IPVA 2022 SP: Consultar valor, calendário de vencimento e como parcelar (12x)

0
(0)

Resumo

Aprenda aqui tudo referente ao IPVA 2022 SP: Consulta de valor, data de vencimento das parcelas e, acima de tudo, como realizar o parcelamento em até 12 vezes com o app RecargaPay.

Além disso, confira também como consultar o valor do IPVA 2022 SP, quem tem direito a isenção de pagamento, qual é a data limite para o pagamento da cobrança, e ainda por cima, descubra os canais de comunicação do Detran-SP para resolver suas pendências.

Como pagar parcelado o IPVA 2022 SP pelo aplicativo RecargaPay?

Para efetuar o pagamento do IPVA 2022 SP da melhor forma possível, vamos utilizar o RecargaPay. Para isso, não é preciso nada além da sua conta em mãos e o app instalado no seu celular.

Aprenda o passo a passo:

1) Baixe o aplicativo

Para efetuar o pagamento, é necessário antes de tudo que você baixe o app RecargaPay clicando logo abaixo. Se preferir, pode baixar diretamente da sua loja de preferência.

Clique aqui e baixe o app RecargaPay para pagar o IPVA 2022 SP parcelado.

Se já tiver uma conta, só é necessário realizar o acesso. Caso não possua, você pode se registrar

Agora, é preciso ir até a opção “Contas e Boletos”  para ir até a área de pagamentos.

Toda conta possui um código de barras registrado, você deve inserir esse código no campo definido. É possível até mesmo digitalizar utilizando a câmera do seu celular.

Agora é a hora de escolher a forma que achar mais conveniente. Para realizar o parcelamento em até 12x é necessário que o pagamento seja efetuado usando um cartão de crédito.

Finalizado! Seu comprovante já vai ficar disponível na hora..

Agora, se você quiser ampliar os pagamentos à vista sem nenhuma cobrança sem taxa, o RecargaPay conta o Prime+. Esse serviço aumenta seu limite para até R$ 1.500,00 mensais, além de oferecer cashback e descontos exclusivos nas compras dentro da plataforma.

Quem tem isenção no pagamento IPVA 2022 SP?

Descubra tem isenção ao IPVA SP.

Em alguns casos especiais, o Governo do Estado de São Paulo garantiu a isenção para pagamento do IPVA 2022 SP. Vale lembrar que essa isenção não é automática, e por isso, deverá ser comprovada e avaliada. Para acessar todos os detalhes de quem não precisa pagar o IPVA, foi anunciado pelo presidente do Detran, Ernesto Mascellani Neto, a atualização dos termos de isenção (basta ir em Guia do Usuário).

Confira quem é isento:

Além disso, o Estado garante isenções automáticas para determinadas categorias de veículos. Diferente das outras, citadas acima, essas possuem uma isenção já aprovada, por isso, não é necessário realizar nenhum tipo de solicitação.

Como pagar o IPVA em qualquer Estado do Brasil?

A cobrança de IPVA é uma realidade em todo o Brasil, por isso, separamos um artigo detalhado sobre como pagar e parcelar seus boletos de IPVA de qualquer estado do país.

Lembramos também que tanto o valor do seu tributo, como também as datas de vencimento e pagamento podem variar de estado para estado, como por exemplo no IPVA 2022 CE. Sendo assim, é necessário ficar atento para seguir as regras do seu estado.

Como consultar o valor referente ao IPVA 2022 SP?

Como consultar o valor do IPVA SP

Caso você não saiba, é possível realizar a consulta on-line do valor. O processo leva poucos minutos e o valor fica disponível na hora para a consulta. “O sistema passou por mudanças recentemente, a fim de tornar a vida do motorista mais fácil.” afirmou o Diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran SP, Ilídio San Martin Machado.

Veja como realizar o procedimento:

1) Vá até o site

Para agilizar o processo, vamos deixar o acesso disponível bem aqui para que você já possa realizar a consulta.

Para realizar a consulta e emissão do boleto, é preciso que você insira tanto o Renavam, como também a sua placa. Após inseridos, clique em “Consultar”

Agora você já pode conferir todos os débitos referentes ao veículo e realizar a emissão do boleto para pagamento.

Se desejar salvar essas informações, basta clicar em “Imprimir”, ao final da página.

Por fim, basta que você selecione o ano de 2022 e clique na opção “Gerar Guia IPVA”. Após isso, sua guia será emitida e já estará disponível.

Quais são os prazos para o pagamento do IPVA 2022 SP?

