Pagar a NET em Brasília nunca foi tão fácil!
3 de julho de 2019
3 maneiras de tirar sua 2 via Cemig mais fácil em Minas Gerais
8 de julho de 2019

Saiba como fazer o pagamento de 2 via Cagece no Ceará

O pagamento de 2 via Cagece, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará, pode ser realizado de pelo menos três maneiras: duas presenciais e uma pela internet, por meio do aplicativo RecargaPay no celular.

Abaixo, você confere primeiro a opção de pagamento pelo smartphone, que garante a comodidade de não precisar sair de casa e se deslocar a um posto de atendimento para efetuar a transação. O app é fácil de usar, rápido e seguro.

Depois, aprenda também as formas tradicionais para efetuar a transação por meio de rede bancária e em casas lotéricas no estado. Na sequência, saiba como obter a segunda via da fatura de água nos canais oficiais

Por fim, descubra algumas curiosidades sobre a Cagece. Você sabia, por exemplo, que a Companhia de Água do Ceará oferece dicas para economizar na conta e até cursos profissionalizantes gratuitos? Veja tudo isso nas linhas a seguir.

 

Baixe para seu Android

 

Logo Android

 

 

 

Baixe para seu iPhone

 

Logo iPhone

 

.

3 formas de fazer o pagamento da sua fatura atrasada da Cagece

.

A 2 via de boleto da Cagece é útil para quando há faturas atrasadas e o consumidor já não tem em mãos os boletos físicos recebidos pelos Correios. Muitas vezes, o procedimento é necessário também para restabelecer o fornecimento de água na casa depois de um bloqueio decorrente de um histórico de muitas contas vencidas. A seguir, veja as principais formas de efetuar o pagamento.

 

cagece 1

.

1. RecargaPay

.

O RecargaPay é um aplicativo de pagamentos ideal para pagar contas pelo celular de maneira rápida e segura. De posse da 2 via da Cagece, basta apontar a câmera do smartphone para o código de barras para escanear e efetuar a transação via internet. Veja o passo a passo para fazer o download e acessar a função:

 

 

1) Baixe o aplicativo de acordo com seu sistema operacional: Android (Google Play) ou iPhone (App Store).

2) Em seguida, toque no botão “Pagar contas e boletos” na tela inicial.

3) Na sequência, você tem opção de ler o código de barras ou digitar o número manualmente.

 

 

O valor pode ser debitado no cartão de crédito ou de um saldo já existente na carteira virtual. É possível adicionar dinheiro no RecargaPay pagando boleto em bancos, casas lotéricas e nos Correios, ou ainda efetuando uma transferência via internet banking. Ter uma conta bancária, portanto, não é obrigatório para aproveitar as vantagens do aplicativo.

Se não houver dinheiro disponível, é possível até mesmo pagar a conta com um empréstimo: você quita a dívida na hora e só precisa desembolsar o valor para o RecargaPay mais tarde.

 

 

Valores disponíveis no aplicativos também podem ser usados para pagar qualquer tipo de conta gerado no Brasil, transferir para outras pessoas e para efetuar recarga de crédito no celular das operadoras Claro, Nextel, Oi, Tim ou Vivo.

 

.

2. Caixas Lotéricas

.

Na falta de um celular com conexão à internet, é preciso apelar para algo mais tradicional: se dirigir a uma casa lotérica e efetuar o pagamento presencialmente. Em 2018, um aumento de taxa administrativa cobrada pela Caixa Econômica Federal em cada pagamento chegou a impedir que boletos de conta de luz fossem aceitos, mas, logo depois um novo acordo suspendeu a interrupção. Esse tipo de problema, porém, nunca chegou a acontecer entre a Caixa e a Cagece.

.

3. Nos Bancos online do Ceará

.

Se você tem uma conta bancária e habilitou operações via internet, é possível pagar uma 2 via da Cagece também sem precisar sair de casa. Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco e Banco do Nordeste. Todos possuem aplicativos para celular e acesso via computador para realizar pagamentos online.

Agora que já se sabe que é possível pagar um boleto da Cagece pelo celular usando o RecargaPay, por meio de serviços bancários ou indo até uma agência lotérica, veja, a seguir, como obter a 2 via da fatura.

.

Como emitir a Cagece segunda via

.

Para pagar o boleto de água no Ceará é preciso, primeiro, obter a 2 via da Cagece. Felizmente, se você não está disposto a ir a uma central de atendimento física da Companhia, há três formas de fazê-lo sem sair de casa: duas online e uma por telefone. Veja, na sequência, o que é necessário para acessar cada uma delas.

 

Recargapay cagece

.

1. Pelo app da Cagece

.

A Companhia de Água do Ceará tem um aplicativo oficial que oferece serviços para o consumidor no Ceará. Entre eles, está justamente a emissão de 2 via da fatura. O app está disponível para Android e iPhone e pode ser baixado de graça.

 

.

2. Pelo computador

.

O site oficial da Cagece oferece um canal de atendimento virtual que permite solicitar a segunda via de faturas. Para isso, é preciso ter em mãos os dados pessoais do titular do registro de água e clicar na janela que aparece no canto da tela. Ao acionar uma conversa com o chat eletrônico, basta selecionar a opção de 2 via e fazer o download.

