Pix QR Code – Descubra como receber e enviar seus pagamentos

Para criar o seu Pix QR Code para receber e enviar pagamentos é necessário somente:

  • Escolher um aplicativo com essa opção – Inicialmente, é fundamental escolher um aplicativo com a opção de Pix QR Code. Nesse caso, vamos utilizar o app RecargaPay.
  • Possuir uma chave PixA chave Pix é obrigatória pois é através dela que você irá receber o seu pagamento.

Com ambos os requisitos completos, basta somente acessar a sua instituição, selecionar a opção de referente a “Receber com QR Code”, definir o valor do pagamento e pronto, seu código de pagamento já será criado!

Da mesma forma, vale lembrar existem duas formas para utilizar o QR Code no Pix. A primeira, é como recebedor, criando seu QR Code. Já a segunda, é como pagador, realizando uma transferência apenas lendo o código através da câmera do seu dispositivo.g

Sendo assim, na hora de transferir pelo Pix com RecargaPay, é preciso que você escolha a forma mais simples e pratica para o seu objetivo.

Agora, confira como gerar o seu QR Code Pix:

Time Needed : 2 minutes

  1. Acesse seu aplicativo


    Nesse momento vamos utilizar o aplicativo RecargaPay, que possibilita criar o seu QR Code totalmente de graça. Para instalar o app, é só clicar na imagem aqui embaixo.

  2. Clique em “Receber com QR Code”


    Após acessar a sua conta, selecionar a opção “Receber com QR Code”, localizada na aba “Pix” da tela inicial.

  3. Defina o valor


    Agora, basta você definir qual o valor do pagamento que você deseja receber.

  4. Compartilhe o seu código


    Por fim, seu QR Code Pix será gerado imediatamente. Em seguida, é só compartilhar o código com quem desejar.

Se você tiver alguma dúvida sobre como um código desses funciona para quem vai cobrar ou enviar dinheiro, o site QR Code Pagamento pode ajudar. São publicados artigos e matérias lá, ensinando justamente como explorar ao máximo esse veículo de pagamento.

Como pagar pelo Pix QR Code

O procedimento para pagar com o Pix QR Code é bastante simples e pode ser realizado em apenas um segundo. Para isso, é necessário somente apontar a câmera do seu dispositivo e ler o código disponível. Confira um passo a passo:

  • Acesse sua conta no aplicativo RecargaPay
  • Selecione a opção “Pagar com QR Code”, localizada na aba “Pix” na primeira pagina
  • Utilize sua câmera para ler o QR Code que você deseja pagar
  • Confirme a transação e verifique o seu comprovante do Pix.

Vale ressaltar que o pagamento com QR Code oferece também a opção do Pix Parcelado, que disponibiliza a opção de dividir a sua transação em até 12x.

Vale lembrar que existem alguns apps para fazer Pix com cartão de crédito. Muitos desses aplicativos permitem, inclusive, parcelar o pagamento de boletos usando o Pix com cartão. Dessa forma, dá para ganhar fôlego financeiro ao pagar alguma conta ou fatura.

Quais os tipos de QR Code do Pix?

O QR Code, também conhecido como Quick Response Code em inglês, não é nada além de um código de barras tradicional que utiliza duas dimensões, a vertical e a horizontal, por isso, ele conta com a capacidade de oferecer dois tipos de código, o QR Code Estático e o QR Code dinâmico.

Para ler ambos os tipos você precisa somente de um telefone com uma câmera com essa funcionalidade, o que é uma realidade na maioria dos aparelhos. Agora, confira quais as diferenças entre o QR Code estático e dinâmico para o Pix e onde eles são recomendados.

Pix QR Code Estático

O QR Code estático é, como o próprio nome diz, um código fixo. Isso quer dizer que ele não muda e pode ser utilizado quantas vezes você desejar em diversas transações. Em outras palavras, ele é perfeito para receber valores fixos de diferentes pessoas.

Ele é indicado principalmente para empresas e comerciantes, que normalmente recebem o mesmo valor varias vezes por dia.

Pix QR Code Dinâmico

Já o Pix QR Code dinâmico, conhecido também como Pix Cobrança, é criado individualmente e é valido apenas para uma transação. O dinâmico do seu nome vem da possibilidade de inserir diversos dados nesse código, como a data limite de vencimento, quem vai ser o pagador, multas e descontos.

Como ele expira assim que utilizado uma vez e por ter a possibilidade de inserção de muitas informações, ele é recomendado principalmente para vendas mais formais, grandes empresas e e-commerces também.

Quais as vantagens do Pix QR Code?

As maiores vantagens de utilizar o Pix QR Code são:

  • É complemente grátis
  • Você pode definir diversas informações da transação
  • É acessível para todos
  • O pagamento cai na hora
  • Gasta menos tempo, já que é só ler um código
  • Possui dois tipos para diferentes situações
  • Pode ser realizado 24 horas por dia em todos os dias da semana

Posso pagar boletos com o Pix QR Code?

Sim, você pode, desde que seu boleto tenha um QR Code disponível. Para facilitar e agilizar os pagamentos, agora é possível pagar um boleto com QR Code Pix em apenas um instante, sendo necessário somente realizar a digitalização do código.

Diferente do pagamento tradicional pelo código de barras que pode levar até 3 dias uteis para cair, com o Pix, o pagamento cai na hora, sendo uma vantagem bastante interessante.

Para te auxiliar, confira um passo a passo de como realizar esse pagamento:

  • Acesse sua conta do RecargaPay
  • Vá até a aba Pix, em seguida, selecione “Pagar com QR Code”
  • Leia o QR Code do seu boleto e confirme o pagamento
  • Pronto! Seu pagamento foi realizado com sucesso!

Conclusão

Enfim você aprendeu realmente como criar o seu Pix QR Code, além de entender a diferença entre os dois tipos de código, sendo cada um melhor utilizado para uma situação em especifico. Dessa forma, você pode se planejar e aproveitar todas as vantagens.

De toda maneira, recomendamos sempre muito cuidado ao ler QR Code dos seus pagamentos, conferindo todas as informações do recebedor, já que é cada dia mais comum os golpes do Pix com QR Codes falsos.