Como estornar um Pix? Descubra 3 formas para receber o seu dinheiro

Atualmente, as 3 formas de como estornar um Pix são:

Dessa forma, vamos explicar melhor sobre cada uma dessas formas e quando elas podem ser utilizadas, para que assim você possa escolher aquela ideal para a sua situação. Vale lembrar que todas elas também contam com seus requisitos, por isso, é necessário prestar bastante atenção.

1) Como estornar um Pix solicitando o cancelamento no banco

como estornar um pix entrando em contato com o banco

A princípio, umas das formas de como estornar um Pix é solicitando o cancelamento na instituição responsável pela transferência, para que eles possam devolver o dinheiro para sua conta de uma forma automática. Para isso, tudo que você precisará fazer é:

  • Entre em contato com a instituição responsável
  • Relate o seu problema
  • Informe os dados necessários
  • Aguarde a analise do estorno de Pix

No entanto, é necessário destacar que o cancelamento é passível de análise, por isso, os requisitos para a aprovação desse estorno precisam comprovar que ocorreu alguma falha no sistema bancário da instituição ou alguma fraude comprovada na hora de fazer o Pix. Por isso, esse estorno é recomendado em caso de golpes ou problemas de transferência.

2) Como estornar um Pix com o Mecanismo Especial de Devolução

Como estornar um Pix com o Mecanismo Especial de Devolucao

A segunda maneira de como estornar um Pix é utilizando uma das mais novas ferramentas inauguradas pelo Banco Central, o Mecanismo Especial de Devolução, que permite que seu pagamento seja devolvido em no máximo 24 horas. Dessa forma, é preciso somente:

  • Ir até o suporte do seu banco
  • Solicitar o Mecanismo Especial de Devolução
  • Explicar todo o ocorrido
  • Esperar pela devolução do pagamento

Esse mecanismo foi criado pelo Banco Central para te proteger dos possíveis golpes do Pix, por isso, ele é utilizado somente em casos onde a fraude é comprovada pela instituição.

3) Como estornar um Pix entrando em contato com o recebedor

Como estornar um Pix entrando em contato com o recebedor

Se na hora de inserir a chave Pix você acabou adicionando um destinatário errado, a última forma de como estornar um Pix é entrando em contato com o recebedor, porém, é necessário contar com a compreensão daquele que recebeu o seu pagamento. Sendo assim, você deve:

  • Verificar o comprovante do Pix
  • Entrar em contato com o recebedor
  • Solicitar que o valor seja estornado
  • Aguarde que ele devolve o pagamento

Lembramos que fica a critério do recebedor realizar ou não o estorno da transação, porém, se ele decidir não devolver o seu dinheiro ele está cometendo um crime chamado “apropriação indébita”, que acontece quando alguém fica com algo que não há pertencente por um erro ou falha.

Qual o prazo para solicitar o estorno do Pix?

Qual o prazo para solicitar o estorno do Pix

Nesse momento, não existe nenhum prazo que seja estipulado pelo Banco Central para solicitar o estorno do Pix. Por isso, fica a critério de quem realizou a transação solicitar o serviço no momento que desejar. No entanto, é recomendando efetuar o requerimento assim que o problema for percebido.

Já para que o dinheiro seja devolvido para a sua conta após o pedido, o prazo é de 24 horas tanto para o Mecanismo Especial de Devolução tanto para o cancelamento do Pix, mas esse prazo só é iniciado após a aprovação da solicitação, que pode levar até 10 dias úteis.

Já para o estorno entrando em contato com o recebedor, é necessário somente que ele faça a transferência de volta por isso, não existe nenhum prazo.

Conclusão

Por fim, lembramos que você deve analisar toda a situação e encontrar o melhor caminho para você. Em caso de qualquer dúvida ou problema, entre em contato com sua instituição bancária para solicitar informações.

De qualquer forma, é sempre necessário verificar todas as informações antes de concluir suas transações, dessa forma, você evita futuras complicações. Porém, se foi vitima de qualquer golpe, realize a sua solicitação o quanto antes.

5 comentários em “Como estornar um Pix? Descubra 3 formas para receber o seu dinheiro”

  1. Eu tinha perdido muito dinheiro com um golpe do Pix, graças a vocês consegui recuperar

    Responder

Deixe um comentário