Pix em mais de um banco – É possível cadastrar?

Atualmente, a resposta é sim, é possível se cadastrar no Pix em mais de um banco. Contudo, a única regra quanto a isso é a respeito da chave Pix, que nunca poderá ser a mesma em duas instituições diferentes.

Para realizar esse procedimento, tudo que você precisa é:

  • Escolher o tipo de chave que deseja utilizar
  • Realizar o registro
  • Receber sua Chave Pix na hora

Por isso, você pode ter o seu Pix em mais de um banco sem nenhum problema e sem nenhum limite. Agora, para aprender como cadastrar sua chave em uma instituição, separamos um passo a passo com todas as informações para você.

  1. Instale o aplicativo

    Para exemplificar, vamos utilizar o aplicativo RecargaPay. Para baixar o app, basta clicar na imagem aqui embaixo.

  2. Vá até a aba “Pix”

    Dentro do aplicativo, clique em “Ver mais”, localizado no canto superior da aba de Pix.

  3. Abra o gerenciador de chaves

    Depois, selecione a opção “Minhas Chaves”.

  4. Determine qual o tipo de chave

    Nesse momento, é necessário escolher o tipo de chave Pix que você deseja utilizar, podendo ser um telefone, e-mail, CPF, CNPJ ou até mesmo uma chave aleatória.

  5. Confirme o registro

    Se você selecionou a opção de e-mail ou celular, é preciso confirmar uma mensagem que chegará para você. Se escolheu qualquer outra categoria, parabéns, sua chave Pix foi registrada!

Quantas chaves Pix posso ter no mesmo banco?

Atualmente, existe uma limitação determinada pelo Banco Central de 5 chaves Pix em uma mesma conta. Porém, isso se aplicativa a sua conta, e não ao banco como um todo. Dessa forma, é sempre fundamental que você escolhe a melhor chave Pix para cada instituição.

Em outras palavras, se você por exemplo tiver duas contas em uma mesma instituição, sendo uma conta corrente e outra conta poupança, você pode ter 5 chaves em cada uma delas, chegando ao total de 10 chaves no mesmo banco.

Por isso, apesar de ser possível ter o Pix em mais de um banco, é preciso ficar atento ao limite máximo de chaves de cada instituição. Contudo, é preciso lembrar que não é possível cadastrar a mesma chave Pix em bancos diferentes, podendo utilizar cada uma delas somente uma vez.

Quantos Pix posso ter no meu CPF?

Atualmente, não existe um limite de chave Pix por CPF, podendo cada pessoa possuir quantas chaves quiser dentro do limite 5 chaves por conta. No entanto, utilizar o CPF como chave Pix é possível somente uma vez.

Como a chave tem o objetivo de identificar a origem da conta do recebedor, não é possível cadastrar a chave Pix em mais de um banco. Porém, se você tiver um CPNJ, pode utiliza-lo também em qualquer banco, mas apenas uma vez.

Se por acaso você registrou o seu CPF em uma instituição mas deseja realizar uma alteração, você pode também realizar uma solicitação de portabilidade de chave. Para isso, é necessário somente:

  • Cadastrar a chave Pix no novo banco
  • Confirmar a portabilidade
  • Acessar o banco de origem da chave
  • Autorizar o procedimento

Pode fazer Pix para banco diferente?

Á principio a resposta é sim, você pode fazer um Pix entre bancos diferentes. O Pix surgiu com o objetivo de democratizar todas as transações do Brasil, por isso, não existe nenhuma restrição a respeito da instituição tanto do pagador, quanto do recebedor.

Da mesma maneira, não existe nem mesmo um limite de Pix por dia, ficando ao seu critério realizar quantos pagamentos do você desejar. Além disso, é sempre bom lembrar que a ferramenta se encontra disponível 24 horas por dia em todos os dias da semana.

Posso fazer Pix para mim mesmo em outro banco?

Pode sim, sem nenhum problema. Nesse momento, você pode tanto fazer um Pix do seu próprio banco quanto também realizar um Pix de um banco para o outro da maneira que achar mais simples para você, não tendo nenhuma limitação.

Uma boa utilização para isso é o escolher um app para fazer Pix com cartão de crédito, que permite que você envie o pagamento utilizando somente o limite do seu cartão e transforme em dinheiro real, depositado na sua imediatamente em qualquer horário do dia.

Conclusão

Por fim, você finalmente pode descobrir que não existe nenhum impedimento para possuir o Pix em mais de um banco, podendo utilizar quantas instituições você desejar para aproveitas as melhoras ferramentas de cada uma delas.

De toda forma, recomendamos somente prestar bastante atenção nos seus pagamentos, já que é cada vez mais comum pessoas inserindo os dados errados na hora da transação, além dos Golpes do Pix que também estão cada vez mais frequentes.