Erro no Pix – Aprenda o que fazer em 7 situações frequentes

O Pix é uma forma de pagamento muito segura e raramente acontece algum erro, mas apesar de não ser frequente, é possível receber mensagem de erro no Pix, os 7 principais erros que acontecem são:

O Pix vem sendo cada vez mais usado devido a sua praticidade e segurança, embora seja um sistema bastante avançado, pois foram desenvolvidos pelo Banco Central, ainda assim é natural que em algum momento ocorra algum erro, até mesmo pela quantidade de usuários e volumes de transações.

Aqui veremos as 7 situações de erro no Pix que mais acontecem, e caso você faça um pagamento via Pix, e caso ocorrer algum erro, vai saber o que fazer, ocorrem mais de 100 milhões de transações por dia, o que aumenta mais a chance de erros devido à grande quantidade.

1) Chave não encontrada

Este tipo de erro é muito comum, isso acontece quando a chave inserida na hora da transferência está errada, não sendo possível encontrar o recebedor da transação sem a chave correta.

Existem 2 tipos de situações que podem estar causando esse erro no Pix, a primeira é que a chave pode estar no formato errado, existem 5 tipos de chave Pix, sendo elas CPF/CNPJ, celular, e-mail e chave aleatória, qualquer erro de digitação causa esse erro, ou pode estar selecionando CPF e inserir o celular, por exemplo.

A segunda situação é que a pessoa pode não ter a chave Pix em questão cadastrada, ou seja, a chave não existe no sistema, então claramente não vai ter como utilizar essa forma de pagamento para o recebedor, é muito comum ter chave cadastrada, já que existem mais chave do que brasileiros.

Como resolver esse erro no Pix?

É recomendado que verifique se não digitou a chave errada ou escolheu o formato errado na hora de transferir, para ter mais certeza, copie a chave Pix que a pessoa mandou e cole, assim não tem como acontecer erro de digitação.

Em último caso, se o erro persistir, entre em contato com a pessoa que vai receber a transação e confirme se ele compartilhou a chave correta, às vezes a pessoa passou a chave errada e realmente não vai encontrar no sistema. 

2) Limite do dia ultrapassado

Esse tipo de erro é causado porque cada usuário tem um tipo de limite diário e mensal para utilizar no Pix, além do limite do Pix noturno estabelecido pelo Banco Central e o envio pode ter ultrapassado esse limite.

Esses limites variam de banco para banco, como por exemplo o RecargaPay, que o limite diário é por padrão de 20 mil reais e o mensal é de 40 mil, esse limite pode ser alterado quando você quiser, e as mudanças para aumentar o limite exigem pelo menos 24 horas em análise, mas já para reduzir limite não precisa.

O limite noturno foi alterado recentemente, pelas novas regras do Pix, agora você pode escolher quando o limite noturno começa, podendo ser às 20h ou 22h, lembrando que esse limite à noite existe para a sua segurança, para coibir sequestros e roubos, evitando ter que enviar todo o seu dinheiro.

Como resolver esse erro no Pix?

Para resolver esse erro no Pix, tente fazer a transação em outro aplicativo, ou em outro horário, é possível também mudar o horário noturno no seu aplicativo para mais tarde, para não acontecer de precisar de novo e não conseguir devido ao horário.

3) Pix fora do ar

Nesse tipo de situação, é possível que o erro seja tanto do sistema do Pix no Banco Central, ou até mesmo no sistema do aplicativo da instituição financeira que está usando, podendo estar apresentando problemas de conexão ou qualquer outro erro no sistema.

Caso ocorra esse erro do app não consegue se comunicar com o sistema do Banco Central e a transação não ser feita, na maioria das vezes, o erro é por parte do app, que não consegue se comunicar com o Banco Central.

Porém, pode ser diferente, em alguns casos mais raros, o erro pode ser do sistema do Banco Central que esteja causando a falha na transação, como aconteceu em fevereiro deste ano, em que o Pix ficou fora do ar.

Como resolver esse erro no Pix?

O que se pode fazer para resolver esse erro no Pix nesta situação, é tentar fazer a transação com outro aplicativo, se der tudo certo, é porque o problema vem do aplicativo que estava tentando fazer a transferência.

Porém, se não der certo, o problema vem do sistema do Banco Central, sendo assim, a única solução é aguardar tudo voltar ao normal, você também pode ficar tentando fazer a transação para ver se o sistema se estabilizou e voltou a operar normalmente.

4) Pix em processamento

Neste caso, existem muitas situações que podem estar gerando essa mensagem de Pix em processamento, ela acontece porque o aplicativo está tentando enviar o dinheiro, mas há alguma falha no meio do caminho que está evitando a conclusão da transferência.

