IPVA 2022 PR: Consultar valor, data de vencimento e parcelamento

0
(0)

Resumo

Para consultar o valor do IPVA 2022 PR você deverá acessar a página de consulta (site oficial da Secretaria de Estado da Fazenda) e informar o código RENAVAN do veículo (localizado no CRLV – documento do veículo), a data do pagamento e o código de segurança que aparecerá na imagem aleatória.

As datas de vencimento estão disponíveis na tabela abaixo, e se diferem conforme o último algarismo da placa do veículo.

Com o aplicativo do RecargaPay você poderá pagar o IPVA 2022 PR com o Cartão de Crédito em até 12x ou com os valores que tiver na sua Carteira RecargaPay.

Como pagar parcelado o IPVA 2022 PR pelo app RecargaPay?

Para pagar parcelado em até 12x o IPVA 2022 do estado do Paraná pelo app do RecargaPay você deverá selecionar, na tela inicial do aplicativo do RecargaPay, a opção Contas e Boletos, em seguida deverá escolher entre ler ou digitar o código de barras, selecionar a opção pagar com Cartão de Crédito, informar a quantidade de parcelas que deseja pagar e confirmar o pagamento.

Passo 1. Baixar o aplicativo do RecargaPay

Para baixar o aplicativo basta acessar sua Loja de Aplicativos em seu celular ou apenas clicar na imagem abaixo e realizar o download.

Para acessar o aplicativo pela primeira vez, você precisará realizar seu cadastro, que, de forma bastante simples, poderá fazê-lo utilizando seu E-mail, sua Conta Google ou até mesmo sua conta no Facebook. Em seguida você deverá fazer login.

Logo na tela inicial do aplicativo do RecargaPay você encontrará na aba Pagar a opção Contas e Boletos. Selecionando essa opção você deverá escolher se deseja ler ou digitar o código de barras, em seguida deve escolher entre pagar com Cartão de Crédito ou com o saldo da Carteira do RecargaPay

Após escolher pagar com o Cartão de Crédito você deverá informar a quantidade de parcelas e confirmar o pagamento.

A RecargaPay também proporciona outros benefícios. Utilizando o RecargaPay você pode receber Cashbacks de até 10% se aderir ao Prime+, e até 5% utilizando o aplicativo de forma gratuita. Lembrando que é Taxa Zero para adicionar dinheiro com PIX, Transferência, Depósito ou Boleto e também é Taxa Zero para pagamento de Contas, Boletos, PIX e Envios de dinheiro.

Quem tem isenção no pagamento IPVA 2022 PR?

Cada governo estadual do país cria suas próprias regras de isenção de IPVA, segundo critérios por eles definidos. No estado do Paraná, são isentos do pagamento do IPVA diversas categorias. As categorias receberam atualização em 2019, quando o novo Diretor-Geral – Wagner Mesquita de Oliveira assumiu seu posto. Confira abaixo a lista completa e veja se você se enquadra em alguma delas:

  • Automóveis proibidos de trafegar em vias públicas;
  • Veículos de propriedade de Missões Diplomáticas, Consulados e de Órgãos Internacionais;
  • Veículos eventualmente utilizados no transporte público de passageiros de propriedade de motorista profissional (táxi);
  • Ônibus de linhas de transporte urbano, suburbano ou metropolitano;
  • Proprietários de veículos portadores de deficiência física, visual, mental severa ou profunda, síndrome de down ou autismo;
  • Transportes escolares de pessoas físicas ou propriedade de Prefeitura Municipal;
  • Veículos apreendidos pelo DETRAN/PR leiloados pelo órgão;
  • Automóveis com mais de 20 anos de fabricação;
  • Motocicletas de motores que não excedam 125 cilindradas com mais de 10 anos de fabricação;
  • Colheitadeiras e tratores;
  • Veículos equipados unicamente com motor elétrico.

A isenção pode ser requerida a qualquer momento, desde que o veículo esteja registrado em nome do beneficiário (aquele que se enquadra nos critérios acima) ou em nome do seu representante legal (pais ou responsáveis).

Como consultar o valor do IPVA 2022 PR?

Para consultar o valor do IPVA 2022 do estado do Paraná você deverá acessar a página de consulta, clicando na imagem abaixo, e informar o número do RENAVAN e a Data de Pagamento, além do código de segurança que surgirá na imagem aleatória, conforme passo a passo abaixo:

Passo 1. Acessar o site oficial da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná

Para acessar o site oficial da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná você pode tocar na imagem abaixo e será redirecionado para o site oficial.

Já no site oficial da Secretaria de Estado da Fazenda você deverá informar o código RENAVAN (localizado no CRLV – documento do veículo) e a data que pretende realizar o pagamento. Além disso, como de costume, deve digitar os códigos que aparecem na imagem aleatória, em seguida, clicar no botão Consultar.

Após informar os dados solicitados, você terá a opção de visualizar a Guia de Pagamento do IPVA 2022 PR e poderá copiar a numeração do Código de Barras ou imprimir a guia, para que possa escanear o código com sua câmera do celular, pelo aplicativo do RecargaPay.

