Pix Copia e Cola – Como pagar em apenas 5 passos

Se você deseja pagar contas ou fazer transferências usando o Pix Copia e Cola, precisa cumprir os seguintes requisitos em primeiro lugar:

Quem sabe o que é Pix, entende que o sistema do Banco Central tem diversas formas de utilização. Além de enviar dinheiro entre usuários, ele também pode ser usado para pagar contas, boletos e fazer compras.

Isso ajuda a explicar a rápida adoção do mecanismo pela população e sua popularidade hoje. Afinal, o Pix bate recorde e supera 100 milhões de transações em um dia.

Além disso, o mecanismo completa 2 anos de lançamento com 138 milhões de usuários, mais da metade da população nacional.

O Copia e Cola é uma forma de utilizar o sistema para pagar contas, compras ou boletos que tenham QR Code, mas quando não é possível ler o código normalmente. Neste artigo, você aprenderá como usar a função e todos os detalhes sobre ela.

Siga a leitura para ver como é fácil usar o Pix Copia e Cola em apenas 5 passos!

  1. 1. Baixar o RecargaPay

    O primeiro passo para fazer um pagamento usando o Copia e Cola é baixar o RecargaPay. O aplicativo é totalmente gratuito, o que é uma grande vantagem. Além disso, é possível usar a função de pagamento em poucos toques.

    Baixar o RecargaPay para fazer Pix Saque

  2. 2. Tocar em “Pagar com QR Code”

    Uma vez com o aplicativo baixado, você deve entrar e clicar na opção “Pagar com QR Code”, no menu inicial do app.

  3. 3. Clicar em “Usar Pix Copia e Cola”

    Em vez de ler o QR Code com a câmera do seu celular, a próxima opção é clicar em “Usar Pix Copia e Cola”, na parte inferior da tela.

  4. 4. Colar o código da operação

    Em seguida, cole o código do Pix Copia e Cola e aperte em “Continuar”.

  5. 5. Revisar os dados e confirmar o pagamento

    Agora é só revisar os dados e confirmar o pagamento. Lembre-se de que, no RecargaPay, você pode pagar o pagamento da conta com o cartão de crédito, se preferir.

Pix Copia e Cola é a mesma coisa que QR Code Pix?

Pix Copia e Cola é a mesma coisa que QR Code Pix?

Sim e não. Na verdade, há bastante relação entre o Copia e Cola e o QR Code Pix. São duas funções muito semelhantes, embora haja uma diferença básica entre elas.

Em primeiro lugar, o Pix Copia e Cola é uma espécie de salvaguarda criada pelo Banco Central para usuários que não conseguem ler o QR Code. Afinal, nem sempre a câmera do celular consegue identificar o código ou nem sempre nós temos duas telas, uma para exibir o código e outra para ler a informação.

Quando isso acontece, nós usamos o Copia e Cola. Afinal, o que essa função faz é “traduzir” um QR Code em um código alfanumérico de 32 dígitos. Esse código cheio de letras e números “traduz” o código visual e tem as mesmas informações. Assim, é possível fazer o mesmo pagamento mesmo sem a leitura do QR Code.

Pense, por exemplo, em um código de barras no supermercado. Você pode ver o código de barras, mas nem sempre a máquina do caixa consegue ler a informação. Nessas horas, a atendente sempre digita o número que vai em cima do código. Com o Pix Copia e Cola é a mesma coisa: o código alfanumérico cumpre essa mesma função com o QR Code.

Portanto, sempre que houver um QR Code para ser usado, haverá também um código Copia e Cola para substituí-lo, se necessário.

Veja o vídeo a seguir se tiver dúvidas sobre o Pix Copia e Cola:

Além disso, é importante que você tenha muita atenção porque o QR Code Pix virou alvo de novo golpe de boletos falsos. Por isso, tanto o Copia e Cola, quanto o QR Code, podem ser usados nessa fraude.

Assim, você deve ter total atenção quando for pagar um boleto para garantir que pegou o código de fontes oficiais (como o site ou app da empresa) e verificar os dados para ter certeza de que está pagando para a fonte certa.

O vídeo a seguir dá mais dicas sobre o golpe dos boletos falsos:

Qual a vantagem de usar o Pix Copia e Cola?

Qual a vantagem de usar o Pix Copia e Cola?

Existem muitas vantagens de usar o Pix Copia e Cola para pagar contas de consumo, boletos diversos, compras online ou mesmo para enviar dinheiro para os amigos.

