Comprovante de Pix – Aprenda o que é como encontrar o seu

O comprovante de Pix é somente um documento gerado após a transferência, que tem o objetivo de comprovar que sua transação aconteceu da forma correta, e para isso, ele conta com alguns dados essenciais, como por exemplo:

  • Informações do pagador
  • Dados do recebedor
  • Valor da transação

Para encontrar seu comprovante, é necessário apenas verificar o seu extrato de pagamento no aplicativo onde o Pix foi realizado. Confira um passo a passo do procedimento:

  1. Baixe o aplicativo


    Para o procedimento, vamos utilizar o aplicativo RecargaPay. Para instalar o app, você pode clicar na imagem logo aqui embaixo.

  2. Clique em “Histórico”


    Agora, na tela inicial, selecione a opção “Histórico” que fica localizada no menu inferior da tela inicial.

  3. Selecione o pagamento


    Em seguida, ficaram disponíveis todas as transações realizadas na sua conta. Para encontrar o comprovante de Pix, você deve selecionar a transação que desejar.

  4. Vá até “Ver comprovante”


    Por fim, realizando todos os passos, basta somente ir até a opção “Ver comprovante” e verificar todas as informações que desejar. Se quiser, você pode compartilhar esse código de maneira que desejar.

Quais as informações presentes no comprovante de Pix?

O comprovante de Pix conta com diferentes informações dependendo da sua instituição bancaria, porém, algumas delas são definidas por padrão, sendo elas:

  • Nome do pagador e do recebedor
  • Partes do CPF do pagado e do recebedor
  • ID da transação
  • Valor do pagamento
  • Data e hora da transferência
  • Instituição do pagador e do recebedor

O comprovante de Pix fica salvo por quanto tempo?

Isso varia de acordo com cada instituição. Com o RecargaPay, por exemplo, os comprovantes de transação ficam salvos por 6 meses. Algumas outras intuições disponibilizam a informação somente por 3 meses, por isso, é preciso analisar cada caso.

De toda forma, se o comprovante de Pix não estiver mais disponível no seu extrato de pagamento, você pode entrar em contato com a instituição informando os dados da transação e solicitando o acesso ao comprovante já gerado.

O comprovante de Pix fica salvo em todos os procedimentos?

Atualmente a resposta é sim, como o comprovante de Pix é o responsável por registrar todas as informações do pagamento, ele se encontra disponível em todos os procedimentos, como por exemplo:

A única ressalva é que o Pix Agendado conta com dois comprovantes diferentes. O primeiro é emitido na hora da marcação, e é somente um comprovante de agendamento. Já o comprovante real da transferência, fica disponível somente na data estipulada.

Quem recebeu o pagamento pode ver o comprovante de Pix?

Sim. Ao realizar um Pix, o comprovante de pagamento é disponibilizado para ambos, o pagador e o recebedor. Em outras palavras, um comprovante é gerado para quem fez a transação e outro para quem recebeu também.

Como evitar um comprovante falso de Pix?

Para evitar um comprovante falso de Pix são necessárias duas atitudes. A primeira, é verificar se é um comprovante de agendamento ou de transferência, já que muitas pessoas dizem ter feito um pagamento quando na verdade realizaram somente um agendamento do Pix, sendo esse um dos golpes do Pix mais utilizados por criminosos.

A segunda ação obrigatória é verificar a sua própria conta bancaria, já que todo Pix acontece em no máximo 10 segundos, o dinheiro deve estar disponível na sua conta imediatamente, caso contrario, pode ser que você tenha recebido um comprovante falso de pagamento. De toda forma, o comprovante de Pix é uma das formas de deixar o Pix ainda mais seguro.

Para essa segurança, o Banco Central utiliza ferramentas como bloqueio cautelar e o mecanismo de devolução especial, por isso, evitar um comprovante falso é fundamental.

Conclusão

Por fim, você finalmente conheceu o comprovante do Pix e todas as informações que ele disponibiliza para você. Sempre recomendamos conferir tudo com bastante calma e atenção, para verificar se o pagamento aconteceu realmente da forma como deveria.

De toda forma, se você recebeu um comprovante mas tem duvidas se ele é falso ou verdadeiro, é necessário somente verificar a sua conta, já que toda transação deve constar no seu extrato bancário.

5 comentários em “Comprovante de Pix – Aprenda o que é como encontrar o seu”

Deixe um comentário