Formas de pagamento Pix – Conheça as 5 melhores

As cinco melhores formas de fazer pagamento de PIX são:

O PIX revolucionou as formas de pagamento devido à sua agilidade tanto para quem está recebendo, quanto para quem está pagando ou transferindo valores, com o valor sendo creditado instantaneamente e sem nenhuma taxa.

As diferentes formas de fazer o pagamento PIX vem de encontro com essa facilidade e versatilidade e transformou o PIX como a forma preferida de fazer pagamentos e transferências.

Entretanto, vale destacar que, desde setembro de 2021 o Banco Central impôs limites de transferência entre 20h e 6h, quando neste horário só é possível movimentar R$ 1 mil, além das instituições bancárias colocarem limites diários de movimentações via PIX. Porém, é possível alterar esse limite diretamente com o seu banco.

Através deste artigo vamos explicar a diferença entre as formas de pagamento PIX e suas vantagens. Confira!

1) Pagamento Pix pela Chave

Certamente você já deve ter ouvido ou dito a frase “Qual a sua chave PIX?”. Isso porque fazer pagamentos PIX pela chave é a mais comum e também uma das mais seguras. Cadastrada diretamente no seu banco ou fintech de preferência, a Chave PIX pode ser um celular, e-mail, CNPJ ou CPF.

Ou seja, pagar ou cobrar contas através da Chave PIX é a melhor e mais prática também para comércio e autônomos. Além disso, é também o formato indicado para compartilhar com amigos e conhecidos, pois basta uma pequena informação para gerar o pagamento.

Para fazer pagamento PIX pela chave é muito simples, confira:

  • Tenha o aplicativo RecargaPay instalado
  • Na tela inicial vá em “Fazer Pix”
  • Selecione a opção “Enviar com Chave”
  • Escolha o tipo de chave
  • Insira os dados e o valor para finalizar

Assim, o pagamento utilizando a Chave PIX se torna a forma mais fácil e prática, sendo a melhor opção também porque é possível usar ela para diversos tipos de pagamentos, como:

2) Pagamento Pix através do Copia e Cola

A forma de pagamento PIX através do Copia e Cola foi inserida como alternativa para o QR Code em casos que a câmera do celular não consegue ler a imagem. Ele é um código simples, que é gerado através da instituição bancária ou fintech e que basta compartilhar tal conjunto de letras e números para que outra pessoa faça o pagamento para você.

O pagamento PIX através do Copia e Cola é útil para cobrar contas únicas sem que você exponha seus dados como celular, e-mail ou CPF. Por exemplo, para ratear o valor de algum almoço ou jantar, basta compartilhar o código do PIX Copia e Cola entre os participantes.

Para pagar PIX via Copia e Cola basta seguir os passos a seguir:

  • Faça o download do RecargaPay
  • Toque em “Fazer Pix”
  • Selecione a opção “Enviar com Chave”
  • Toque em “Chave Aleatória”Coloque o código e insira o valor
  • Coloque o código e insira o valor

3) Pagamento Pix lendo o QR Code

Fazer pagamento de PIX lendo o QR Code é também um dos métodos mais comuns de realizar esse tipo de movimentação financeira.

Ele funciona de forma simples e rápida, pois basta acessar o app de sua fintech ou instituição bancária e optar pela função de PIX com QR Code. Ao ser feito isso, ele vai abrir a câmera do celular para ler o código oferecido pelo estabelecimento ou pessoa física.

Dessa forma, o pagamento de PIX lendo o QR Code é a opção mais indicada para estabelecimentos comerciais oferecem esse tipo de pagamento. Isso porque basta utilizar a opção de QR Code estático e imprimir o código, deixando-o em um local visível aos clientes.

