PIX agendado: Como programar suas transações

Para realizar o Pix Agendado só é necessário possuir os seguintes requisitos:

  • Definir a data da transação em até 90 dias
  • Saldo disponível na sua carteira

Para o procedimento, vamos utilizar o Pix do RecargaPay que oferece a opção de fazer o Pix Agendado em apenas um instante, o que é uma ótima opção se você precisa enviar o programar o seu pagamento. Sendo assim, vamos para o passo a passo:

  1. Instale o aplicativo


    Para dar inicio a esse procedimento, é necessário antes de mais nada instalar o app RecargaPay em seu celular

  2. Vá até a aba “Fazer Pix”


    Após realizar a instalação e acessar sua conta, você deverá clicar em “Fazer Pix” na tela inicial do aplicativo. Em seguida, insira também a chave Pix de quem vai receber a transação.

  3. Informe os dados do pagamento


    Depois, é preciso também que você defina os dados da transferência, como o valor e a forma de pagamento.

  4. Determine a data da transferência


    Por fim, depois de inserir todas as informações, clique em “Data de Envio” toque em “Alterar” em seguida, escolha a data que preferir. Após isso, basta confirmar e aguardar o seu comprovante de agendamento.

Além disso, o PIX funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, sem nenhuma cobrança de taxa do Pix para enviar o pagamento.

Ainda por cima, é importante destacar que na data selecionada, o Pix agendado cai na hora, sendo necessário somente possuir o dinheiro na conta.

Como cancelar o Pix agendado?

Cancelar Pix agendado

Se você agendou a transferência mas precisou cancelar o Pix, saiba que isso pode ser realizado de uma forma bastante simples.

Para isso, basta seguir o procedimento:

  1. Clique em “Histórico” na tela inicial do aplicativo;
  2. Selecione o seu agendamento;
  3. Escolha a opção “Cancelar transação”.

Dessa forma, sua transferência será cancelada. O único requisito é que você só pode realizar essa solicitação antes da data programada para o pagamento.

Quais são os benefícios PIX agendado?

Benefícios Pix Agendado

Os principais benefícios de se realizar um PIX agendado são:

  • Maior segurança, pois todos os dados podem ser verificados mesmo após o agendamento.
  • Pode ser cancelado, diferente do pagamento padrão do PIX.
  • Não tem custo adicional, além de ser obrigatório em todas as instituições.
  • Mais organização, já que você pode programar os seus pagamento com antecedência.
  • Não precisa de cartões físicos, por isso, pode ser feito na hora pelo aplicativo.

Além disso, se você quer saber para quem pode enviar um Pix, saiba que o procedimento está disponível para todas as pessoas e empresas que possuírem uma chave.

Alguns dos apps para fazer Pix com cartão de crédito, também permitem agendar o Pix dessa forma. Não são todos que fazem isso, pois o Pix no cartão ainda não é um serviço oficial do Banco Central. No entanto, para os que permitem essa operação, essa é mais uma vantagem ao agendar a sua transferência.

Contudo, infelizmente não é possível enviar um Pix Parcelado utilizando o agendamento, já que essa opção se encontra disponível apenas para pagamentos tradicionais.

O que é o golpe do PIX agendado?

Golpe do pix agendado como evitar

O novo golpe do PIX agendado começa com os golpistas programando um PIX para a vítima. Logo depois, ela recebe a mensagem do próprio banco sobre a transferência. Após isso, os criminosos dizem a ela que o pagamento ocorreu por engano, por isso ela precisa devolver o valor o mais rápido o possível. 

Entretanto, como o valor agendado pelos golpistas não é transferido de imediato, eles podem realizar o cancelamento a qualquer momento. Sendo assim, a vítima devolve o dinheiro, os golpistas cancelam o PIX agendado e ficam com toda a quantia. Por isso, é sempre necessário ficar alerta e saber como se proteger.

Conclusão

Então, conhecendo os benefícios e facilidades que o PIX agendado trouxe para seus usuários, com toda certeza, você deve ficar de olho nessa função para conseguir utilizar seus benefícios sempre que for possível.

Portanto, vale lembrar que essa nova funcionalidade além de benefícios, trouxe também muitos golpes para aqueles que estão desavisados. Por isso, sempre desconfie de mensagens suspeitas, de pagamentos inesperados e só realize transferências ou devoluções se tiver certeza de pra quem você está enviando o dinheiro.