Quais as vantagens e desvantagens do PIX com cartão de crédito?

As principais vantagens do PIX com cartão de crédito são a possibilidade de enviar sem saldo, além de poder parcelar em até 12x. As desvantagens não existem, e por conta disso o público está aderindo ao processo.

Além disso, com o PIX no crédito é possível sacar dinheiro real em lojas ou supermercados utilizando algumas ferramentas do sistema. O Procon de São Paulo descreveu a funcionalidade do PIX Saque em seu site, indicando os parâmetros para sua realização.

Este tipo de transação é bastante útil em situações onde não há dinheiro físico ou na conta. Veremos mais detalhadamente os prós e contras abaixo:

Quais os benefícios do PIX parcelado no Cartão de Crédito?

  • Transferir mesmo sem dinheiro na conta: Até mesmo zerado você ainda consegue enviar seu PIX com cartão de crédito, apenas precisando cadastrar o card na sua carteira virtual.
  • Opção de parcelamento em até 12x: Isso permite que você reduza o impacto do seu PIX no orçamento familiar.
  • Pagamento do valor apenas no vencimento do cartão: Por conta disso, é possível mandar dinheiro para qualquer chave PIX e pagar até um mês depois da transação.
  • Ótima opção para situações emergenciais: Contando com a praticidade do PIX, você pode mandar dinheiro quando e onde precisar, inclusive nas emergências.
  • Menos encargos que empréstimos ou cheque especial: As taxas cobradas (2,99% a.m) são bem menores do que a média dos empréstimos (10% a.m.) ou cheque especial (8% a.m).
  • O valor máximo do PIX é o limite do cartão de crédito: Para enviar valores basta ter limite no seu cartão.
  • Ela também agrega todos os benefícios do PIX tradicional. Um exemplo são os aparatos de segurança garantidos pelo Banco Central, como o Bloqueio Cautelar, mecanismo de devolução, sistema antifraude e muitos outros.

Quais são as desvantagens do PIX com Cartão de Crédito?

  • Não há desvantagens no envio de PIX com cartão: Como vimos, essa operação possui grande êxito, tanto que os números de transações aumentam a cada dia.

Compensa enviar PIX por cartão de crédito?

Depende do seu objetivo. Por exemplo, se está acumulando milhas com o seu cartão de crédito, é bastante interessante usar o PIX por cartão. Porém, cabe ao usuário verificar se os benefícios do programa de milhagem são suficientes para repor os gastos com as tarifas.

Caso não receba benefícios de crédito, é recomendável que este procedimento seja feito apenas em situações emergenciais. Como qualquer outra operação de crédito, é importante que o usuário possua renda para pagar a dívida em um momento posterior.

Quais são os apps que eu posso fazer o PIX com cartão de crédito?

Os apps que fazem PIX usando o cartão de crédito são o RecargaPay, Digio, Ame Digital e PicPay. Quase todos esses aplicativos permitem o parcelamento até 12x. Porém alguns deles permitem o envio apenas para usuários do mesmo app.

Produzimos aqui no Paguecontascelular uma análise dessas opções com ficha técnica e comentários dos usuários. Além disso, mostramos como realizar o processo em cada um deles.

Conclusão:

Neste artigo percebemos que existem muitas vantagens em realizar o PIX parcelado usando o cartão de crédito. Porém, as poucas desvantagens são significativas e não podem ser deixadas de lado, pois incluem os encargos que são cobrados pelas instituições financeiras.

Reiteramos que este tipo de transação deve ser realizada principalmente em situações emergenciais. Também indicamos que verifique o seu orçamento familiar antes de enviar Pix de maneira parcelada, pois cada parcela os encargos aumentam.

5 comentários em “Quais as vantagens e desvantagens do PIX com cartão de crédito?”

  1. Eu estava procurando esse assunto há muito tempo, vejo o tempo todo pessoas falando sobre isso, mas mostrar como funciona são poucos que realmente dizem. Obrigado

    Responder
  2. Obrigadaa, vi agora que posso usar sem medo, já que eu vou ganhar milhas. Meu programa me dá muito ponto e acaba superando os gastos com taxas.

    Responder
  3. Isso é muito importante pra mim, já que ofereço a possibilidade para meus clientes. Obrigado por compartilhar a informação

    Responder

Deixe um comentário