O que é PIX e como funciona este meio de pagamentos?

O PIX é um sistema de transações rápidas em reais utilizando a internet em conjunto com aplicativos de instituições financeiras. Para fazer este procedimento é necessário uma chave PIX e uma conta no banco ou carteira virtual.

Atualmente o PIX é a forma mais utilizada pelos brasileiros para fazer transações. De acordo com as estatísticas de meios de pagamento do Banco Central, o volume de PIX realizados em março de 2022 foram 1,6 bilhões, em contraste com 311 milhões de boletos, 88 milhões de TED e 21,5 milhões de DOC, TEC e cheques.

O que é Pix?

O que é Pix?

Em 2020, o Banco Central anunciou aos brasileiros que existiria uma nova maneira de enviar e receber dinheiro de maneira gratuita e ágil pela internet: o Pix. O sistema, que esteve alguns meses em teste, foi aberto ao público geral em novembro de 2020. Porém, antes de ser lançado já era possível o cadastro de chaves Pix na instituição financeira de preferência do usuário.

Para utilizar este meio de transações rápidas é obrigatório que o interessado tenha criado uma chave no aplicativo de seu banco, além de confirmar o cadastro no caso das chaves de celular e e-mail. Assim, você terá um endereço indicador da sua conta no sistema do BC.

Hoje, o sistema é amplamente utilizado e várias vertentes foram lançadas pelo Bacen, como o Pix agendado e o Pix copia e cola. Esta atitude da instituição teve objetivo em facilitar ainda mais a vida dos usuários e acelerar o processo para trocas de valores. Para pessoas físicas, o Pix é gratuito, porém, para empresas há uma taxa de 0,99% para as transações, que possui valor mínimo de R$1,00 e máximo de R$10,00.

Como funciona o Pix de fato?

O Pix funciona em sistema de endereços, ou Chaves Pix, onde cada uma dessas é um código que se relaciona à sua conta em um banco ou fintech. Assim, quando você envia um valor pelo sistema do seu banco, os servidores do Banco Central indicam o melhor caminho que os dados dos valores que estão sendo enviados chegarem ao seu destinatário.

Atualmente, o BC também controla a qualidade dos serviços que as instituições financeiras oferecem aos usuários, com uma metodologia muito bem explicada em seu site.

Quais são as formas de fazer Pix?

Para fazer uma transação Pix existem diferentes formas que são bastantes simples de entender. Assim, o usuário que deseja enviar seus valores poderá realizar suas transações a partir dos seguintes meios:

Enviar valores a partir da Chave Pix

Para enviar dinheiro pelo Pix a forma mais comum é utilizando uma chave Pix do destinatário da transação. Normalmente quem deseja receber um Pix manda um endereço de chave, como o número de celular, o e-mail, CPF/CNPJ ou uma chave aleatória. Assim, basta que o usuário digite a chave do destinatário no aplicativo e digite o valor que já será possível que se envie dinheiro pelo Pix.

Você pode verificar as suas chaves e as situações delas diretamente pelo site do Governo Federal, através da plataforma de emissão de relatório de chaves Pix.

Mandar dinheiro a partir do Pix Copia e Cola

A novidade que o Bacen divulgou para os brasileiros é o Pix Copia e Cola. Com este meio, você poderá pagar um valor para um outro usuário ou empresa apenas copiando o código e colando no aplicativo de sua instituição financeira. Neste caso não é necessário digitar valor, pois o código do Pix copia e cola já contem esta informação.

Pix com QR Code

Outra maneira muito interessante de usar o Pix é utilizando um QR Code, com ele você pode enviar dinheiro lendo um código quadrado que já possui as informações do pagador e as vezes até mesmo o valor a ser recebido.

Fazendo um Pix agendado

Já é possível que se faça um envio de valores com data marcada. Dependendo do aplicativo que estiver utilizando, existe a possibilidade de agendar o pagamento do Pix, desde que na data marcada haja o valor da transação. Assim, você não precisa ficar refém do celular quando precisa mandar dinheiro para alguma pessoa.

Parcelar Pix por cartão de crédito

Em oposição ao tópico anterior, já é possível enviar valores sem ter saldo na conta. Utilizando um cartão de crédito, o app RecargaPay possibilita os seus usuários transferirem dinheiro para outra pessoa, inclusive com opção de parcelamento do Pix. Desta forma, os clientes dessa fintech podem dividir o seu Pix em até 12x, pagando uma taxa mínima.

Quais são os apps para fazer Pix no Cartão de Crédito?

Algumas empresas atualmente oferecem a possibilidade de realizar Pix por cartão de crédito para seus clientes. Dessa forma, o usuário que não possua saldo em conta poderá transferir valores diretamente usando o limite do cartão, inclusive parcelando em até 12x. Descubra alguns dos apps que permitem Pix com cartão:

  1. RecargaPay
  2. Ame
  3. Digio

Conclusão:

Neste artigo vimos o que é o sistema de transferências Pix e como utiliza-la. Da mesma forma, verificamos como o sistema do Bacen funciona de fato, em conjunto com as instituições financeiras. Além disso, aprendemos as diferentes formas de realizar a operação com as funcionalidades divulgadas.

Recomendamos o uso do Pix para enviar e receber dinheiro principalmente para pessoas físicas. Assim, as compras e os pagamentos são agilizados e você poderá aproveitar muito mais outras atividades que não vão ser relacionadas ao pagamento.

Deixe um comentário