Tem como cancelar um PIX feito? Te ensinamos 3 procedimentos

Até o momento, não tem como cancelar um Pix feito, se a transação já foi concluída, o sistema não permite o retorno automático do dinheiro. No entanto, existem 3 procedimentos que podem ajudar quem caiu em algum golpe ou fez um envio errado:

  • Estorno do PIX: É uma ferramenta simples que os apps de instituições financeiras possuem para o recebedor devolver o dinheiro ao remetente.
  • Mecanismo Especial de Devolução: É um aparato criado pelo Banco Central a fim de reaver o dinheiro de fraudes dentro do sistema.
  • Medidas Judiciais: É a abertura de um processo legal. Considerado último recurso para provar que o dinheiro foi enviado indevidamente.

O Banco Central não tem uma ferramenta de como cancelar um Pix feito porque isso tiraria a credibilidade do sistema. No entanto, caso você tenha feito um envio que quer reverter, veja alguns procedimentos que pode testar abaixo!

Tem como solicitar o estorno do Pix feito errado?

Tem como solicitar o estorno do Pix feito errado?

Se você fez uma transferência errada, a primeira solução de como cancelar um Pix feito é solicitar o estorno do dinheiro. No entanto, isso deve ser feito diretamente com o recebedor do valor.

Após encontrar quem recebeu, entre em contato e peça que a pessoa faça o extorno do Pix. Para isso, o recebedor deve:

  • Abrir o aplicativo de banco ou instituição financeira
  • Acessar o extrato de transações PIX
  • Verificar a operação equivocada e acessá-la
  • Selecionar “Estornar PIX”, “Devolver dinheiro” ou qualquer sinônimo na página de comprovante

É possível utilizar este dispositivo diretamente no histórico de transações de PIX no aplicativo do recebedor. Basta clicar em “Estornar PIX” quando acessar os detalhes do pagamento errado.

Todavia, se a pessoa que recebeu a quantia estiver mal intencionada e não devolver o dinheiro, será necessário recorrer o processo judicial, como veremos mais a frente.

Não conheço o dono da conta. E agora?

Caso o dono da conta não seja uma pessoa conhecida, o primeiro passo é tentar entrar em contato com ele fazendo uma pesquisa pela chave Pix. Quando a chave é o CPF, número do celular ou e-mail fica mais fácil

No entanto, caso seja uma chave aleatória, o recomendado é entrar em contato com a instituição financeira e explicar o ocorrido para que ela possa entrar em contato com o dono da conta que recebeu o dinheiro.

Por conta disso, é recomendável que se faça um agendamento do Pix para que se confira novamente antes de proceder com a operação. Desta forma a probabilidade de PIX errado é menor.

O vídeo abaixo explica como encontrar o recebedor da transferência errada:

Fiz um PIX errado. E agora? É possível achar o telefone e endereço da pessoa para estorno? assista

Tem como cancelar um Pix feito usando o MED?

Tem como cancelar um Pix feito usando o MED (Mecanismo Especial de Devolução)?

Se você foi vítima de algum golpe ou quer saber como cancelar um Pix que teve erro no sistema, será necessário executar o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Nesta situação, o usuário deverá provar que a transação foi atípica e que o sistema da instituição financeira foi imprudente.

Para realizar este procedimento é preciso que a vítima abra um boletim de ocorrência perante a polícia e contate diretamente o serviço de atendimento ao consumidor (SAC).

Para cancelar um Pix feito com o MED, você precisará informar:

  • A sua chave e a do recebedor
  • Valor da transferência
  • Horário e ID do envio

O Banco Central criou o Mecanismo de Devolução Especial junto de um pacote de segurança em novembro de 2021, que também tinha o Bloqueio Cautelar

Na prática, o MED é uma ferramenta que permite aos bancos e instituições financeiras reverterem um Pix mediante fraudes e erros técnicos. Por exemplo, ele deve ser usado quando o dinheiro sai de uma conta, mas não chega ao recebedor. Ou quando quem enviou caiu em um golpe.

Por isso, ele não pode ser usado caso a pessoa tenha feito um envio errado. No entanto, as instituições bancárias têm autonomia e responsabilidade para avaliar cada caso e acionar o MED quando acharem adequado. Portanto, vale a pena tentar.

No mínimo, quem busca saber se tem como cancelar um Pix feito errado pode tentar comunicar à instituição bancária que não consegue entrar em contato com o recebedor para solicitar o estorno. Assim, é provável que haja algum tipo de apoio.

Quando o Mecanismo Especial de Devolução é acionado, são as instituições bancárias que fazem a movimentação para devolver o dinheiro transferido erroneamente.

Basicamente, o banco de quem enviou o dinheiro entra em contato com a instituição de quem recebeu e comunica o ocorrido. Assim, a instituição notifica o usuário que recebeu o valor para que ele faça a devolução em até 24 horas.

O vídeo abaixo mostra mais detalhes do sistema:

BC te Explica #28 – Mecanismo Especial de Devolução do Pix (MED)

O MED pode ser usado para cancelar um Pix em processamento?

