Pix Garantido – Descubra tudo sobre a nova modalidade

Pix Garantido é a mais nova ferramenta criada pelo Banco Central. Para utilizá-la você vai precisar:

  • Possuir uma conta em uma instituição que ofereça o serviço
  • Ter uma chave Pix
  • Escolher o “Pix Garantido” como opção de pagamento

Ainda sem data para começar a operar, o Pix Garantido é a mais nova ferramenta que está sendo desenvolvida pelo Banco Central. Seu principal objetivo é expandir o atendimento do sistema Pix para transações que vão além do pagamento à vista. 

Essa nova funcionalidade traz uma série de vantagens para os compradores e, também, para os comerciantes. Confira a seguir como essa novidade vai funcionar, quais as diferenças entre o Pix Parcelado e o Garantido. Será o fim dos cartões de crédito? Confira:

O que é o Pix Garantido?

2

A nova ferramenta do Sistema Pix a ser lançada pelo Banco Central é o Pix Garantido. Apesar de não divulgarem a data de seu lançamento, já foram disponibilizadas algumas informações importantes sobre a funcionalidade que pretende se posicionar como uma alternativa ao cartão de crédito. 

Assim como nos pagamentos convencionais com crédito, nesse novo formato existirá a possibilidade de parcelar a transferência em até 24x, oferecendo ao recebedor a garantia de que, na data definida, o pagamento da parcela será feito independente do saldo em conta do usuário pagador. 

Essa é uma funcionalidade que irá facilitar muito o parcelamento nas mais diversas ocasiões, afinal, o único requisito será ter uma chave Pix ativa e a disponibilização do serviço por parte de sua instituição financeira.

Como vai funcionar o Pix Garantido?

3

Segundo o Banco Central do Brasil, a nova funcionalidade não será taxada, ou seja, as transferências que forem realizadas, mesmo no novo modelo, serão gratuitas e podem ser parceladas em até 24 vezes.  

Além disso, existe uma diferença significativa entre o funcionamento do cartão de crédito para o Pix Garantido que impacta, diretamente, o recebedor. Com o cartão, o recebedor recebe o valor integral do pagamento no momento imediato da compra, independente do pagador ter escolhido parcelar ou não. 

Já nessa nova funcionalidade, apesar de ser garantido o recebimento na data definida por parte da instituição financeira, não é possível receber todas as parcelas de uma vez no ato do  pagamento

Já para quem está pagando, não há muita diferença na forma de realizar a transação, que ficará no mesmo ambiente no aplicativo do seu banco, bastando apenas selecionar a opção de Pix Garantido e definir a data para as transferências, de forma muito semelhante ao Pix Agendado.

Qual a diferença entre o Pix Garantido e o Pix Parcelado?

4

É comum que as pessoas confundam as duas funções pois ambas permitem parcelar as transferências através do Pix, porém, é importante lembrar que o Pix Parcelado está diretamente atrelado a seu cartão de crédito e o Garantido não dependerá de nenhum tipo de conexão que se assemelhe. 

Além disso, no Pix Parcelado, o recebedor recebe todas as parcelas imediatamente no ato da transferência. Já no Pix Garantido, ele irá receber apenas nas datas agendadas. Lembrando que esses pagamentos, apesar de parcelados, são garantidos pela instituição mesmo que não haja saldo em conta no dia.

Quais as vantagens do Pix Garantido?

5

Assim como todas as últimas ferramentas lançadas pelo Banco Central, o Pix Garantido também chega no intuito de melhorar e facilitar as transferências financeiras e incentivar a movimentação econômica no País. 

Além das muitas vantagens que envolvem o aumento do poder compra, gratuidade na transferência e a praticidade, o novo modelo trará muitos benefícios aos comerciantes e, também, aos compradores, principalmente pela possibilidade de parcelar o Pix. Confira algumas das principais vantagens:

Para os vendedores

É claro que se o consumidor puder gastar mais, isso, de certa forma, irá beneficiar diretamente o vendedor. Entretanto, essa funcionalidade disponibiliza o que nenhuma outra lançada oferece: a segurança e a garantia do recebimento na data acordada. 

Além disso, algumas outras vantagens são:

  • Possibilidade do cliente comprar mais
  • Transferência não pode ser cancelada pelo pagador
  • Sem taxas para você ou seu cliente

Para os compradores

Para quem compra, o novo modelo possibilita a aquisição de bens ou serviços que não poderiam ser pagos à vista. Além disso:

  • Não há acréscimo de juros
  • Não compromete o limite do seu cartão de crédito
  • Não precisa ficar lembrando todo mês, o pagamento é automático

O Pix Garantido vai substituir o cartão de crédito?

6

O Pix Garantido provavelmente não substituirá o uso do cartão de crédito mas, certamente, irá reduzir o uso de forma significativa. É esperado que a população receba muito bem a nova alternativa, principalmente por ser gratuita não só para quem paga, como também para quem recebe.  

Existem algumas diferenças interessantes entre os dois modelos que, provavelmente, levarão algum tempo para serem absorvidas pela população que está habituada a utilizar o cartão de crédito. Como, por exemplo:

  • O recebedor não tem acesso ao valor integral imediatamente
  • Pagamento na data exata da compra e não no vencimento do cartão
  • Diferente do cartão de crédito, não há taxa na transação

Conclusão

A nova funcionalidade do Banco Central ainda não tem data de lançamento mas já sabemos que será uma alternativa interessante ao uso do cartão de crédito. Essa nova ferramenta vai permitir ao comprador pagar no Pix Parcelando em até 24 vezes. 

Mas não se engane! Essa funcionalidade não depende da integração de cartões como no já usual Pix parcelado, a garantia do pagamento na data definida é dada ao recebedor pela própria instituição de pagamento. 

Ou seja, mesmo que na data acordada não haja saldo em conta, o vendedor recebe o valor da parcela. Estima-se que, até o início de 2023 o Pix Garantido já esteja funcionando e mais detalhes sobre seu funcionamento sejam divulgados