Caso o seu IPVA esteja atrasado, são se preocupe, a Secretaria de Fazenda do Estado do Paraná elaborou um ótimo artigo para agilizar a quitação as dívidas com o governo de maneira fácil e com menos custos.

Como pagar o IPVA em qualquer Estado do Brasil?

Agora que já sabe como pagar o seu IPVA no Estado de São Paulo, saiba que existe um método muito prático de pagar seu imposto diretamente por app para qualquer cidade ou estado brasileiro. Encontramos um artigo muito bem explicado que ensina como você pode pagar e parcelar seus boletos de IPVA de forma fácil e rápida.

Qual a data de pagamento e o vencimento do IPVA 2022?

O IPVA poderá ser pago em até 5 parcelas, mas o contribuinte tem o direito a 3% de desconto se pagar à vista.

A cobrança do imposto começou no dia 17 de janeiro de 2022 para placas com final 1 e 2, com alíquota de 1% ou 3,5% do valor do veículo.

As datas de vencimento são divididas pelo critério do último algarismo da placa do veículo, de forma que os vencimentos ocorrem conforme a tabela abaixo:

À VISTA COM 3% DE DESCONTO

  • Placa final 1 e 2: 17/01/2022
  • Placa final 3 e 4: 18/01/2022
  • Placa final 5 e 6: 19/01/2022
  • Placa final 7 e 8: 20/01/2022
  • Placa final 9 e 0: 21/01/2022

PAGAMENTO PARCELADO (5 vezes)

  • Placa final 1 e 2: 17/01, 17/02, 17/03, 18/04, 17/05
  • Placa final 3 e 4: 18/01, 18/02, 18/03, 19/04, 18/05
  • Placa final 5 e 6: 19/01, 21/02, 21/03, 20/04, 19/05
  • Placa final 7 e 8: 20/01, 22/02, 22/03, 22/04, 20/05
  • Placa final 9 e 0: 21/01, 23/02, 23/03, 25/04, 23/05

De acordo com a Secretaria de Fazenda do Paraná, apenas 50% dos donos de veículos do estado realmente pagaram o IPVA. Este é um dado preocupante pois este imposto é o segundo maior arrecadador de ativos para o governo.

Detran PR: Atendimento presencial e telefones 

Você tem muitas opções de como entrar em contato com o Detran-PR, podendo ligar no telefone disponível abaixo ou comparecer pessoalmente em qualquer sede do Detran (para solicitar informações) e também pelas redes sociais.

Abaixo, os contatos do Detran-PR:

  • Telefone 1: 0800 643 7373
  • Instagram: @detranpr
  • Facebook: @DetranPR
  • Twitter: @DetranPR

Apps que parcelam o IPVA em até 12x SEM JUROS

No Brasil já existem vários aplicativos desenvolvidos por empresas do ramo financeiro digital que permitem parcelar suas contas usando o cartão de crédito. Exemplos de apps que permitem dividir contas:

  • RecargaPay
  • Nubank
  • Santander
  • App Itaú
  • PicPay

Que tal conhecer outros aplicativos que possuem a mesma função de pagar boletos no cartão e parcelar em até 12x sem juros?

Conclusões:

A utilização dos serviços da RecargaPay para pagamento do IPVA 2022 PR, na minha opinião é uma excelente decisão, pois com o aplicativo do RecargaPay você tem a opção de parcelar o tributo em até 12x no Cartão de Crédito.

Minha recomendação é que se utilize o RecargaPay para fazer o pagamento do IPVA 2022 PR, mas também para qualquer pagamento, principalmente por causa da possibilidade de parcelamento, que muitas vezes é essencial para que o contribuinte consiga se manter em dia com suas despesas obrigatórias e evitar juros e multa.

Um aviso importante para a realização do pagamento com o Cartão de Crédito é que os dados constantes no Cartão (principalmente o Código de Verificação do Cartão – CVC) nunca devem ser compartilhados com pessoas desconhecidas, sob o risco de outra pessoa conseguir realizar compras sem a autorização do titular. Lembrando que tanto o site quanto o aplicativo do RecargaPay contam com um sistema de segurança e criptografia de dados suficientemente forte para impedir que esses dados sejam vazados ou utilizados de forma ilícita.

Quão útil foi este post?

Clique em uma estrela para avaliá-la!

Classificação média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar este post?

6 comentários em “IPVA 2022 PR: Consultar valor, data de vencimento e parcelamento”

  1. Top! Salvou minha motoca! Assim eu consigo pagar e não corro risco de cair numa blitz.

    Responder
  2. Obrigada pela ajuda! Parcelamento ajuda muito no início do ano pra essas despesas. Final e início de ano sempre gastamos mais que a previsão.

    Responder
    • Olá, Maurício! Tudo bem?

      O parcelamento pode ser feito pela SEFAZ-PR em até 5x, mas se quiser pagar com o RecargaPay pode dividir em até 12x o valor à vista (com 3% de desconto) no Cartão de Crédito. Basta emitir a guia com o valor à vista e pagar pelo app do RecargaPay.

      Responder

Deixe um comentário