Vale destacar que há duas opções de QR Code: o dinâmico e o estático. O primeiro permite ao usuário fazer edições sem afetar a funcionalidade do código, como adicionar imagens ou até mesmo o logo do estabelecimento. Já o QR Code estático é o mais tradicional, gerado automaticamente por site ou aplicativos, inclusive o de fintechs e bancos para receber valores via PIX de QR Code.

Para pagar PIX lendo QR Code é só seguir os passos a seguir:

  • Faça o download do RecargaPay
  • Vá em “Pagar com QR Code”
  • Aproxime o celular à imagem do QR Code
  • Adicione o valor e finalize o pagamento

4) Pagamento Pix por boleto

Função liberada para contas de pessoas jurídicas por algumas instituições bancárias, o pagamento de PIX por Boleto é uma variação que facilita as transações cobradas por esse tipo de documento.

Isso porque ele adiciona o código de QR Code junto ao código de barras permitindo assim mais versatilidade e agilidade para realizar o pagamento. Dessa forma, o pagamento de PIX por boleto é indicado para empresas de pequeno a médio porte que queiram oferecer um diferencial aos clientes.

Para pagar PIX por boleto é só seguir os passos a seguir:

  • Faça o download do RecargaPay
  • Vá em “Pagar com QR Code”
  • Aproxime o celular à imagem do QR Code no boleto
  • Confira as informações e finalize o pagamento

5) Pagamento Pix utilizando os dados bancários

Por fim, há também a possibilidade de fazer pagamento de PIX utilizando os dados bancários da conta que vai receber o valor. Essa é uma variação dos tradicionais TEDs e DOCs, muito comuns antes da implementação do PIX.

Para tal, basta ter em mãos o código bancário, o número da agência e da conta para iniciar o pagamento. Além disso, é preciso também saber o nome completo e CPF do recebedor. Essa forma se torna uma boa opção para quem não deseja expor dados através da chave PIX ou ainda compartilhar o QR Code, sendo uma forma mais tradicional de receber ou pagar via PIX.

Para pagar PIX utilizando os dados bancários é só seguir os seguintes passos

  • Faça o download do RecargaPay
  • Vá em “Fazer PIX”
  • Selecione a opção “Enviar com dados bancários”
  • Selecione o banco do recebedor
  • Adicione o número da agência e da conta
  • Informe o valor para finalizar o pagamento

Quais os benefícios do pagamento Pix?

Fazer pagamentos com PIX garante diversos benefícios tanto para quem está pagando, quanto para quem está recebendo. Certamente o principal é a agilidade de realizar a transferência, que cai na conta de forma instantânea.

Confira os benefícios do pagamento por PIX:

  • Valor transferido imediatamente
  • Diferentes opções de cadastrar chaves
  • Solicitar pagamento via QR Code
  • Forma segura de pagar
  • Parcele o PIX no cartão de crédito

Qual a melhor forma de pagamento Pix?

Dentre as diversas formas de fazer pagamento de PIX, certamente a melhor, mais prática e segura é através de Chave PIX. Isso porque devido às suas diferentes variações é a forma mais simples de solicitar um pagamento.

Para fazer um pagamento de PIX via chave basta ter em mãos a utilizada pelo recebedor, seja CPF, CNPJ, e-mail, número do celular ou chave aleatória. Vale destacar que essa opção de pagamento pode ser feita 24 horas por dia, 7 dias por semana, com limite de R$ 1 mil entre 20h e 6h.

Conclusão

Certamente fazer pagamento via PIX é a melhor opção para enviar ou receber dinheiro. Isso porque o valor é creditado imediatamente e há diferentes formas de fazer a movimentação financeira.

Dentre as formas de fazer PIX, optar pelo pagamento e recebimento via Chave PIX é a mais segura e rápida. Assim, informando apenas dados simples como CPF, CNPJ, número do celular e até mesmo e-mail é possível pagar com Chave PIX.

Entretanto, vale destacar que é importante conferir os dados do recebedor antes de finalizar o pagamento, evitando que outra pessoa receba o valor enviado.