IPVA 2022 MT: Consultar valor, Calendário de vencimento e como parcelar até 12x

0
(0)

Descubra definitivamente como realizar o pagamento do IPVA 2022 MT em até 12x no cartão de crédito utilizando o aplicativo RecargaPay. Para realizar o processo é necessário também emitir o boleto de pagamento, por isso, vamos explicar todo o procedimento.

Além do pagamento e da emissão do boleto, vamos ensinar também como consultar o valor, os débitos em atraso, o calendário de vencimento e ainda por cima as maneiras de se contactar o Detran MT.

Como parcelar o IPVA 2022 MT pelo app RecargaPay?

Agora, o procedimento de parcelar o IPVA 2022 MT é rápido e pode ser realizado para o pagamento de qualquer boleto à sua escolha. Se preferir pagar à vista utilizando o cartão de crédito, nenhuma taxa será cobrada até o valor de R$ 300,00 mensais. Contudo, se optar pelo parcelamento em até 12x, um pequeno juros poderá ser adicionado.

Aprenda o procedimento:

1)  Baixe o aplicativo

Antes de qualquer coisa, é necessário primeiramente realizar o download do aplicativo do RecargaPay.

Baixe o RecargaPay e pague seu IPVA 2022 MT com parcelamento e desconto

Antes de prosseguir, você deve registrar uma conta. Se não possuir uma, a aprovação é imediata. Se já for cadastrado, basta realizar o acesso.

Agora, basta clicar na opção “Contas e boletos”, que se encontra logo na primeira página do aplicativo.

O código de barras pode ser inserido de duas formas. Tanto digitando o código manualmente, como também realizando a digitalização pela câmera do seu celular.

Nesse momento, é necessário que você determine o cartão de crédito de sua preferência e selecione o número de parcelas que preferir. Lembrando que é possível realizar o pagamento em até 12x.

Pronto, seu pagamento foi concluído com sucesso! Agora basta esperar a emissão do seu comprovante.

Ainda por cima, a plataforma também conta com a assinatura exclusiva do plano Prime+ no RecargaPay. O plano garante descontos únicos de até 27% em dezenas de lojas, além de garantir ampliação do limite para pagamento à vista sem taxas e cashback de 1% em todas as suas compras no app.

Por fim, é importante ressaltar que além de uma plataforma de pagamento de boletos, o RecargaPay conta com diversas outras funcionalidades, como por exemplo uma carteira digital gratuita para enviar e receber pagamento, além de ter a opção de carregar tanto seu celular como também seu cartão de passagem com cashback na hora.

Quem tem isenção no pagamento IPVA 2022 MT?

Antes de tudo, vale lembrar que assim como em vários estados brasileiros, o Mato Grosso garante a isenção de pagamento referente ao IPVA 2022 MT em alguns casos específicos. 

Por isso, listamos aqui quem tem direito a essa isenção:

  • Máquina e trator agrícola e de terraplenagem
  • Veículo aéreo de exclusivo uso agrícola
  • Veículo automotor destinado à pessoa portadora de deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autista
  • Ônibus de transporte coletivo urbano para deficiente físico
  • Táxi dotado ou não de taxímetro
  • Veículo de combate a incêndio
  • Locomotiva e vagão ou vagonete, de uso ferroviário
  • Embarcação de propriedade de pescador profissional, pessoa física

Como consultar o valor do IPVA 2022 MT?

Consulte o valor do IPVA 2022 MT

De início, o processo para consulta do valor do IPVA MT pode ser feita tanto pelo celular como também pelo computador. Para ele, são necessárias apenas algumas informações e o processo não leva mais que alguns minutos.

Confira o procedimento:

1) Vá até o site

Antes de mais nada, é necessário acessar o site da emissão. Para facilitar ainda mais o processo, vamos disponibilizar o acesso bem aqui para você

Após realizar o acesso, é necessário que você preencha as informações solicitadas. A primeira, é o número do Chassi ou Renavam do veículo. Já a segunda, é somente um código de imagem que ficará disponível.

Por último, só é necessário clicar em “Emitir Guia de Pagamento”, após isso, a emissão será iniciada.

Seja como for, saiba que o cidadão de Mato Grosso poderá receber desconto no IPVA caso esteja participando do programa Nota MT. Assim, o programa de nota fiscal permite que os participantes acumulem pontos quando estiverem consumindo em todos os estabelecimentos comerciais no Estado.

O desconto é concedido mesmo se o usuário não estiver contemplado pelos sorteios. O Secretário de Fazenda, Rogério Galo explicou que o sistema é muito parecido com um programa de milhas, onde o cidadão junta pontos que podem ser convertidos em consumo ou serviços no Estado.

Como consultar débitos do IPVA 2022 MT?

Anteriormente, verificamos como realizar a emissão da guia referente apenas ao IPVA 2022 MT. Por outro lado, realizando esse mesmo procedimento no site listado, é possível também consultar qualquer débito pendente referente ao veículo. 

Dessa forma, o passo a passo de acesso é o mesmo, porém, o que muda é que após realizar o acesso, você tem a possibilidade de selecionar o ano de conferência para assim descobrir qualquer eventual cobrança atrasada.