Quando o Pix está em processamento significa que o dinheiro ainda não foi enviado. Nesse caso, ainda é possível cancelar a operação sem o MED

É preciso então entrar em contato com a instituição financeira e pedir para que a transação seja cancelada. Mas é bom lembrar que caso o dinheiro já tenha sido enviado, não existe cancelamento. 

Como cancelar um Pix errado por medidas judiciais?

Como cancelar um Pix feito por medidas judiciais?

Por fim, se o MED seja negado pelas instituições, o usuário deverá recorrer a processos legais a fim de retornar a quantia enviada indevidamente.

Nesse caso, supõe-se que o lesado já efetuou o boletim de ocorrência. Desta forma, será necessário que se recolham as provas do PIX e do possível golpe. As provas podem incluir:

  • Comprovante do Pix
  • Recusa do estorno pelo recebedor
  • Conversas solicitando a devolução do dinheiro

Depois, o cliente deverá encontrar um advogado especialista em direito bancário e apresentar o material previamente recolhido.

No entanto, se não for possível contratar um advogado por questões financeiras, ainda existe a Defensoria Pública e o Juizado de Pequenas Causas, que estão disponíveis gratuitamente.

Segundo matéria do G1 com a consulta de advogados especializados nesse tipo de caso, receber Pix por engano e não devolver é crime. Por isso, em teoria, a legislação estaria a favor de quem enviou o dinheiro erroneamente.

Entretanto, é importante lembrar, que essa é uma medida que leva algum tempo para reembolsar o dinheiro enviado anteriormente. Além disso, é uma ação que também pode custar recursos com advogados.

Por isso, o ideal é tentar as outras duas soluções que mencionamos (contatar o recebedor e pedir apoio do MED) antes de apelar para essa alternativa. Além das outras opções serem pacíficas e com menos estresse, levam também menos tempo para serem resolvidas.

A matéria jornalística a seguir dá mais detalhes sobre a situação jurídica nesse caso:

Quem receber Pix por engano e não devolver o valor pode responder na Justiça

Tem como cancelar um Pix Agendado?

Tem como cancelar um Pix Agendado?

Em teoria, quando queremos saber como cancelar um Pix feito, estamos falando apenas de envios que já foram concluídos e o dinheiro já saiu da conta. No entanto, existem situações em que o valor aida não foi debitado, como o caso do Pix Agendado.

Nesse caso, é muito mais fácil cancelar o envio do dinheiro, uma vez que o recurso ainda não saiu da conta. Portanto, está tudo sob o seu controle. Basta apertar um botão e resolver o problema.

Para cancelar um Pix Agendado é necessário acessar o extrato de transações e encontrar a transação que está programada. Depois, encontre o botão de cancelamento e anule a operação futura.

O PIX Agendado foi criado para usuários que necessitam de uma confirmação para concluir a transação PIX ou aqueles que não possuem o valor no momento que foi programado.

COMO CANCELAR AGENDAMENTO PIX

Seguro-Pix protege contra envio errado?

Seguro-Pix protege contra envio errado?

Além das soluções que mencionamos, não tem como cancelar Pix feito de outras formas. No entanto, há como se proteger de fraudes, erros técnicos e envios errados com o Seguro-Pix.

Essa ferramenta funciona como um seguro normal, assim como o do seu carro, casa ou seguro de vida. Entretanto, cobre potenciais problemas que você tenha com o envio de dinheiro pelo sistema do Banco Central.

Atualmente, alguns bancos e carteiras digitais oferecem esse serviço aos seus clientes por um custo específico. Uma das principais ofertas é a do RecargaPay.

O app oferece um Seguro-Pix a todos os clientes que têm a assinatura Prime+, sem custo adicional além do valor da assinatura do serviço. O seguro cobre até R$2.000 em problemas com o Pix. Além desse serviço, os clientes Prime+ ainda podem fazer Pix Parcelado com a menor taxa do mercado. Assim, podem pagar envios em até 12x (embora o dinheiro caia completo para o recebedor).

Conheça o Seguro Pix

Perguntas Frequentes

Fiz um Pix errado. E agora?

Se você fez um Pix errado e agora quer resolver o problemapode optar por 3 caminhos, sendo eles contatar o recebedor, utilizar o MED ou entrar com uma medida judicial caso o recebedor se recuse a devolver, integralmente, todo o valor transferido por engano.

O que é estorno do Pix?

Como faço para cancelar um Pix?

Qual o risco de fazer um Pix?

Conclusão

Apesar de não ter como cancelar um Pix feito errado, existem ferramentas para tentar minimizar ou reverter o prejuízo. A solução mais fácil, em minha opinião, é buscar o recebedor e solicitar o estorno. No entanto, no pior dos cenários, o usuário deverá entrar com medidas judiciais.

Nossa recomendação, entretanto, é que você sempre tente fazer um Pix Agendado, especialmente para valores altos. Assim, há tempo hábil para cancelar a operação caso alguma coisa esteja errada.

Além disso, fica o aviso: sempre revise todos os dados antes de enviar seu dinheiro pelo Pix. Veja o nome da pessoa que vai receber, confira a chave inserida e confirme as informações antes de finalizar a transferência. Isso reduzirá o número de erros.