.

3. Pelo telefone

.

Se não houver internet disponível, é possível conseguir 2 via da Cagece por meio de atendimento telefônico. A central de atendimento está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, no número 0800 275 0195 – a ligação é gratuita.

Se você precisa obter a 2 via da Cagece porque não costuma pagar a fatura no prazo, é sinal de que a conta de água deve estar alta demais – e nada melhor que aprender a economizar para evitar dor de cabeça com uma eventual interrupção no fornecimento e necessidade de parcelamento.

.

As melhores dicas para economizar água

.

A dica número um para diminuir a conta de água é fazer de tudo para economizar, uma providência que passa, sobretudo, por mudanças de hábitos. A própria Cagece tem um compilado de recomendações interessante que todo consumidor deveria seguir. São medidas que envolvem desde fechar a torneira na maior parte do tempo ao escovar os dentes e tomar banho, até maneiras corretas de lavar a louça, lavar a roupa e até dar a descarga.

Veja a lista completa:

Ao escovar os dentes, deixe a torneira da pia fechada. Reabra apenas para enxaguar a boca e lavar a escova;

  • Fechar o chuveiro enquanto passa xampu, sabonete e creme;
  • Evitar banhos que demorem mais de 15 minutos, tempo suficiente para gastar 144 litros de água;
  • Irrigar plantas com regador e direcionar o jato de água para a base da planta para usar melhor a água;
  • Lavar calçada e/ou quintal com vassoura e balde;
  • Lavar carro, com o balde para gastar não mais que 40 litros de água;
  • Lavar louça só depois de limpar restos de comida, além de ensaboar primeiro deixar para enxaguar tudo de uma vez;
  • Não dar descarga sem necessidade e regular a válvula;
  • Lavar as frutas e verduras numa vasilha com água e vinagre, com torneira fechada;
  • Use água apenas para tirar o creme de barbear na hora de fazer a barba;
  • Lave roupa com uma quantidade reservada de água;
  • Procure acumular bastante roupa para lavar tudo de uma vez e aproveitar toda a capacidade da máquina de lavar;
  • Busque reutilizar a água de uma roupa lavada para limpar portões e janelas;
  • Proteja a piscina enquanto ela não estiver sendo utilizada para permitir maior reaproveitamento da água. A prática pode evitar até 90% de evaporação em uma piscina média

Muitos consumidores não sabem, mas dicas de economia de água não são as únicas coisas que a Cagece oferece de graça: a empresa tem até cursos de capacitação sem custos.

 

cagece 3

.

Cagece oferece cursos grátis de formação para o mercado de trabalho

.

A Cagece conta, há mais de 16 anos, com uma oferta de cursos de capacitação focado na formação de jovens e adultos para o mercado de trabalho. São cursos profissionalizantes gratuitos como Atendimento ao Cliente, Operador de Caixa, Excel Avançado, Auxiliar Administrativo, Informática Básica, e Bombeiro Hidráulico, entre outros disponibilizados no âmbito do Programa de Capacitação e Inclusão Digital. Segundo a Cagece, foram 185 capacitações e 3.740 pessoas impactadas nos últimos anos apenas em Fortaleza.

 

 

Os interessados devem obter uma carta de encaminhamento em uma das unidades do Sistema Nacional de Emprego e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (SINE-IDT) e se dirigir até à sede da Cagece na data marcada para efetuar a matrícula grátis. Os únicos requisitos são ter pelo menos 16 anos, ter finalizado o ensino fundamental e portar documentos como identidade, CPF e comprovante de residência. Quem já participou de um dos cursos e já tem cadastro não precisa levar os documentos de novo.

 

 

Educação

A iniciativa é similar a programas de educação oferecidos por entidades como a Universidade Federal do Ceará (UFC), que também tem com uma ampla oferta de cursos técnicos, treinamentos e capacitações diversas para profissionais que desejam entrar no mercado de trabalho em uma carreira especializada. A UFC chegou a ser considerada, em 2019, como a melhor universidade do Norte-Nordeste do Brasil e obteve a 19º posição na lista de melhores instituições de ensino superior da América Latina e Caribe. A avaliação foi publicada pela Ranking Times Higher Education.

 

colagem cacege 4

 

Palavras: 1.472

Código: PAUADRALV-01-JUL-19

Neste artigo você aprendeu que todas as formas de pagar a conta de água da Cagece, seja pelo celular com o RecargaPay, em casas lotéricas e em bancos pela internet. Depois, aprendeu a tirar a segunda via da fatura e maneiras de evitar atrasar a conta economizando água – e listamos várias dicas oferecidas pela própria Cagece, que também tem iniciativas de capacitação para ajudar o jovem a entrar no mercado de trabalho.

Fontes:

referencias cagece

5 Comentários

  1. anamarques disse:

    Conheci e já amei

  2. joaomontalvao disse:

    Pessoal, dá pra pagar também conta de luz

  3. mariajose disse:

    Gostei. Depois de pagar a conta vi que até tem cartão. Já pedi, bora ver se é bom mesmo.

  4. pablotfe disse:

    Muito legal, vou falar pra todo mundo

  5. talitadekp disse:

    Baixei aqui e funcionou certinho