Pix demorando para cair na conta – Aprenda 3 atitudes que você pode tomar

Por ser normalmente instantâneo, é normal estranhar em situações do Pix demorando para cair na conta. Quando isso acontece, existem 3 possíveis atitudes a tomar. São as seguintes:

Por padrão, o Pix é um sistema de transferência em que o envio de dinheiro é praticamente instantâneo, sendo realizado em apenas 10 segundos.

No entanto, o Banco Central implementou uma série de medidas de segurança contra golpes e fraudes. Por isso, em alguns casos, as transferências podem durar muito mais tempo ou até bloquear o envio. Portanto, é necessário confirmar que o dinheiro realmente saiu da conta com o comprovante do Pix.

Dito isso, se o dinheiro realmente saiu da conta e não chegou ao destinatário, existem três atitudes a tomar. Veremos quais são elas com mais detalhes a seguir!

1) Esperar pelo menos uma hora​

1) Esperar pelo menos uma hora​

Por padrão, o Pix é instantâneo e o prazo para o dinheiro cair na conta do destinatário é de 10 segundos. No entanto, existem situações em que o valor pode levar até 1 hora para ser debitado.

Para evitar golpes e fraudes, o Banco Central tem uma série de medidas de segurança e de compliance para aprovar as transferências. Se o envio ativar um dos gatilhos dessas medidas, ele será revisado e esse processo pode durar até 1 hora.

As situações que podem ativar a revisão de compliance do Banco Central e mantém o Pix em processamento são:

  • Valores muito altos
  • Envios fora do padrão da conta
  • Muitos envios de uma só vez
  • Transferências para contas ou chaves com suspeita de fraude

Em um desses casos listados, o sistema de compliance do Banco Central entra em ação para revisar o envio e garantir que está tudo certo e não se trata de algum tipo de golpe ou fraude.

Portanto, o que se deve fazer nesse momento é aguardar 1 hora, que é o prazo máximo para a avaliação do Banco Central.

Vale lembrar que, em um dia, são realizadas mais de 73 milhões de transações no Pix. Por isso, essa revisão leva muito tempo para ser realizada.

O que você pode fazer, enquanto isso, é garantir que a transferência foi feita do jeito certo. Para isso, consulte o comprovante do Pix e veja se o dinheiro realmente saiu da conta.

Se houve algum erro, você não terá o comprovante e o valor ainda estará na conta. Nesse caso, não é uma situação de Pix demorando para cair na conta, mas sim que o dinheiro não foi enviado. Basta apenas repetir o envio.

2) Solicitar um novo pagamento​

2) Solicitar um novo pagamento

Um das razões que explicam o Pix demorando para cair na conta é o fato da transferência ter sido feita errada. Ou seja, ter sido enviada para a Chave Pix de outra pessoa ou com dígitos incorretos. Se a informação não tiver sido inserida corretamente, é natural que não seja possível concluir a transação.

Nesse caso, a solução é solicitar um novo pagamento a quem deveria transferir o valor para a sua conta em primeiro lugar. Afinal, houve um erro e o dinheiro não chegou (e nem chegará) a conta de destino.

Caso a pessoa que mandou o dinheiro tenha apenas errado um dígito, o Pix não foi concluído e o dinheiro nunca saiu da conta dela. Nesse caso, basta repetir o processo e problema solucionado.

No entanto, caso ela tenha inserido a chave de outra pessoa, ela precisará reaver o dinheiro também. Existem algumas soluções para recuperar o valor de um Pix errado, como solicitar um estorno ao recebedor, por exemplo.

3) Entrar em contato com a instituição

3) Entrar em contato com a instituição

Se você confirmou que o dinheiro saiu da conta de quem enviou e que a chave utilizada foi a correta, então a solução para o Pix demorando para cair na conta é entrar em contato com o seu banco e pedir um esclarecimento.

Nesse contexto, se o envio do dinheiro foi feito corretamente, não está parado na análise de compliance e foi executado com a chave certa, então o problema está no seu banco.

