Portabilidade da Chave Pix? Descubra como ela funciona.

O Pix é uma ferramenta muito usada para fazer transferências, hoje quase todo mundo sabe o que é Pix, desenvolvida pelo Banco Central, sendo usado para transações instantâneas e é totalmente gratuito, facilitando muito a transferências, é possível ter várias chaves Pix e fazer a portabilidade para outros bancos.

Fazendo a portabilidade, você consegue transferir uma chave Pix sua de um banco para outro, e esse processo é totalmente gratuito, essa função é muito segura e não ocorre nenhum problema.

A transferência por Pix vem crescendo muito no Brasil e está presente em quase todos os estabelecimentos, fique sabendo que não é possível ter a mesma chave Pix em bancos diferentes, então caso queira usar essa chave em outro banco, é necessário fazer a portabilidade.

Como fazer a portabilidade da chave Pix?

Se você tem o interesse de trocar de banco e transferir a chave Pix de um banco para o outro é bem prático, o RecargaPay é um ótimo aplicativo para trazer a sua chave, através do app você pode usar várias funcionalidades do Pix, podendo fazer transferência com cartão de crédito e diversos outros benefícios. 

Com o aplicativo RecargaPay existem várias formas de como fazer Pix, e para fazer a portabilidade é bem simples, confira o passo a passo abaixo e aprenda:

  • Baixe o app RecargaPay
  • Clique em “Ver mais”, na aba do Pix
  • Selecione “Minhas chaves” e logo em seguida “Adicionar nova chave”
  • Escolha a chave Pix que deseja cadastrar e confirme a portabilidade
  • Em seguida, abra a conta do banco que deseja transferir a chave e confirme o pedido da portabilidade
  • E pronto, após isso você terá feito a portabilidade

Por isso, é interessante saber tudo sobre Pix na hora de avaliar a sua portabilidade, já que o serviço leva até mesmo um prazo de aprovação.

Por que fazer a portabilidade da chave Pix?

A importância de fazer a portabilidade de chave Pix é que você consegue levar a sua chave para um banco que seja melhor, que possui mais benefícios e funções disponíveis para você aproveitar, e também é importante saber qual a melhor chave Pix para você utilizar. 

Esse processo é bem tranquilo de fazer, e não paga nada, através da portabilidade você consegue mudar para qualquer banco que tenha Pix, apenas veja qual banco vale mais a pena para você, que tenha mais diversidades e mais opções.

Totalmente gratuito

O RecargaPay é um aplicativo totalmente gratuito para registro, nele não é cobrado nenhuma taxa de mensalidade ou anuidade do usuário e qualquer um pode se cadastrar, assim você pode fazer pagamento via Pix quando quiser e aproveitar todos os outros benefícios do app.

Com o app você também consegue pagar contas mensais, de forma bem prática, sem precisar sair de casa ou de onde estiver, assim você economiza muito tempo, evitando filas de lotéricas e facilitando bastante o pagamento das contas.

Não cobra nenhuma taxa de transferência

O aplicativo RecargaPay não cobra nenhuma taxa, nem de pessoas físicas e nem de pessoas jurídicas, tanto para o pagamento tradicional quanto para o pelo Pix QR Code, com esse benefício de não cobrar taxas, você acaba economizando bastante dinheiro.

Aumenta sua segurança

O RecargaPay é um dos apps mais seguros quando se fala de Pix, o app possui a certificação PCI, isso garante que seus dados e transferências sejam totalmente seguros, então fique tranquilo o Pix é seguro, toda a segurança foi desenvolvida pelo Banco Central.

Quanto tempo leva a portabilidade da chave Pix?

A portabilidade da chave Pix demora até 7 dias para concluir a transferência de uma conta para outra, lembrando que esse prazo só começa a contar a partir do momento que a solicitação é feita na instituição de origem da chave, após a conclusão da portabilidade, você já poderá usar a chave e pagar com Pix.

Muitos bancos possuem taxas abusivas, sendo elas mensais ou anuais, com o aplicativo RecargaPay, você não terá que pagar nenhuma taxa por esta usando o app, e lembrando que é totalmente gratuito, e mesmo assim você tem todos os benefícios.

Posso cancelar a portabilidade da chave Pix?

É possível cancelar a portabilidade de uma chave Pix, porém é necessário que o processo esteja em análise, o processo é muito simples e prático de fazer, confira na lista abaixo o que você deve fazer para realizar esse procedimento no RecargaPay:

  • Entre no app RecargaPay
  • Clique em “Ver mais” na aba do Pix
  • Selecione “Minhas chaves”
  • Escolha a chave que solicitou a portabilidade
  • Em seguida, clique em “Cancelar portabilidade”
  • Após isso será cancelado a portabilidade da chave Pix

Posso usar a mesma chave Pix em dois lugares? 

Você pode criar um Pix quando quiser, porém não é possível cadastrar a mesma chave Pix em mais de um banco, existem 5 tipos de chave Pix, CPF/CNPJ, número de celular, e-mail, ou chave aleatória, lembrando que a chave Pix aleatória é a única que você pode ter em mais de uma banco, pois é formado um código diferente em cada instituição.

No Brasil existem mais de 478 milhões de chaves Pix, e mais de 95% são de pessoas físicas, e esse número vem crescendo cada vez mais, faça a sua chave Pix e comece a aproveitar todos os privilégios disponíveis.

Conclusão

O Pix é uma ferramenta que vem ajudando muito no Brasil, podendo fazer transferências rápidas e sem cobrança de taxas, e a portabilidade é bem simples de fazer, você consegue transferir qualquer chave Pix de um banco para o outro.

Utilizando o app RecargaPay, é possível usar vários tipos de pagamento no Pix, fique sabendo que você consegue mandar Pix parcelado no cartão de crédito, porém é cobrado uma taxa de 3,49% para os clientes Prime+ e 3,99% para os demais clientes.

Fique sempre atento ao fazer suas transferências via Pix, é totalmente seguro, mas é bom você sempre conferir os dados de quem irá receber, para não ter nenhum problema, e se possível, sempre que receber um Pix, confira na conta para ver se realmente recebeu a transação.