Veja a seguir alguns desses benefícios:

  • Pagar boletos e contas quando não dá para ler o QR Code: quando se vai fazer um pagamento via Pix e não é possível ler o código visual, seja por conta do celular, seja por qualquer outro problema, o Copia e Cola é a melhor solução.
  • Fácil e prático para usar: como o nome já indica, para usar essa função, basta copiar e colar um código. Por isso, é a solução mais fácil e prática para pagar um Pix Cobrança, por exemplo.
  • Alta aceitação dos lojistas: hoje em dia, muitas lojas e empresas já adotaram o sistema do Banco Central para cobrar os clientes. Cerca de 86% dos negócios já utilizam o Pix como método de pagamento, o que significa que você poderá usar a ferramenta na maioria das suas compras.
  • Revela menos dados: ao fazer um pagamento com o Copia e Cola, você revela menos dados para quem for receber o dinheiro. É o ideal para quem manter a privacidade.

Quando usar o Pix Copia e Cola?

Quando usar o Pix Copia e Cola?

Existem algumas situações em que é mais vantajoso utilizar o Pix Copia e Cola. Confira quais são esses casos a seguir!

  • Quando não é possível ler o QR Code: em alguns casos, só temos um celular em mãos e não conseguimos ler o código visual (que está em um PDF, por exemplo). Nessas horas, o uso do Copia e Cola é indicado.
  • Quando se quer pagar contas no Pix: só é possível pagar boleto pelo Pix com o uso do QR Code ou o Copia e Cola. Por isso, se você quer pagar uma conta de casa, por exemplo, essa pode ser a situação ideal.
  • Parcelar boletos e contas: como é compatível com outras funções, como o Pix Parcelado com cartão de crédito, o Copia e Cola é um bom mecanismo para parcelar boletos e contas de todos os tipos.
  • Quando se quer fazer uma transferência sem revelar dados: quando se faz uma transferência comum pelo sistema do Banco Central usando uma chave como o CPF, telefone ou e-mail, acabamos por revelar alguns dados para outras pessoas. Em casos em que se quer a privacidade, pode ser interessante pagar pelo Copia e Cola, para não expor tantos dados assim.

O Pix Copia e Cola tem limite?

O Pix Copia e Cola tem limite?

Como você já sabe, existe um limite do Pix em relação aos valores máximos que podem ser enviados pelo sistema. O Banco Central determinou que cada instituição bancária estabeleça os limites máximos de envio para os seus clientes.

Esses limites são diário (o máximo que pode ser enviado por dia) e mensal (o máximo transferido por mês). Cada app ou banco determina o seu limite por padrão. Por exemplo, no RecargaPay, o limite padrão é de R$20.000. No entanto, é possível aumentar ou diminuir esse valor dependendo dos hábitos de consumo e desejo do cliente.

Além desses limites, existe ainda o Pix Noturno, em que o Banco Central determinou que cada usuário pode enviar apenas R$1.000. Com as novas regras anunciadas em 2023, o usuário pode escolher se o horário Noturno começa a contar às 20h ou 22h, indo até às 6h.

Por ser apenas uma funcionalidade do sistema, o Copia e Cola deve obedecer aos limites gerais do Pix. Ou seja, você só pode usá-lo para pagar contas até o limite estabelecido pela sua instituição bancária ou dentro dos valores determinados no horário Noturno.

Qual chave usar com o Copia e Cola?

Qual chave usar com o Copia e Cola?

Um dos benefícios de usar o Pix Copia e Cola, como vimos antes, é que ele permite fazer e receber um pagamento sem revelar tantos dados dos usuários.

Por exemplo, se você for receber um pagamento de alguém, teria de oferecer uma chave para essa pessoa enviar o dinheiro. Se a chave escolhida fosse o CPF, e-mail ou telefone, você teria revelado dados importantes que podem colocar a sua privacidade em risco.

Esse cuidado de segurança é importante porque golpistas exploram Pix para roubar dados pessoais

Por exemplo, um golpista pode pegar uma chave de telefone e enviar golpes e fraudes para o WhatsApp daquela pessoa.

Com o Pix Copia e Cola, esse risco é reduzido, pois não é necessário compartilhar uma chave para que a transação seja realizada, apenas o código alfanumérico. Portanto, são menos dados compartilhados.

Dentre todas as opções de chave Pix disponíveis, existe uma delas que funciona melhor com essa ideia de privacidade: a aleatória.

Por isso, podemos dizer que a chave aleatória é aquela que faz mais sentido para ser usada com o Copia e Cola. Para combinar os dois fatores, cadastre a chave aleatória em uma conta e a utilizem sempre que for fazer ou receber um pagamento via Copia e Cola.

Conclusão

Agora que você já viu tudo sobre o Pix Copia e Cola, está pronto para usar essa ferramenta no seu dia a dia para pagar contas, boletos e fazer outros tipos de transações.

O recomendado é usar essa função para agilizar o envio de transferências ou fazer pagamentos pelo sistema do Banco Central, já que basta copiar e colar o código para configurar o envio.

No entanto, tenha sempre a atenção quando for fazer um pagamento ou transferência usando a ferramenta. Confira os dados de quem vai receber para não cair em uma fraude.