O que pode ter acontecido é:

  • Falha no sistema que deixou o Pix fora do ar
  • Bloqueio de segurança
  • Pix ainda em processamento
  • Problemas de conectividade

Use o campo de SAC do seu aplicativo e informe o ocorrido. Peça à pessoa que enviou o dinheiro alguns dados sobre a transferência, como o ID do envio, horário e chave Pix utilizada.

Assim, você poderá passar essas informações para o atendente do banco e ele encontrará o problema mais rapidamente. Em pouco tempo, a questão será solucionada para que você recebe o valor enviado.

Porque o Pix pode demorar para cair na conta?

Porque o Pix pode demorar para cair na conta?

Existem muitos fatores que explicam o Pix demorando para cair na conta. Apesar da norma das transferências é ser feita em menos de 10 segundos, o prazo pode chegar até 1 hora, como vimos.

Em primeiro lugar, é importante entender se o Pix demorando para cair na conta é fruto de algum erro ou do processo de análise e compliance do Banco Central. Se for o primeiro caso, então será necessário fazer algo para corrigir o problema.

Já se for o segundo caso, não há nada a fazer além de aguardar 1 hora até que a revisão seja feita por completo.

Os erros que podem causar esses problemas são:

  • Enviar para a chave incorreta
  • Errar nos dígitos da chave
  • Falhas no sistema do Banco Central ou das instituições bancárias
  • Problemas de conectividade no celular que fez o envio

Outra possível explicação para o Pix demorando para cair na conta é o limite do envio noturno. Se a transferência foi feita entre as 22h e 6h e ultrapassa os R$1.000, então ela foi bloqueada por infringir o limite para o horário.

O Pix Noturno é uma criação do Banco Central para aumentar a segurança dos utilizadores durante a noite. Para inibir fraudes, roubos e assaltos durante o período, o sistema tem uma limitação e as transferências só podem ser de até R$1.000 nesse horário.

Portanto, caso alguém tente enviar mais do que esse valor durante o horário, não será possível concluir a transferência. Se a pessoa não prestar atenção, não verá que o envio não foi realizado. Veja mais detalhes sobre essa limitação de horário a seguir!

Posso cancelar o Pix que não caiu na conta?

Posso cancelar o Pix que não caiu na conta?

Dependendo da explicação para o Pix demorando para cair na conta, sim, é possível cancelar o envio. No entanto, não são todos os casos em que isso será permitido.

Ao todo, existem 3 possíveis formas para cancelar um Pix:

  • Pedir o estorno
  • Usar o MED (Mecanismo Especial de Devolução)
  • Entrar com medidas judiciais

Ao pedir o estorno, você não está cancelando a transferência, já que ela foi realizada. No entanto, é a melhor forma de receber o dinheiro de volta, caso o envio tenha sido feito errado.

O MED é um mecanismo que pode ser acionado em caso de fraudes ou erros de sistema. Basta falar com o seu banco e explicar o que aconteceu, informando o ID da transação. A instituição acionará o MED e intermediará a devolução do dinheiro para sua conta.

Por fim, no caso do dinheiro cair na conta da pessoa errada e ela não devolver, você pode entrar com medidas judiciais. Afinal, o entendimento dos tribunais atualmente é de que não fazer o estorno de uma transferência errada é crime.

Conclusão

Como vimos, o Pix demorando para cair na conta é, na maior parte das vezes, um erro humano. Na minha opinião, isso mostra como é vital revisar todas as informações antes de confirmar o envio do dinheiro para evitar situações assim.

No entanto, uma recomendação importante é solicitar logo de cara os dados da transferência que não entrou na sua conta para verificar algo errado. Quanto mais cedo agir, mais fácil será resolver a questão e solucionar o problema.

Dito isso, fica um aviso: às vezes, o Pix demorando para cair na conta é normal, especialmente em grandes transferências. Se os dados estiverem todos certos, é só aguardar uma hora que o valor vai aparecer.