PIX tem limite de valor? Descubra todas as informações

Atualmente, a cada dia que se passa mais e mais pessoas aderem aos pagamentos por meio do PIX. Inaugurado em novembro de 2020, o PIX já bateu a marca de mais de 50 milhões de transações em um único dia.

Sendo assim, é normal surgirem dúvidas sobre o assunto. Dessa forma, vamos esclarecer nesse artigo de uma vez por todas se o PIX tem limite de valor.

Qual o limite de valor do PIX?

Nesse momento, se você já se perguntou se o PIX tem limite de valor, vamos esclarecer que o PIX não possui nenhum limite de transação estabelecido pelo Banco Central durante o dia, por isso, você deve consultar com o seu banco qual o limite da sua conta, já que esse valor pode variar de banco para banco e de cliente para cliente.

Contudo, a realidade é diferente quando falamos de pagamentos realizados durante a noite. Como uma forma de segurança contra assaltos e sequestros, o Banco Central limitou todos os pagamentos que ocorrem das 20:00 até as 06:00 até o máximo de R$ 1.000.

  • Pagamentos realizados entre 20h e 06h – Limite máximo de R$ 1.000 transferidos.
  • Pagamentos realizados entre 06h e 20h – Limite varia conforme o seu banco.

Dessa forma, lembramos que esse limite do PIX noturno é definido de uma forma padrão para todos os usuários, contudo, você pode entrar em contato com sua instituição bancária e solicitar um aumento desse limite. Porém, a alteração leva no mínimo 24h para ser analisada.

Transações PIX tem taxas?

Atualmente, se você deseja descobrir quais são as taxas do PIX, avisamos que para as pessoas físicas, as transferências são isentas de taxas e podem ser realizadas livremente e quantas vezes forem necessárias, contudo, a realidade muda quando falamos sobre as pessoas jurídicas.

Para as pessoas jurídicas, a decisão de cobrar ou não uma taxa é de responsabilidade da instituição bancária, e o valor dessa taxa também é uma decisão deles. Por isso, separamos aqui as taxas dos principais bancos brasileiros.

Pix com Cartão de Crédito tem limite?

Algumas pessoas já usufruem da possibilidade de realizar um Pix com Cartão de Crédito. Uma das grandes vantagens dessa plataforma de transações é que o limite do envio de Pix é basicamente o limite do seu cartão de crédito.

PIX Noturno tem taxa?

Agora, com o limite de transferências à noite, você pode se perguntar se esse pagamento tem alguma cobrança adicional. Por isso, esclarecemos que não. Tanto o PIX noturno quanto o PIX normal são, normalmente, isentos de cobrança.

Contudo, algumas transferências podem ser taxadas em casos específicos, por isso, se quiser descobrir quanto custa um PIX e quem deve pagar por ele, separamos um artigo exclusivo para solucionar todas as suas dúvidas.

Conclusão

Para finalizar, vale ressaltar que tanto o limite de valor do PIX noturno, como o seu horário de vigência podem ser alterados na maneira que você desejar. Para mais informações sobre esse procedimento, recomendamos entrar em contato com sua instituição bancária.

Além disso, recomendamos sempre se atentar ao realizar todas as suas transferências, dessa forma, você se previne contra possíveis erros na transação.

Deixe um comentário