Quando acontecer esse erro, pode ser qualquer erro no aplicativo, e devido às muitas possibilidades, é praticamente impossível que saiba o motivo, pois cada aplicativo tem seu próprio sistema.

Como resolver esse erro no Pix?

Para tentar resolver esse erro no Pix, veja a lista abaixo e veja 4 ações para resolver o problema:

  • 1) Verificar todos os dados do pagamento
  • 2) Abrir e fechar o aplicativo do banco
  • 3) Verificar a conexão de internet
  • 4) Reiniciar o seu aparelho

5) Erro na liquidação da transação

Muitas pessoas utilizam o Pix, dentre todos os 138 milhões de usuários do Pix, é comum que em algum momento as pessoas encontrem o erro de liquidação na transação, pois ele não é muito difícil de acontecer.

Esse erro em especifico acontece porque o aplicativo não conseguiu liquidar a transação, ou seja, não conseguiu concluir a transação, isso acontece caso o usuário não tenha saldo na conta para fazer o envio.

Como resolver esse erro no Pix?

Para resolver esse problema, você pode estar usando o Pix cartão de crédito para fazer o envio, e após o cadastro do cartão no app do banco, mesmo sem ter o dinheiro no saldo da sua conta, vai ser possível utilizar o Pix quando quiser.

Fique sabendo que também é possível até fazer um Pix parcelado, mesmo se não tiver saldo na conta, basta ter um cartão de crédito e registrar ele no aplicativo do banco que está utilizando, lembrando que as taxas por utilizar essa forma de pagamento, muda de acordo com o banco.

6) Erro no Pix QR Code

Em caso de erro no Pix QR Code, é possível que o erro aconteça quando o usuário vai pagar algo via Pix, pode acontecer de o código visual esteja errado ou que tenha sido mal configurado, também tem a possibilidade do código ter perdido a validade, se for um código dinâmico.

A forma de pagamento Pix QR Code é muito prático, pois ela pode ser usada para pagar boletos ou comprar em e-commerce via Pix, é uma das melhores maneiras de pagar para os comércios pelo sistema do Banco Central.

Como resolver esse erro no Pix?

Para resolver esse erro no Pix é bem tranquilo, uma das possibilidades é usar o Pix Copia e Cola, que é a versão do QR Code em código alfanumérico, essa é a melhor solução caso o problema seja em ler o QR Code.

Porém, se o problema for no QR Code inválido ou mal configurado, o ideal é que entre em contato com quem emitiu o código, explique a situação que está ocorrendo e solicite um novo código para resolver o problema.

7) Envio do dinheiro para conta errada

Caso tenha feito a transferência para a conta errada, o motivo é porque digitou a chave de outra pessoa ou cometeu algum outro erro no envio, também é possível que o próprio recebedor do dinheiro tenha enviado a chave errada.

Sempre verifique os dados antes de concluir alguma transação via Pix, confira o nome e outras informações do recebedor, e insira a chave Pix corretamente para não ter nenhum problema e acabar fazendo um Pix errado.

É importante ter esse cuidado porque o Pix vem cada vez sendo mais usado, o Pix dispara no e-commerce, já que é uma das formas de pagamento mais usadas no Brasil, então fique atento na hora de fazer as transferências.

Como resolver esse erro no Pix?

Se isso acontecer, tente entrar em contato com quem recebeu e solicite o dinheiro de volta, se a chave utilizada for celular, fica mais fácil entrar em contato com a pessoa, se não for, entre em contato com o banco para eles tentarem resolver o problema.

Caso consiga entrar em contato com a pessoa que recebeu o dinheiro da transação errada, e ela negar a devolução, é possível entrar com um pedido na justiça para reaver o dinheiro, pois a pessoa recebeu o dinheiro por um erro de transferência.

Conclusão

Existem várias formas de resolver esses erros no Pix, e todas elas são bem simples de estar se fazendo para resolver o problema, fique bem informado de todas elas e saiba exatamente o que fazer nessas situações.

Caso precise utilizar o pagamento via Pix e não estiver com o saldo na conta, utilize o Pix com cartão de crédito, essa ferramenta vai te ajudar muito nessa situação, com o app RecargaPay, é possível utilizar essa opção por um pequena taxa de 3,49%.

Fique sempre atento na hora de fazer as transações, pois fazer o Pix errado é o mais chato de se resolver, pois precisa da compreensão de quem recebeu e caso ela negar a devolução, vai gerar muita burocracia, então evite passar por esta situação.