Como pagar pelo PIX? 5 maneiras que você deve saber

Compartilhe:

O presente artigo mostrará como fazer o pagamento com pix utilizado: Chave Pix, QR Code, Copia e Cola, Dados da Conta e utilizando o Cartão de crédito. Estes métodos facilitam bastante a vida do brasileiro, que passa a ter múltiplas alternativas para realizar pagamentos instantâneos.

Como pagar pelo PIX com sua Chave PIX

A chave PIX é a forma mais utilizada pelos usuários, pois basta cadastrar uma chave, que pode ser o telefone, CPF, CNPJ, e-mail ou um código aleatório. É simples e fácil e as transações são seguras. Veja o passo a passo utilizando o app RecargaPay.

Passo 1: Download do aplicativo

O primeiro passo é realizar o download do aplicativo RecargaPay. Basta entrar na loja do sistema operacional utilizado ( Apple Store ou Google Play Store) e procurar pelo próprio nome do app.

Este passo é importante para que o usuário também receba pagamentos. Na tela inicial, basta clicar em “Cadastrar Chaves“. Siga o processo, valide sua identidade e então escolha a chave que será utilizada.

Na tela inicial do aplicativo, o usuário deve clicar em “Ver mais” que está localizado ao lado do logo PIX. Feito isso, aparecerá uma tela para definir como será o envio. Neste momento, deve-se clicar em “Enviar com Chave”.

O usuário deverá clicar mais uma vez em “Enviar com Chave”. Agora é preciso escolher qual chave será utilizada, sendo que dessa vez é a chave de quem receberá o pagamento.

Agora o aplicativo pedirá para que a chave seja digitada e logo após a confirmação dos dados, ele pedirá o valor a ser transferido. Também será preciso identificar de onde o dinheiro sairá, podendo ser do saldo da carteira ou do cartão de crédito.

É sempre bom ressaltar que este tipo de transação é gratuita e está disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana. O pagamento ou transferência acontece a partir do compartilhamento da chave cadastrada e o dinheiro cai na conta na hora, ou você ainda pode optar por agendar seu envio.

É possível cancelar um PIX agendado?

Sim, é possível, mas só para pagamentos agendados. Como no caso da transação agendada, o pagamento não é realizado imediatamente, é possível entrar em contato com a instituição para solicitar o cancelamento. Sendo assim, se você não sabe como cancelar um PIX agendado, temos um conteúdo que te mostra o passo a passo do procedimento.

Banco Central do Brasil libera sistema de perguntas e respostas sobre o PIX

Banco Central do Brasil libera sistema de perguntas e respostas sobre o PIX.

O Banco Central lançou a público o sistema Estabilidade Financeira PIX afim de solucionar as questões dos utilizadores e provedores desse meio de transações. É interessante ressaltar que esta plataforma além de ser para pessoas físicas, também atende aos detentores de CNPJ, que acabam tendo que pagar taxas a suas instituições financeiras. Outra função interessante é que esta plataforma oferece informações para as empresas oferecerem soluções baseadas no PIX.

A Diretora responsável pelo PIX, Fernanda Magalhães Rumenos Guardado, explicou que esta plataforma é de grande relevância por “[…] possibilita aos usuários terem as suas dúvidas respondidas pelos detentores da plataforma. Dessa maneira, tanto os cidadãos quanto as instituições financeiras podem encontrar as informações necessárias do PIX.”

Como pagar pelo PIX com QR Code

O PIX com QR Code também é uma forma fácil e ágil de realizar os pagamentos, pois basta direcionar a câmera do celular para a imagem do código e então o aplicativo RecargaPay indicará os próximos passos. Abaixo está o passo a passo para fazer pagamento com PIX utilizando o QR Code.

Passo 1: Abra o aplicativo RecargaPay

Com o aplicativo no celular. O usuário deve abrir o app e então na tela inicial já buscar pela opção “Ver mais” que está localizada ao lado do logo PIX.

Após clicar na opção PIX, o usuário será direcionado para escolher a maneira que ele quer realizar a transferência ou o pagamento. O ícone “Pagar com QR Code” deve ser selecionar.

Após selecionar o pagamento PIX por QR Code, o usuário deverá direcionar a câmera do celular para a imagem. O aplicativo vai ler e então passar as informações para o app.

O usuário agora deve confirmar as informações sobre o pagamento, como valor, dados do recebedor e também o valor a ser enviado. Feito isso, basta confirmar e o pagamento está feito.

Com o aplicativo do RecargaPay e utilizando a função QR Code você pode ainda pagar boletos diversos e contas com QR CODE tais como: luz, água, gás, telefone e conseguir 5% de cashback.

Como pagar pelo PIX com usando Copia e Cola

Pagar pelo Pix copia e cola é uma alternativa para quem não está conseguindo utilizar outros métodos de pagamento, como é o caso do QR Code. O usuário receberá um código e este deve ser copiado e colado em um espaço dentro do app. Veja abaixo como fazer:

Passo 1: Abra o aplicativo RecargaPay

Para iniciar os passos é preciso ter o RecargaPay instalado para então abrir e procurar pela opção PIX, que está na tela inicial do app.

