Pix Copia e Cola: 4 passos para receber dinheiro com esse código

Quem deseja usar o Pix Copia e Cola precisa:

  • Ter um aplicativo de Pix
  • Gerar o QR Code
  • Compartilhar link

Além disso, precisa ter uma chave pix cadastrada, pode ser aleatória. Depois, basta gerar o QR Code para receber pelo Pix Copia e Cola. Por isso, é importante verificar se o aplicativo que você escolheu tem essa opção. 

Você quer aprender como fazer isso? Acompanhe este artigo e confira nossas dicas para você começar a receber pagamentos por esse meio. 

Neste caso, usaremos o RecargaPay, como exemplo. Mas, você pode aplicar nossas dicas em qualquer outro app com pix que gere o QR Code. Veja como receber dinheiro com o Pix Copia e Cola neste passo a passo:

  1. 1) Baixe o aplicativo

    Em primeiro lugar, baixe o app RecargaPay em seu celular. Para facilitar, você pode clicar na imagem aqui embaixo.

  2. 2) Abra o app

    Abra o aplicativo e clique em “Receber com QR Code”, na aba Pix, na tela inicial.

  3. 3) Defina o valor

    Insira o valor que você quer receber e copie o código.

  4. 4) Compartilhe o código

    Por fim, compartilhe o código, enviando para quem irá pagar o valor que você definiu no passo anterior.

Quais as vantagens do Pix Copia e Cola?

1) Funciona quando o celular não conseguir ler o QR Code

Algumas vezes, a câmera do app apresenta falha ou demora para conseguir focar no QR Code. Com o Pix Copia e Cola você resolve este problema. Afinal, ele é um link simplificado, portanto, dispensa a câmera do celular.

Na prática, todos os dados que estão em um QR Code se transformam em um código alfanumérico, chamado de link. Assim, para fazer o pagamento, você só precisa copiar o código e colar exatamente no local correto do app que você usa.

2) É mais seguro para compartilhar

O Pix Copia e Cola é mais seguro de usar porque ele só pode ser utilizado uma vez. Deste modo, evita o pagamento duplicado. Assim, ninguém corre o risco de fazer o mesmo pagamento mais de uma vez.

Sem contar que é uma função que facilita quando não é possível usar a câmera do celular para ler um código. Sendo uma ótima opção de código único para usuários que precisam fazer um pagamento.

3) Pode ser usado para pagar ou fazer cobrança 

Além de pagar um Pix com essa opção, você pode realizar uma cobrança. Ou seja, o Pix Copia e Cola funciona como um boleto, mais ágil e dinâmico. Assim, você também consegue inserir informações bem similares ao boleto, como:

  • Data de vencimento;
  • Descontos e juros;
  • Dados sobre o pagador e recebedor.

Além disso, enquanto boletos normais podem levar até 3 dias para serem compensados, o Pix acontece em 10 segundos. Por isso, milhares de brasileiros já aderiram essa opção. Segundo informação do Banco Central, já são mais de 120 milhões de usuários.

COMO GERAR BOLETO RECARGAPAY

 Pix Copia e Cola e QR Code é a mesma coisa?

Enquanto o Pix Copia e Cola se trata de um código alfanumérico, o QR Code se trata de uma figura com elementos gráficos, ou seja, uma imagem que é necessária uma câmera para ler. 

Por exemplo, o QR Code se assemelha ao código de barras de um boleto bancário, enquanto o Pix Copia e Cola é similar ao código numérico do boleto. Portanto, você pode usar o Pix Copia e Cola para pagamentos, assim como utiliza a leitura do Pix QR Code.

Ou seja, o Pix Copia e Cola é um QR Code, mas em formato de Link, funciona muito bem se o pagador e recebedor não estão perto, já que não podem ler e focar a câmera na imagem de QR Code.

Neste caso, quando seu celular não consegue realizar a leitura do QR Code, por vezes por ele ser gerado em sua própria tela. Ou seja, se trata de uma alternativa quando você não consegue usar a própria câmera do seu celular.

O que é um QR Code Pix?

 Qual a melhor chave para usar com Pix Copia e Cola?

O Pix Copia e Cola funciona com qualquer chave Pix cadastrada. No entanto, para intensificar a proteção e evitar compartilhar qualquer dado, você pode fazê-lo com uma chave aleatória. Deste modo, você aumenta a segurança.

Afinal, embora o pix seja um método bastante seguro para realizar pagamentos e receber dinheiro, ainda assim, hoje ele representa 70% dos crimes financeiros, segundo o portal Exame. Por isso, é importante intensificar a proteção e optar por usar estratégias que evitem cair em golpes.

As tentativas de roubo são várias e começam pelo furto de senha por meio do phishing, ou seja, link e sites falsos que servem como isca para invadir seu celular ou computador. 

No entanto, os criminosos vão além e utilizam até mesmo uma “engenharia social”. Isto é, tentam enganar a vítima por contato pessoal, buscando informações que permitam falsear uma identidade em instituições financeiras.

Assim, evite cair em golpes e, sempre que possível, recorra a métodos que intensifiquem sua proteção. Por exemplo, utilizar uma chave aleatória para receber pagamentos. Para evitar outros tipos de golpes, confira as dicas que o especialista em tecnologia e segurança digital orienta no vídeo a seguir.

Especialista dá dicas de como se proteger de golpes via Pix | CNN DOMINGO

Conclusão

De fato, o Pix Copia e Cola é um meio de pagamento e recebimento que inovou as movimentações bancárias, facilitando a vida de muitos usuários. Com essa novidade, em poucos segundos, você consegue transferir e receber dinheiro sem cobranças ou taxas.

Por outro lado, é importante saber como evitar os golpes. Seguindo as dicas acima, você garante mais segurança e proteção contra esse tipo de situação. Então, mesmo acostumado a realizar essa transação, fique sempre atento as informações e não clique em link ou sites que pareçam suspeitos.

Por fim, se você ainda não é acostumado a realizar transferência via Pix, faça testes com amigos e familiares que já usam essa tecnologia. Neste caso, vale pedir seu dinheiro de volta, já que todo o procedimento é gratuito. Basta enviar um valor ao seu amigo e depois recebê-lo novamente, como treino.

Este artigo foi útil para você? Escreva em nossos comentários e compartilhe o post com seus amigos, ensinando mais pessoas a usarem o Pix Copia e Cola de maneira segura e confiável.