Governo anuncia renegociação dos débitos do IPVA MT pelo programa Refis

Renegocie o IPVA MT pelo Refis

Anteriormente, a Secretaria de Fazenda do Mato Grosso anunciou o programa de renegociação de débitos dos impostos com o Estado. Nesse sentido, o Refiz extraordinário permitirá que os contribuintes quitem as suas dívidas com descontos que chegam a até 95%. A princípio, Secretário Adjunto de Relacionamento com o Contribuinte, Jefferson Marcos Delgado da Silva, está muito contente e esperançoso na iniciativa e anunciou que “facilitará que os cidadãos mato-grossenses estejam com o nome limpo com o governo“.

Como pagar o IPVA em qualquer Estado do Brasil?

Agora que já sabe como pagar o seu IPVA no Estado de São Paulo, saiba que existe um método muito prático de pagar seu imposto diretamente por app para qualquer cidade ou estado brasileiro. Encontramos um artigo muito bem explicado que ensina como você pode pagar e parcelar seus boletos de IPVA de forma fácil e rápida.

Além disso, ressaltamos que o valor do seu imposto e as datas de vencimento e pagamento podem acabar variando de acordo com sua localidade, como por exemplo o IPVA 2022 CE, que possui regras e tabelas diferenciadas. Por isso, é sempre necessário se atentar a isso.

Qual é o Calendário de vencimentos do IPVA 2022 MT?

Veja qual é o calendário do IPVA 2022 MT

Para prosseguir, é importante ressaltar que o IPVA 2022 MT garante descontos que podem chegar em até 5%, para aqueles que realizarem todo o pagamento à vista até o dia 10 do mês de vencimento do seu imposto.

Por isso, confira tabela com todos os vencimentos:

Detran MT: Atendimento presencial e telefones

Atendimento presencial e telefones DETRAN MT

Dessa forma, se ainda resta alguma dúvida ou pendência a ser esclarecida, deixaremos aqui as principais formas de contato com o Detran MT, tanto para atendimentos presenciais, como também para atendimentos remotos.

Atendimento Presencial

Agência Detran DETRAN-MT Sede – Av. Dr. Hélio Ribeiro, 1000 – Res. Paiaguás, Cuiabá – MT, 78000-000

Agência Detran Av. Fernando Corrêa da Costa, 1899 – Sala 47 – Jardim das Américas, Cuiabá – MT, 78060-600

Agência Detran Av. Dr. Biron Ortiz de Araújo, 1650-1770, Nova Santa Helena – MT, 78548-000

Agência Detran Porto Alegre do Norte – MT, 78655-000

Agência Detran Centro Político Administrativo, Cuiabá – MT, 78000-000

Atendimento Remoto

Primeiramente, o Detran MT conta com dois distintos canais de atendimento. O primeiro, são para questões referentes à Ouvidoria. Já o segundo, para o esclarecimento de dúvidas.

Ouvidoria Setorial – Detran/MT

Telefone de Contato: (65) 3615-4644 

E-mail: ouvidoriasetorial@detran.mt.gov.br

Disque Detran – para informações

Telefone de Contato: (65) 3615-4800 

Assim, os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Apps que parcelam o IPVA em até 12x SEM JUROS

No Brasil já existem vários aplicativos desenvolvidos por empresas do ramo financeiro digital que permitem parcelar suas contas usando o cartão de crédito. Exemplos de apps que permitem dividir contas:

  • RecargaPay
  • Nubank
  • Santander
  • App Itaú
  • PicPay

Que tal conhecer outros aplicativos que possuem a mesma função de pagar boletos no cartão e parcelar em até 12x sem juros?

Conclusão

Nesse momento, vale a pena destacar que a parcela única oferece descontos que podem chegar até 5% na hora do pagamento. Por isso, no RecargaPay, você pode realizar esse pagamento com cartão de crédito parcelado e ainda sim receber o desconto, sendo uma ótima opção para ser considerada.

Porém, se a transação for realizada realmente sem o parcelamento, com o Prime+, você garante o pagamento de boletos à vista sem nenhuma taxa e ainda recebe seu dinheiro de volta através de cashback.
Finalizando, é necessário ressaltar que se por acaso tiver interesse em realizar atendimentos pelos telefones Detran MT, é importante se atentar à qual o telefone correto para solucionar sua pendência.

Quão útil foi este post?

Clique em uma estrela para avaliá-la!

Classificação média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar este post?

6 comentários em “IPVA 2022 MT: Consultar valor, Calendário de vencimento e como parcelar até 12x”

  1. Essa função de parcelamento do RecargaPay é util demais quando a gente ta sem dinheiro né

    Responder
    • Nossa e eu que emiti parcela única e parcelei pelo app, ganhei 6% de desconto fazendo tudo em 5 minutos

      Responder
  2. Assinei o Prime+ e ganhei mais dinheiro de cashback do que com o valor da assinatura. Essa dica foi boa demais

    Responder
  3. Nossa esse ano o valor do IPTU ta um absurdo!! Ainda bem que tem como parcelar se não nem sei o que eu ia fazer pra pagar

    Responder

Deixe um comentário