Veja aqui o calendário do IPVA 2022 São Paulo SP

Como padrão, já foram divulgadas as datas de vencimento para o IPVA 2022 SP, por isso, confira aqui uma tabela com todas as datas. É importante lembrar que a data de vencimento varia conforme o final da sua placa, por isso, é importante prestar bastante atenção.

Além disso, é importante lembrar que o IPVA 2022 conta com duas tabelas diferentes, de acordo com o tipo do seu veículo.

Confira agora as informações:

Como emitir o IPVA em seu Estado:

Encontramos um artigo muito bem explicado que expõe como se pode emitir o boleto do IPVA dos principais Estados do Brasil. Dessa maneira, fica muito mais organizada a forma de encontrar as informações para se emitir o boleto mais importante quando se trata de veículos.

Detran SP: Atendimento presencial e telefones 

Receba atendimento do Detran SP por telefone e site.

Entretanto, se restou alguma pendência ou questionamento não respondido, vamos deixar aqui os principais meios de comunicação com o Detran-SP, para que você possa esclarecer todas as suas dúvidas.

Atendimento presencial

Caso você prefira resolver suas pendências pessoalmente, separamos aqui alguns dos endereços do Detran-SP

Agência Detran R. Boa Vista, 221 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP

Agência Detran R. Amador Bueno, 176/258 – Centro Histórico de, São Paulo – SP, 04752-005

Agência Detran Posto Alesp – Avenida Pedro Álvares Cabral 201, subsolo sala 14B – Paraíso, São Paulo – SP, 04097-900

Agência Detran Av. Agostinho Rubin, 133 – Jardim Germania, São Paulo – SP, 05848-000

Agência Detran Internacional Shopping Guarulhos R. Engenheiro Camilo Olivetti, s/n, Guarulhos – SP, 07034-911

Atendimento Remoto

A maneira mais rápida de entrar em contato com o Detran-SP é de maneira remota, dessa forma, essas são as principais formas de contato por telefone, confirmados em entrevista ao Diretor de Atendimento ao Cidadão, Ilídio San Martin Machado, e pelo portal do próprio site.

Os atendimentos acontecem entre segunda-feira e sexta-feira, no horário de 07:00 às 19:00, nos sábados, o atendimento acontece das 07:00 às 13:00.

Se preferir entrar em contato com o Detran-SP ou com a sua Ouvidoria através do site, basta acessar www.detran.sp.gov.br e ir até a aba de “Atendimentos”.

Melhores apps para pagar boletos em até 12x sem juros

Atualmente vários aplicativos financeiros permitem que se parcelem as contas de água, luz, telefone e até IPVA diretamente pelo cartão de crédito. Desta maneira, você pode até mesmo pagar seu boleto sem ter saldo em conta, somente realizando o pagamento quando a fatura de cartão vencer. Saiba quais são os melhores apps para parcelar boletos:

  1. RecargaPay
  2. Nubank
  3. App Santander
  4. App Itaú
  5. PicPay

Conclusão

Finalmente você pode emitir o seu IPVA 2022 SP e a consultar todos os seus débitos já pendentes. Além disso, pôde conferir a melhor maneira de efetuar o pagamento e parcelamento através do aplicativo RecarPay. É importante ressaltar que o app conta com muitas outras utilidades, como recarregar seu telefone, seu cartão de passagens e ainda por cima enviar pagamentos na hora e sem cobranças adicionais.

Ainda por cima, podemos destacar a assinatura do Prime+, um serviço que amplia o limite do seu pagamento de boletos para até R$ 1.500,00 por mês sem nenhuma cobrança de juros, além de garantir descontos e cashback em todas as compras dentro da plataforma.

Por fim, é importante lembrar que a data de vencimento do seu IPVA varia conforme o último número da placa do seu veículo. Por isso, não deixe de prestar bastante atenção na data, para que não ocorram multas e juros adicionais pelo atraso.

Quão útil foi este post?

Clique em uma estrela para avaliá-la!

Classificação média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar este post?

6 comentários em “IPVA 2022 SP: Consultar valor, calendário de vencimento e como parcelar (12x)”

  1. Gente vou deixar uma dica, pra quem assinar o prime+, o desconto que você ganha pagando o boleto é maior que o preço da assinatura. Pra quem for pagar pelo app, vale a pena demais

    Responder
  2. Ainda bem que vocês postaram isso, eu nem estava me lembrando que já chegou a hora de pagar o IPVA

    Responder
  3. Uso o Prime+ sempre pra comprar vale-presente no ifood e toda vez facilita muito minha vida, vou aproveitar e ja pagar por ai tambem

    Responder

Deixe um comentário