja do sistema operacional utilizado e realizar o download do app. 

Passo 2: Criação da conta

Passo 3: Entrando na função QR Code

Passo 4: Confirmação do valor e pagamento

Alguns usuários optam pelo PicPay Pro, que oferece algumas vantagens, como por exemplo: venda em até 12x no cartão de crédito, onde o valor total da compra cairá imediatamente na conta do vendedor, sem mensalidades ou adesão. 

Além disso, quem tiver saldo em conta poderá contar com um rendimento de 210% do CDI, menos os encargos do imposto de renda.

Iti

O ITI é um aplicativo do Banco Itaú que oferece muitos serviços que facilitam as transações bancárias. A ideia central é que os clientes possam fazer pagamentos, transferências e até investimentos sem a necessidade de ter uma conta bancária e ele também disponibiliza o pagamento com QR Code.

Abaixo está o passo a passo para utilizar a função QR Code:

Passo 1: Download do aplicativo

Para começar a utilizar os serviços oferecidos pelo ITI é preciso baixar o aplicativo no smartphone. Ele está disponível para Android e IOS, então basta entrar na loja oficial do sistema operacional e fazer o download do app. 

Passo 2: Realizando o cadastro

Passo 3: Função QR Code

Passo 4: Confirmação do pagamento

Apesar das facilidades, o app apresenta algumas particularidades. O usuário tem um limite diário de pagamento de até R $1000,00. No caso das transferências, será permitido realizar até 10 transferências por mês, sendo que transferências no cartão Itaú/Itaucard o limite é de R$1.000,00 por dia e demais cartões R$500,00.

Ainda que o Iti seja um aplicativo pertencente ao Banco Itaú, não é necessário ser cliente do banco em questão para fazer qualquer tipo de pagamento que seja. É só se cadastrar na plataforma e começar a usar. Para saber mais, pode ler este artigo sobre como fazer pagamento QR Code de itaú (iti).

PagSeguro

O PagSeguro é um aplicativo que também oferece a simplificação de pagamentos e transferências bancárias. Ele é pertencente ao grupo UOL e está sendo muito utilizado por grandes e pequenas empresas devido ao baixo custo e também pela facilidade na hora da compra e da venda. 

O app também oferece a função de pagamentos com a utilização do QR Code. Veja o passo a passo para utilizá-la:

Passo 1: Download do aplicativo

Ele está disponível para IOS e Android, então o usuário deve entrar na loja virtual e realizar o download do aplicativo. 

Passo 2: Cadastro

Passo 3: Acessando a função QR Code

Passo 4: Pagamento

Uma vantagem de realizar pagamentos com o QR Code do PagSeguro é o cashback. Os usuários receberão 10% do seu dinheiro de volta em compras realizadas por meio desta função. Além disso, o aplicativo disponibiliza a função “Radar Ofertas”, mostrando estabelecimentos próximos que aceitam esta forma de pagamento. 

Como funciona o pagamento com QR Code?

O QR apresenta o significado de “Quick Response Code“ que, na tradução literal, significa Código de Resposta Rápida. A partir deste entendimento já é possível perceber que esta função de pagamento foi criada para agilizar as transações bancárias.

Para utilizar o QR Code basta ter um celular com câmera, pois a sua utilização é muito simples e rápida. O estabelecimento gerará um código em forma de imagem e então basta mirar a câmera do celular em direção a esse código. 

A leitura do código será feita e as informações aparecerão na tela do celular. Dessa forma, basta conferir os dados e realizar o pagamento. Como mostrado, cada aplicativo e instituição financeira apresentam as suas particularidades, porém, de um modo geral, o pagamento com QR Code é simples e rápido

Da mesma forma, se você quiser saber mais sobre como pagar com código de barras (QR Code), basta clicar no link e verá um artigo muito mais completo sobre o assunto.

Se ainda restou qualquer dúvida sobre o assunto, recomendamos uma visita ao site QR Code Pagamentos, que tem todas as informações sobre o uso de QR Code para pagar contas e boletos ou para receber de amigos e conhecidos.

Crescimento do pagamento por código QR no Brasil

Uma pesquisa realizada pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box em relação ao comércio móvel, mostrou que o percentual de pessoas que passaram a utilizar o QR Code no país cresceu de 35% para 48% só em 2020. 

Este fato está ligado ao aumento do número de pessoas que passaram a utilizar as carteiras digitais. De acordo com a pesquisa de mercado da FIS, empresa de serviços financeiros, o uso de carteiras digitais teve um crescimento de 43,5% em 2020.

Desde o surgimento, muitas pessoas trocaram as contas nos bancos físicos para utilizar os benefícios dos “bancos digitais”. A tendência é que este número continue a subir. No Brasil, 17% das transações passaram a ser digitais, passando a ser o segundo tipo mais utilizado, ainda de acordo com os dados de mercado divulgados pela FIS. 

Conclusões

A utilização do QR Code é uma ótima forma de facilitar as operações bancárias, além de aumentar a segurança de todos os envolvidos nas transações. Entre os aplicativos citados, o RecargaPay é o que apresenta mais recursos e facilidades para os usuários. 

A minha conclusão veio a partir da isenção de taxas em grande parte dos serviços e também pela possibilidade de cashback, sendo um dos melhores e maiores deste mercado, podendo chegar até 5%.

Vale lembrar que é preciso seguir todos os passos citados para que o QR Code possa funcionar, sem esquecer das particularidades de cada aplicativo, assim como estar ciente sobre as taxas de serviços cobrados por cada um.