Pix em processamento – Conheça 4 dicas para solucionar o problema

O Pix em processamento não é nada além de uma instabilidade no sistema de transferências bancarias. Como o Pix deve acontecer em até 10 segundos, o atraso pode acontecer por diversos fatores como excesso de transações ou algum erro interno. Por isso, para resolver, você deve:

Além disso, aprenda também porque aparece a mensagem de Pix em processamento, e principalmente, como cancelar esse pagamento antes dele ser realizado.

1) Verifique todos os dados

Você pode acabar cometendo algum erro na hora de inserir a Chave Pix ou escolher o valor da transação, por isso, verificar todos os dados é fundamental para descobrir se o pagamento foi realmente realizado corretamente da maneira que deveria.

Vale lembrar que se por acaso você acabou inserindo os dados errados e enviando o pagamento para outra pessoa por engano, o Banco Central já conta com um Mecanismo Especial de Devolução do Pix, que permite receber o seu dinheiro de volta.

De toda forma, é sempre importante verificar as informações antes de realizar o pagamento. No Pix do RecargaPay, por exemplo, todas os dados são disponibilizados e confirmados antes de realizar a transação.

2) Feche o aplicativo do banco e abra novamente

É comum que alguns aplicativos apresentem problemas durante o seu funcionamento, por isso, para ter certeza que não é isso que está gerando o Pix em processamento, é fundamental fechar e abrir novamente o seu aplicativo.

Com esse procedimento, você vai conseguir solucionar qualquer eventual falha de conectividade, perceber a origem do problema e escolher qual a melhor decisão para se tomar.

3) Verifique a conexão com a internet

Para qualquer pagamento utilizando o Pix é obrigatório que a conexão com a internet esteja acontecendo sem nenhum problema de funcionamento, por isso, recomendamos que você realize essa verificação antes de tomar qualquer outra atitude.

Uma dica é, se possível, opte por utilizar um Wi-fi ao invés da conexão móvel, já que ele garante maior estabilidade para o procedimento.

4) Reinicie o aparelho

Além de todas as outras formas, reiniciar o seu dispositivo é também muito interessante para tentar resolver o problema. Se por acaso seu celular ou computador estiver realizando um elevado número de tarefas, pode ser que ele acabe sobrecarregado.

Reiniciando o aparelho, muita carga de carregamento é removida, gerando assim mais espaço disponível para os aplicativos prioritários.

De toda forma, o recomendado é que quem estiver passando por este problema entre em contato com a sua instituição financeira. Caso esteja precisando retornar este dinheiro para a sua conta, poderá solicitar de maneira gratuita.

Por que aparece a mensagem de PIX em processamento?

Se você já se perguntar o que significa o Pix em processamento e porque ele aparece, saiba que de acordo com o Banco Central, todos os pagamentos pelo Pix deverão cair em no máximo 10 segundos, por isso, caso isso não aconteça, é provável que algo esteja atrapalhando e deixando o Pix em processamento. Os principais fatores para isso são:

  • Instabilidade no servidor do Pix
  • Instabilidade no servidor da instituição de pagamento
  • Falha de conexão com a rede
  • Problemas no dispositivo utilizado
  • Erros na hora de inserir os dados da transação

Posso cancelar um Pix em processamento?

Você pode sim, se a sua transação estiver marcada como “Pix em Processamento”, você poderá cancelar o Pix em processamento normalmente, desde que entre em contato o mais rápido possível com a sua instituição financeira.

Entrando em contato, alguém responsável poderá te passar todas as informações necessárias para efetuar o seu cancelamento do Pix da melhor forma possível.

Conclusão

Neste artigo você descobriu por que a mensagem “Pix em processamento” apareceu em uma das suas transações no sistema Pix. Dessa maneira, também informamos como poderá proceder quando esta mensagem aparecer a partir do contato com a sua instituição financeira.

Recomendamos que tenha muita atenção na hora de realizar os seus pagamentos Pix, pois quando enviar não há mais volta. O estorno do só poderá ser realizado caso o problema Pix em processamento aparecer.