Como pagar boleto pelo PIX com código de barra

Compartilhe:

Pagar boleto pelo PIX com código de barra é possível e o presente artigo irá apresentar o passo a passo para fazer este tipo de pagamento utilizando o RecargaPay. Além disso, também será possível aprender os passos para cadastrar uma Chave PIX, fazer PIX com cartão de crédito e entender como funciona o QR Code.

Como pagar boleto pelo PIX com RecargaPay

O aplicativo RecargaPay é um dos primeiros a oferecer soluções de pagamentos de boletos utilizando cartão de crédito no Brasil. Com ele você poderá fazer pagamentos com saldo em conta ou com o PIX, recarregar o celular, pagar serviços essenciais e online, além de fazer transferências muito facilmente.

Veja o passo a passo de como pagar boleto utilizando o app:

Passo 1: Baixe o app RecargaPay

Em primeiro lugar, é preciso realizar o download do aplicativo no smartphone. Ele está disponível para Android e IOS então basta entrar no Google Play Store ou Apple Store e buscar por “RecargaPay”.

Feito o cadastro, o usuário irá acessar a tela inicial do aplicativo. Ele encontrará muitas opções, porém, é preciso que clicar em ‘Pagar com QR Code’. Lembrando que é preciso ter uma chave PIX criada para realizar este tipo de pagamento.

É preciso que o aplicativo faça a leitura do código QR para identificar as informações do pagamento. Assim, é preciso posicionar a câmera do celular em direção ao código e esperar que a leitura seja feita.

Após a leitura, a tela do aplicativo mostrará o valor a ser pago, então o usuário deve conferir se está tudo certo. Feito isso, deve-se definir a forma de pagamento e é neste momento que a opção “Pix” deve ser selecionada.

O ponto positivo de utilizar o PIX do RecargaPay para realizar o pagamento dos boletos é que a taxa é zero. No caso do uso de cartão de crédito, existirá uma taxa de aprox. 3%.

Como cadastrar uma Chave Pix?

Como explicado, para que o pagamento de boleto com PIX aconteça, será preciso cadastrar uma chave PIX. Será por meio dela que as transações acontecerão, pois é uma forma de identificação de usuário.

Abaixo está o passo a passo para cadastrar a chave PIX:

Passo 1: Abra o aplicativo RecargaPay

O primeiro passo é abrir o aplicativo RecargaPay. Na tela inicial existem muitas opções, mas é preciso procurar por “Cadastrar Chaves” e então clicar para iniciar os passos.

Ao clicar na opção de cadastrar as chaves, é preciso iniciar o processo de validação da identidade. O aplicativo pedirá fotos e também a confirmação dos dados que estão cadastrados no app.

Durante o processo, será preciso que o usuário defina a sua chave PIX que será utilizada para a realização das transações. Veja as opções: número de CPF/CNPJ, endereço de e-mail, número do telefone celular e chave aleatória.

Vale ressaltar que é possível cadastrar mais de uma chave PIX, porém, elas serão direcionadas para a conta do RecargaPay. Por isso, é preciso escolher bem os códigos para não confundir as contas.

Existe um limite para o PIX?

A resposta é sim, existe um limite para o PIX que acontecem entre as 20h e as 06h. Por determinação do Banco Central brasileiro, todas as transações nesse horário devem possuir o limite máximo de R$ 1.000. Se quiser entender melhor como acontece esse limite e como solicitar um aumento, não deixe de conferir nosso artigo.

Como fazer PIX com cartão de crédito?

Apesar de muitos bancos não apresentarem a opção de fazer PIX com cartão de crédito, saiba que muitos apps já disponibilizam essa opção, como é o caso do RecargaPay. Conheça todos os passos para fazer pix com cartão de crédito.

É muito simples fazer Pix com cartão de crédito. A primeira ação a ser feita é utilizar o cartão de crédito para inserir saldo sua conta. Então é preciso informar o valor que deseja transferir, selecionar o cartão de crédito como forma de pagamento e esperar o valor cair na conta.

Vale ressaltar que para essa operação existe uma taxa de 2,99% do valor da transação. Mas é uma opção para quem está precisando de dinheiro.

