Quais são os 4 principais golpes do Pix? Descubra como evita-los

Nesse momento, os 4 principais golpes do Pix são:

  • 1) WhatsApp Clonado: Os criminosos roubam o WhatsApp da vitima e solicitam pagamentos pelo Pix para os contatos dessa pessoa.
  • 3) Pix Agendado: Ao enviar um comprovante falso de agendamento, os golpistas alegam ter feito um pagamento por engano, solicitando a devolução.
  • 4) QR Code Falso: Os bandidos falsificam QR Codes de campanhas de doação para artistas e instituições inserindo um código para a própria conta.

Para evitar todos esses golpes, você precisa tomar bastante cuidado antes de realizar os pagamentos, sempre conferindo para quem você esta enviando o Pix e sabendo se esse pagamento é realmente necessário.

1) WhatsApp clonado

A clonagem de aplicativos é uma realidade até mesmo antes dos golpes do Pix. No entanto, com o golpe do WhatsApp clonado, o golpista basicamente envia uma mensagem para a vitima se passando por alguma empresa ou instituição. Em seguida, ele diz que vai enviar um código para o seu aparelho e que é necessário informar esse código.

Após passar o número, os bandidos roubaram seu acesso ao aplicativo e começam a enviar mensagem para os seus contatos solicitando pagamentos pelo Pix. No entanto, como a transferência é realizada de forma espontânea, mesmo que através de um golpe, é praticamente impossível receber o dinheiro de volta.

Como evitar esse tipo de golpe?

Para evitar esse golpe é bem simples e basta ativar a verificação de duas etapas. Caso não saiba como fazer isso, é só seguir o passo a passo:

1. Vá até o WhatsApp
2. Selecione o menu e clique em “Configurações”
3. Na opção “Conta”, selecione “Verificação/Confirmação em duas etapas”
4. Aperte em “Ativar” e defina o seu código de verificação
5. Digite novamente o código PIN de verificação
6. Insira o seu e-mail para recuperar o PIN caso necessário
7. Por fim, vá até “Avançar” confirme seu e-mail e clique em “Salvar”

2) Pix em processamento

O Pix em processamento é um não é nada além de uma transação que, por algum motivo externo, não foi concluída imediatamente. Contudo, golpistas se aproveitam dessa situação, falando para a vitima que o pagamento não foi efetuado e que será necessário refazer o procedimento.

No entanto, se a vitima não souber que mesmo em processamento o pagamento é enviado, ela pode acabar enviando novamente o dinheiro e caindo nesse golpe do Pix.

Como evitar esse tipo de golpe?

Para evitar o golpe do Pix em processamento é necessário sempre verificar as transações e aguardar antes de fazer qualquer pagamento novamente. Comumente, essa mensagem é gerado somente por um aumento no número de usuários, o que pode acabar gerando problemas de transferência.

3) Pix Agendado

O Pix agendado é somente uma forma de pagamento que permite programar as transações. Contudo, ao realizar esse agendamento, é criado um comprovante muito parecido com o comprovante tradicional Dessa forma, os aproveitadores utilizam isso fazendo um agendamento de transferência para alguém, e após isso, eles enviam esse comprovante falando que fizeram um pagamento por engano e solicitando a devolução.

Como os criminosos enviam diversas mensagem e fazem ligações, a vitima se encontra confusa e acaba devolvendo o pagamento sem nem mesmo conferir detalhadamente o comprovante.

Como evitar cair nesse golpe?

Para não cair nesse golpe é necessário somente conferir o comprovante do Pix com bastante calma antes de realizar qualquer devolução, verificando se realmente o pagamento foi realizado ou somente programado para uma data futura

4) QR Code falso

É bastante comum ver campanhas de doações utilizando o Pix QR Code. Sabendo disso, alguns criminosos se aproveitam das lives e transmissões realizadas para adquirir doações para algum artista ou alguma instituição.

Para isso, eles fazem o download de um vídeo real de alguma campanha de doação e criam uma nova transmissão com um QR Code totalmente falso que leva para a própria conta, e divulgam esse vídeo como um programa ao vivo onde as pessoas podem doar para alguma causa.

Como evitar cair nesse golpe?

Para evitar o golpe do QR Code falso é preciso sempre ficar atento para onde você está enviando o pagamento, conferindo os dados de quem vai receber a transação para ter certeza se é realmente a pessoa certa. Como a segurança do Pix é uma prioridade, você deve sempre tomar muito cuidado.

Dicas para não cair em golpes com Pix

Separamos dicas que são interessantes para se proteger de golpes do Pix

  • Sempre confira a identidade de quem você está enviando o pagamento
  • Não faça nenhum pagamento para pessoas desconhecidas
  • Verifique sempre os comprovantes de transação
  • Cadastre sua chave Pix em uma instituição de confiança
  • Desconfie sempre de mensagens estranhas solicitando pagamentos ou devoluções

O que fazer depois de cair no golpe do Pix?

Isso depende do golpe da sua instituição financeira, por isso, você deve entrar em contato com o seu banco e solicitar orientações. Se o golpe do Pix aconteceu por alguma fraude interna ou falha operacional, a Caixa por exemplo conta com um Mecanismo Especial de Devolução para situações exatamente assim. Com ele, você pode receber o seu dinheiro de volta apenas entrando em conto com o banco e explicando o ocorrido.

No entanto, essa não é uma ferramenta disponível em todas as instituições, por isso, é necessário solicitar um apoio especifico da sua plataforma de pagamento. Contudo, se mesmo sendo um golpe você transferiu o dinheiro por livre vontade, pode ser que tenha problemas em recuperar o valor.

Conclusão

Agora, você finalmente conhece todos os golpes do Pix, e o mais importante, como evitar cada um deles. Como essa forma de pagamento vem se tornando cada dia mais adotada por todos os brasileiros, é comum que pessoas má intencionadas se aproveitem disso para ganhar vantagem.

No entanto, sempre desconfie de pessoas solicitando pagamentos inesperados, e principalmente, confira sempre todos os dados de quem vai receber a sua transação.