Para pagar boleto pelo PIX com código de barra é preciso:
- Baixar o RecargaPay
- Ler o Código de Barras
- Parcelar com cartão
Pagar boleto pelo PIX com código de barra é possível usando o RecargaPay, lendo o código de barras e escolhendo o cartão como forma de pagamento. A opção de Fazer PIX com cartão de crédito para boleto não é oficial do Banco Centra, mas já existe em muitos apps.
O aplicativo RecargaPay é um dos primeiros a oferecer soluções de pagamentos de boletos utilizando cartão de crédito no Brasil. Com ele você poderá fazer pagamentos com saldo em conta ou com o PIX, recarregar o celular, e principalmente pagar boletos com código de barras usando o Pix.
Veja o passo a passo de como pagar boleto utilizando o app:
Contenidos
Baixe o RecargaPay
Em primeiro lugar é necessário baixar o ReacargaPay clicando na imagem abaixo.
Clique em Boletos
Clique na opção de “Boletos” para adicionar o seu.
Leia o código ou digite manualmente
Digite manualmente o código de barras ou realize a leitura com o app.
Escolha o tipo de pagamento
Escolha o cartão como forma de pagamento.
Pague seu boleto
Agora pague o seu boleto após definir as parcelas e pronto!
Além disso, ao utilizar o PIX do RecargaPay para realizar o pagamento dos boletos com saldo em conta é que a taxa é zero. No caso do uso de cartão de crédito, existirá uma taxa de aprox. 3%. Somente no parcelamento ou no Pix Parcelado, que oferece a oportunidade de dividir o seu pagamento em até 12 vezes.
Como cadastrar uma Chave Pix?

Como explicado, para que você possa enviar um Pix será preciso cadastrar uma chave PIX. Será por meio dela que as transações acontecerão, pois é uma forma de identificação de usuário.
Abaixo está o passo a passo para cadastrar a chave PIX:
- Baixe o RecargaPay
- Acesse aba “Pix” e clique em “Ver Mais”
- Clique em “Ver Minhas Chaves”
- Selecione “Adicionar Chaves”
- Escolha o tipo e cadastre
É possível cadastrar mais de uma chave PIX, porém, elas serão direcionadas para a conta do RecargaPay. Por isso, é preciso escolher bem os códigos para não confundir as contas.
Existe um limite para o PIX?

Sim, existe um limite para o PIX que acontecem entre as 20h e as 06h. Por determinação do Banco Central brasileiro nas novas regras do Pix. Todas as transações nesse horário devem possuir o limite máximo de R$ 1.000.
Esses limites foram adicionados para conter o aumento de golpes no Pix que vem progredindo. Segundo o diretor geral da AllowMe, plataforma de prevenção à fraude e proteção de identidades digitais, Gustavo Monteiro em reportagem ao G1:
“O que veio como uma facilidade para a sociedade acabou sendo subvertida para os fraudadores. Os criminosos entenderam que, na prática, cada pessoa tem um banco no celular, com dinheiro na conta ou possibilidade de crédito, e passaram a se aproveitar dessa situação. O protocolo do PIX, em si, é extremamente seguro, mas houve uma intersecção em prol da fraude”, explica o executivo.
Como fazer PIX com cartão de crédito?

É simples, veja os passos para PIX com cartão de crédito usando o cartão.
- Baixe o aplicativo do RecargaPay
- Clique em “Pix com cartão em 12x”
- Digite a chave do destinatário
- Escolha o valor
- Selecione cartão de crédito como forma de pagamento
Apesar de muitos bancos não apresentarem a opção de fazer pagar com o Pix usando o cartão, saiba que muitos apps já disponibilizam essa opção, como é o caso do RecargaPay. Existe uma taxa de 3,49% do valor da transação. Mas ainda, sim, é a mais baixa do mercado para Pix com cartão em até 12x.
Como funciona o PIX Agendado?

Com o PIX agendado você pode planejar seu pagamento para qualquer data disponível. Dessa forma, quando o dia chegar, a quantia será transferida automaticamente. A seguir saiba como agendar no RecargaPay:
- Baixar o RecargaPay
- Encontre e clique na opção “Fazer Pix”
- Tenha em mãos a chave do destinatário
- Escolha o valor do pagamento que será agendado
- escolha o saldo em conta como forma de pagamento
- Escolha a data dentro de até 90 dias
- Confirme o agendamento
Contudo, o Banco Central alerta a sempre tomar cuidado com os golpes e perigos que a modalidade apresenta, como o famoso golpe do PIX agendado, em que os criminosos fingem transferir uma quantia e pedem reembolso do valor alegando que foi engano.
Como funciona PIX QR Code?

O pagamento PIX QR Code é como se fosse um atalho para a utilização da Chave PIX. Esse modelo de transação ocorre por meio do compartilhamento da chave Pix selecionada, onde os usuários podem realizar as transferências digitando apenas um código, ele pode ser usado no Pix parcelado.
Como fazer o Pix QR Code no RecargaPay:
- Baixe o RecargaPay
- Cadastre sua chave Pix nele
- Toque na opção ‘Receber com QR Code’ no menu inicial
- Clique em ‘Definir valor’ para escolher quanto quer receber
- Toque em ‘Compartilhar’ e envie o QR Code pra quem for pagar
Com o QR Code, não será preciso que esta chave seja compartilhada, pois será gerado um código que deve ser escaneado para que todas as informações necessárias para a transação sejam fornecidas. Existem duas opções de geração do código QR: dinâmico e estático. Abaixo está a explicação de cada um.
QR Code Dinâmico
Exclusivo para cada operação, ou seja, ele só poderá ser utilizado uma única vez. Desse modo, para que outra operação seja feita, será preciso a geração de um novo código. Uma vantagem é a opção de inserir informações sobre a operação, como a identificação do recebedor.
QR Code Estático
Este modelo pode ser usado para múltiplas transações, porém, elas devem seguir os padrões exigidos pelo Banco Central, como, por exemplo: o recebedor deve definir um valor fixo para um produto e também a inclusão de um valor pelo pagador.
Conclusões
Foi possível perceber que a utilização do PIX facilita bastante a vida dos brasileiros, principalmente em relação ao pagamento de boletos. Particularmente, acredito que utilizar esta opção de pagamento pode trazer muita segurança tanto para os clientes quanto para as empresas.
O ponto positivo é que é muito simples criar uma chave Pix e começar a usufruir dos benefícios. Além disso, ainda é possível utilizar o cartão de crédito para adicionar saldo em conta e então fazer a transação. Mas é preciso ficar atento, pois muitos bancos e aplicativos não disponibiliza essa função, por isso é indicado o uso do RecargaPay.
Este aplicativo tem esta opção e ainda disponibiliza múltiplos serviços, então é uma ótima opção para quem deseja otimizar os pagamentos e demais operações bancárias.
É possível pagar boleto com Pix?
Sim, baixe o RecargaPay e siga os passos apresentados.
Quanto é a taxa do procedimento?
3,49% no RecargaPay.
Em quantas vezes é possível parcelar boleto no Pix?
Em até 12x no RecargaPay
Qual o limite do Pix?
Os limites são os diários de R$20 mil no RecargaPay, e padrão noturno de mil.
Qual a menor taxa de boleto no Pix?
No RecargaPay com 3,49%.