Passo 1: Acessando o aplicativo RecargaPay

Com o aplicativo aberto e com o cartão de crédito cadastrado, o usuário deve clicar em “Enviar Dinheiro”. Assim, o aplicativo direcionará para indicar como será feito o envio do dinheiro

Existem duas opções de enviar o dinheiro. A primeira é por meio da chave pix e a segunda é utilizando os dados bancários. Como o usuários já tem a chave cadastrada, deve-se então selecionar a primeiro e digitar o código.

Após inserir a chave, o aplicativo mostrará os dados do recebedor. Feito a confirmação, o app pedirá o valor da transferência, então basta inserir e confirmar.

Escolha o cartão de crédito que deseja utilizar para efetuar o PIX e também escolha em quantas vezes o pagamento será feito. O próprio aplicativo mostrará as opções de parcelamento para que o usuário escolha.

A última etapa será confirmar o valor ser enviado. Também será exibido o cartão escolhido para que o usuário possa confirmar mais uma vez essas informações. Estando tudo certo, basta clicar em confirmar e digitar a senha para que o envio seja concluído.

Um ponto a ser lembrado é que o usuário deverá pagar uma taxa de 2,99% sobre o valor transferido. Então é preciso ficar atento a essa questão antes de realizar a transação.

Como funciona o PIX agendado

Para aqueles que precisam programar um pagamento mas não sabem exatamente como fazer isso, saiba que existe a opção perfeita para isso, o PIX agendado. Com ele, você pode planejar seu pagamento para qualquer data disponível. Dessa forma, quando o dia chegar, a quantia será transferida automaticamente.

Contudo, é necessário sempre tomar cuidado com os golpes e perigos que a modalidade apresenta, como o famoso golpe do PIX agendado, em que os criminosos fingem transferir uma quantia e pedem reembolso do valor alegando que foi engano.

Como funciona PIX QR Code?

Pode-se dizer que o pagamento PIX QR Code é como se fosse um atalho para a utilização da Chave PIX. É sabido que este modelo de transação ocorre por meio do compartilhamento da chave Pix selecionada, onde os usuários podem realizar as transferências digitando apenas um código.

Com o QR Code, não será preciso que esta chave seja compartilhada, pois será gerado um código que deve ser escaneado para que todas as informações necessárias para a transação sejam fornecidas. Existem duas opções de geração do código QR: dinâmico e estático. Abaixo está a explicação de cada um.

QR Code Dinâmico

Ele é exclusivo para cada operação, ou seja, ele só poderá ser utilizado uma única vez. Desse modo, para que outra operação seja feita, será preciso a geração de um novo código. Uma vantagem é a opção de inserir informações sobre a operação, como a identificação do recebedor.

QR Code Estático

Este modelo pode ser usado para múltiplas transações, porém, elas devem seguir os padrões exigidos pelo Banco Central, como por exemplo: o recebedor deve definir um valor fixo para um produto e também a inclusão de um valor pelo pagador.

Conclusões

Foi possível perceber que a utilização do PIX facilita bastante a vida dos brasileiros, principalmente em relação ao pagamento de boletos. Particularmente, acredito que utilizar esta opção de pagamento pode trazer muita segurança tanto para os clientes quanto para as empresas.

O ponto positivo é que é muito simples criar uma chave Pix e começar a usufruir dos benefícios. Além disso, ainda é possível utilizar o cartão de crédito para adicionar saldo em conta e então fazer a transação. Mas é preciso ficar atento, pois muitos bancos e aplicativos não disponibiliza essa função, por isso é indicado o uso do RecargaPay.

Este aplicativo tem esta opção e ainda disponibiliza múltiplos serviços, então é uma ótima opção para quem deseja otimizar os pagamentos e demais operações bancárias.

4 comentários em “Como pagar boleto pelo PIX com código de barra”

    • Sim. Se a escolha for utilizar o cartão de crédito para fazer o PIX será cobrado uma taxa de 2,99% sobre o valor da transferência.

      Responder
  1. Nossa!!!! Muito bom o artigo. Preciso compartilhar com meu filho para ele me ajudar a seguir os passos.

    Responder

Deixe um comentário