Como pagar pelo PIX? 5 maneiras que você deve saber

Como pagar pelo PIX? 5 maneiras que você deve saber

Resumo:

O presente artigo mostrará como fazer o pagamento com pix utilizado: Chave Pix, QR Code, Copia e Cola, Dados da Conta e utilizando o Cartão de crédito. Estes métodos facilitam bastante a vida do brasileiro, que passa a ter múltiplas alternativas para realizar pagamentos instantâneos.

Como pagar pelo PIX com sua Chave PIX

A chave PIX é a forma mais utilizada pelos usuários, pois basta cadastrar uma chave, que pode ser o telefone, CPF, CNPJ, e-mail ou um código aleatório. É simples e fácil e as transações são seguras. Veja o passo a passo utilizando o app RecargaPay.

Passo 1: Download do aplicativo

O primeiro passo é realizar o download do aplicativo RecargaPay. Basta entrar na loja do sistema operacional utilizado ( Apple Store ou Google Play Store) e procurar pelo próprio nome do app.

Este passo é importante para que o usuário também receba pagamentos. Na tela inicial, basta clicar em “Cadastrar Chaves“. Siga o processo, valide sua identidade e então escolha a chave que será utilizada.

Na tela inicial do aplicativo, o usuário deve clicar em “Ver mais” que está localizado ao lado do logo PIX. Feito isso, aparecerá uma tela para definir como será o envio. Neste momento, deve-se clicar em “Enviar com Chave”.

O usuário deverá clicar mais uma vez em “Enviar com Chave”. Agora é preciso escolher qual chave será utilizada, sendo que dessa vez é a chave de quem receberá o pagamento.

Agora o aplicativo pedirá para que a chave seja digitada e logo após a confirmação dos dados, ele pedirá o valor a ser transferido. Também será preciso identificar de onde o dinheiro sairá, podendo ser do saldo da carteira ou do cartão de crédito.

É sempre bom ressaltar que este tipo de transação é gratuita e está disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana. O pagamento ou transferência acontece a partir do compartilhamento da chave cadastrada e o dinheiro cai na conta na hora, ou você ainda pode optar por agendar seu envio.

Como pagar pelo PIX com QR Code

O PIX com QR Code também é uma forma fácil e ágil de realizar os pagamentos, pois basta direcionar a câmera do celular para a imagem do código e então o aplicativo RecargaPay indicará os próximos passos. Abaixo está o passo a passo para fazer pagamento com PIX utilizando o QR Code.

Passo 1: Abra o aplicativo RecargaPay

Com o aplicativo no celular. O usuário deve abrir o app e então na tela inicial já buscar pela opção “Ver mais” que está localizada ao lado do logo PIX.

Após clicar na opção PIX, o usuário será direcionado para escolher a maneira que ele quer realizar a transferência ou o pagamento. O ícone “Pagar com QR Code” deve ser selecionar.

Após selecionar o pagamento PIX por QR Code, o usuário deverá direcionar a câmera do celular para a imagem. O aplicativo vai ler e então passar as informações para o app.

O usuário agora deve confirmar as informações sobre o pagamento, como valor, dados do recebedor e também o valor a ser enviado. Feito isso, basta confirmar e o pagamento está feito.

Com o aplicativo do RecargaPay e utilizando a função QR Code você pode ainda pagar boletos diversos e contas com QR CODE tais como: luz, água, gás, telefone e conseguir 5% de cashback.

Como pagar pelo PIX com usando Copia e Cola

Pagar pelo Pix copia e cola é uma alternativa para quem não está conseguindo utilizar outros métodos de pagamento, como é o caso do QR Code. O usuário receberá um código e este deve ser copiado e colado em um espaço dentro do app. Veja abaixo como fazer:

Passo 1: Abra o aplicativo RecargaPay

Para iniciar os passos é preciso ter o RecargaPay instalado para então abrir e procurar pela opção PIX, que está na tela inicial do app.

Ao clicar na opção PIX na tela inicial, o usuário será direcionado para outra página onde ele terá que escolher o tipo de transação. Deve-se então selecionar “Usar Pix Copia e Cola”.