Ao clicar na opção PIX na tela inicial, o usuário será direcionado para outra página onde ele terá que escolher o tipo de transação. Deve-se então selecionar “Usar Pix Copia e Cola”.

A loja em que a compra está sendo feita irá gerar um código que deve ser copiado pelo comprador. No aplicativo aparecerá um espaço para que ele seja colado. Feito isso, é preciso confirmar as informações e então confirmar o pagamento.

Muitas lojas e pessoas físicas preferem esta opção pela praticidade e também pela não necessidade de utilizar a câmera do celular para ler o QR Code. Muitos celulares apresentam dificuldades em ler o código, então copiar e colar é uma ótima opção.

Como pagar pelo Pix usando os dados da conta

Pagar pelo Pix usando dados da conta é ideal para quando o destinatário não trabalha com este tipo de operação, porém tem a necessidade de receber o dinheiro de forma instantânea através de uma transferência pelo PIX. Abaixo está o passo a passo para pagar desta maneira.

Passo 1: Abra o aplicativo RecargaPay

Ligue o celular e então busque pelo aplicativo RecargaPay. Abra-o e então já clique na opção “Ver mais” que está ao lado do logo Pix.

Na página direcionada pelo aplicativo após clicar em “Ver mais”, o usuário deve selecionar a opção “Enviar com Chave”. Feito isso, deve-se selecionar a opção “Enviar com dados Bancários”.

Esta parte é bastante intuitiva. Será preciso inserir os dados bancários do recebedor, o valor a ser enviado e então confirmar o pagamento.

Muitas empresas ainda não apresentam a chave PIX, então essa é uma ótima forma de utilizar o PIX mesmo quando o recebedor não tem uma chave cadastrada.

Como fazer PIX com o cartão de crédito?

A quinta opção é utilizando o cartão de crédito. Esta é uma forma que poucos sabem que é possível, porém pode ajudar bastante quem está precisando fazer um pagamento. Os passos estão logo abaixo:

Passo 1: Abertura do aplicativo RecargaPay

O primeiro passo é a abertura do aplicativo e logo na tela inicial, clica na opção “Enviar Dinheiro”.

O app disponibilizará duas formas de envio, sendo a primeira utilizando a chave e a segunda utilizando os dados bancários. O usuário deve escolher uma.

Chega o momento de inserir os dados para a transferência, incluindo o valor. Se a escolha foi a Chave Pix, então deve inserir a chave. Se foi dados bancários, o usuário deverá digitar os dados do banco de quem receberá o dinheiro.

Aparecerá todos os cartões cadastrados e então é preciso selecionar um e decidir se o pagamento será feito à vista ou dividido em parcelas. Agora basta confirmar as informações e então realizar o envio.

Vale lembrar que os pagamentos Pix com cartão de crédito tem um limite de R$500 mensais sem taxa para as contas de consumo. Caso o limite seja ultrapassado, o valor da taxa é de 2,99%.

Como parcelar o Pix por Cartão de Crédito?

Se está sem saldo e precisa de uma força pra enviar um Pix para um amigo ou parente, os passos para parcelar o pix pelo app RecargaPay são os seguintes:

  1. Vá para o menu Pix
  2. Cadastre o cartão de crédito
  3. Insira os dados de quem você quer enviar.
  4. Coloque a forma de pagamento
  5. Parcele em até 12x, de acordo com o valor enviado

Caso ainda precise de mais informações, pode ler este artigo que ensina como parcelar pix em até 12x.

Melhores Apps para fazer Pix Parcelado no cartão de crédito

No mercado já existem alguns apps que permitem aos seus clientes fazer Pix de maneira parcelada utilizando o cartão de crédito. Dessa forma você poderá fazer suas transferências sem precisar ter saldo em conta na hora da operação, ou seja, envie agora e pague depois. Descubra os melhores apps para fazer Pix com Cartão de Crédito:

  1. RecargaPay
  2. Digio
  3. Ame

Conclusão

Particularmente, a melhor forma de realizar pagamento com PIX é utilizando a chave. Ela facilita bastante as transações e o usuário deve se preocupar apenas com a confirmação dos dados e também do valor a ser enviado.

As outras formas citadas: QR Code, Copia e Cola, Cartão de Crédito e Dados Bancários também são úteis, porém é preciso ficar atento a alguns pontos. Algumas pessoas podem ter problemas com a leitura do QR Code devido ao celular utilizado, além disso, o Cartão de Crédito também tem a taxa de juros de 2,99% caso o valor limite seja ultrapassado.

Um ponto de atenção é em relação é em relação à conferência dos dados antes de enviar o valor. É possível que ocorra digitação de chave errada ou código copiado de forma incompleta. Por isso, é de extrema importância que os dados de quem receberá o dinheiro e o valor sejam conferidos.

1 comentário em “Como pagar pelo PIX? 5 maneiras que você deve saber”

Deixe um comentário