O que é o Pix Cobrança? Descubra todas as informações

O Pix cobrança é uma forma de pagamento com o objetivo de substituir o boleto bancário, já que com ele é possível inserir diversas informações importantes, como a data de vencimento, multas e juros em somente um código.

Para isso, é criado um Pix QR Code dinâmico com todas essas informações. Atualmente, ele é destinado principalmente a empresas que utilizam tradicionalmente o boleto, e para gerar um Pix cobrança só é necessário se cadastrar em um banco que ofereça essa funcionalidade e possuir uma chave Pix.

Como funciona o Pix Cobrança?

O Pix cobrança funciona como uma modalidade de pagamento bastante similar ao conhecido boleto bancário. No entanto, ao invés de gerar uma código de barras comum, é gerado no lugar um QR Code Dinâmico, que contem basicamente as mesmas informações, como por exemplo:

  • Data de vencimento
  • Descontos e juros
  • Dados sobre o pagador e o recebedor

Para aqueles que vão pagar essa conta, é necessário somente acessar um aplicativo que ofereça a possibilidade de pagar Pix com QR Code, ler o código da fatura e pronto! Todos os dados serão inseridos automaticamente e você só precisará confirmar o pagamento.

Seu objetivo é agilizar todas as transações, já que boletos normais poderiam levar até 3 dias úteis somente para serem compensando, e com o Pix cobrança essa compensação acontece em no máximo 10 segundos. Com mais de 120 milhões de usuários segundo as estatísticas do Pix, o Banco Central aposta na adesão dessa nova modalidade por grande parte dos brasileiros.

Taxas para o Pix Cobrança

Nesse momento, como o Pix cobrança é destinado apenas para empresas, são elas quem devem lidar com as taxas de pagamento. O Banco Central não definiu um valor fixo para as taxas do Pix, ficando a critério de cada instituição estipular esse valor, desde que esses dados sejam repassados para seus clientes.

A grande maioria das instituições financeiras conta com tarifas que podem variar entre 1% e 1,5% por cada pagamento, com o valor mínimo de R$ 0,50 e máximo de R$ 10,00. Vale ressaltar que essa é somente uma média de preços, não um padrão definitivo.

Em alguns aplicativos, como o RecargaPay, você pode gerar o Pix sem nenhuma taxa adicional, o que é uma ótima opção para todos os usuários.

Pix cobrança é igual boleto bancário?

Apesar de serem bastante parecidos, existem algumas diferenças entre o Pix cobrança e o boleto bancário tradicional. A primeira, é que o Pix se baseia na utilização de um QR Code, enquanto o boleto utiliza o código de barras.

No entanto, a maior diferença acontece no tempo de compensação. O boleto bancário conta com um prazo de 3 dias uteis, funcionando apenas nos dias de semana e no horário entre 08:00 e 17:00. Já com o Pix, o pagamento cai na hora, além de estar disponível 24 horas por dia.

Vale lembrar que a ferramenta, apesar de disponível e complemente funcional, ainda vai contar com diversas novidades, contando com evoluções à vista para o Pix, como o saque por meio do Pix e o Pix duplicata, que vai permitir que os usuários até mesmo antecipem suas cobranças, sendo mais um diferencial que o separa dos boletos.

Qual é a diferença entre Pix normal e Pix Cobrança?

A grande diferença entre o Pix tradicional e o Pix cobrança se encontra no fato de que essa nova opção é considerada pelo Banco Central um título de cobrança, igual ao boleto. Por conta dessa funcionalidade, muitas empresas estão até mesmo emitindo suas contas diretamente pelo Pix cobrança.

Outra diferença é a respeito das informações. Como o Pix tradicional é destinado principalmente para transações entre pessoas, você só pode definir o valor do pagamento. Por outro lado, como o Pix cobrança é ideal para os negócios, já que com ele você pode definir diversos dados, como os citados anteriormente.

Conclusão

Ao fim, você pode conhecer uma das mais novas modalidades de pagamento, o Pix cobrança, criado para substituir o boleto bancaria em todas as suas funções, facilitando e agilizando todas os pagamentos de contas e faturas.

De toda forma, recomendamos sempre cuidado ao realizar os seus pagamentos, já que muitas pessoas alegam ter caído em golpes do Pix envolvendo QR Codes falsos, por isso, tomar bastante cuidado é sempre fundamental.