A loja em que a compra está sendo feita irá gerar um código que deve ser copiado pelo comprador. No aplicativo aparecerá um espaço para que ele seja colado. Feito isso, é preciso confirmar as informações e então confirmar o pagamento.

Muitas lojas e pessoas físicas preferem esta opção pela praticidade e também pela não necessidade de utilizar a câmera do celular para ler o QR Code. Muitos celulares apresentam dificuldades em ler o código, então copiar e colar é uma ótima opção.

Como pagar pelo Pix usando os dados da conta

Pagar pelo Pix usando dados da conta é ideal para quando o destinatário não trabalha com este tipo de operação, porém tem a necessidade de receber o dinheiro de forma instantânea através de uma transferência pelo PIX. Abaixo está o passo a passo para pagar desta maneira.

Passo 1: Abra o aplicativo RecargaPay

Ligue o celular e então busque pelo aplicativo RecargaPay. Abra-o e então já clique na opção “Ver mais” que está ao lado do logo Pix.

Na página direcionada pelo aplicativo após clicar em “Ver mais”, o usuário deve selecionar a opção “Enviar com Chave”. Feito isso, deve-se selecionar a opção “Enviar com dados Bancários”.

Esta parte é bastante intuitiva. Será preciso inserir os dados bancários do recebedor, o valor a ser enviado e então confirmar o pagamento.

Muitas empresas ainda não apresentam a chave PIX, então essa é uma ótima forma de utilizar o PIX mesmo quando o recebedor não tem uma chave cadastrada.

Como fazer PIX com o cartão de crédito?

A quinta opção é utilizando o cartão de crédito. Esta é uma forma que poucos sabem que é possível, porém pode ajudar bastante quem está precisando fazer um pagamento. Os passos estão logo abaixo:

Passo 1: Abertura do aplicativo RecargaPay

O primeiro passo é a abertura do aplicativo e logo na tela inicial, clica na opção “Enviar Dinheiro”.

O app disponibilizará duas formas de envio, sendo a primeira utilizando a chave e a segunda utilizando os dados bancários. O usuário deve escolher uma.

Chega o momento de inserir os dados para a transferência, incluindo o valor. Se a escolha foi a Chave Pix, então deve inserir a chave. Se foi dados bancários, o usuário deverá digitar os dados do banco de quem receberá o dinheiro.

Aparecerá todos os cartões cadastrados e então é preciso selecionar um e decidir se o pagamento será feito à vista ou dividido em parcelas. Agora basta confirmar as informações e então realizar o envio.

Vale lembrar que os pagamentos Pix com cartão de crédito tem um limite de R$500 mensais sem taxa para as contas de consumo. Caso o limite seja ultrapassado, o valor da taxa é de 2,99%.

Como parcelar o Pix por Cartão de Crédito?

Se está sem saldo e precisa de uma força pra enviar um Pix para um amigo ou parente, os passos para parcelar o pix pelo app RecargaPay são os seguintes:

  1. Vá para o menu Pix
  2. Cadastre o cartão de crédito
  3. Insira os dados de quem você quer enviar.
  4. Coloque a forma de pagamento
  5. Parcele em até 12x, de acordo com o valor enviado

Caso ainda precise de mais informações, pode ler este artigo que ensina como parcelar pix em até 12x.

Conclusão

Particularmente, a melhor forma de realizar pagamento com PIX é utilizando a chave. Ela facilita bastante as transações e o usuário deve se preocupar apenas com a confirmação dos dados e também do valor a ser enviado.

As outras formas citadas: QR Code, Copia e Cola, Cartão de Crédito e Dados Bancários também são úteis, porém é preciso ficar atento a alguns pontos. Algumas pessoas podem ter problemas com a leitura do QR Code devido ao celular utilizado, além disso, o Cartão de Crédito também tem a taxa de juros de 2,99% caso o valor limite seja ultrapassado.

Um ponto de atenção é em relação é em relação à conferência dos dados antes de enviar o valor. É possível que ocorra digitação de chave errada ou código copiado de forma incompleta. Por isso, é de extrema importância que os dados de quem receberá o dinheiro e o valor sejam conferidos.

1 comentário em “Como pagar pelo PIX? 5 maneiras que você deve saber”

Deixe um comentário