Com quantos anos pode ter Pix? Descubra a idade mínima

De acordo com o Banco Central, as regras de com quantos anos pode ter Pix são:

  • Não existe idade mínima
  • É preciso somente ter uma conta
  • Depende da instituição

No geral, o Banco Central não define uma idade específica para fazer o Pix. A única regra para poder ter acesso a essa forma de transferências é possuir conta em uma instituição bancária que tenha o sistema do Pix.

Mas, para entender melhor sobre o assunto, separamos neste artigo as principais dúvidas que podem surgir em relação a idade para poder ter o Pix.

Menor de idade pode ter Pix? 

Menor de idade pode ter Pix?

Sim, quem é menor de idade pode ter o Pix. Para isso, é preciso que o menor tenha uma conta em uma instituição financeira que ofereça criação de conta para menores de 18 anos.

Hoje, muitos jovens começam a trabalhar cedo a partir da internet ou então recebem educação financeira em casa com os pais, necessitando assim ter uma conta bancária em seu nome. Com ela, os jovens conseguem fazer transações básicas, como transferir o Pix, e aprender a gerir o próprio dinheiro.

Segundo Larissa Novais, diretora de Clientes Varejo do BB em entrevista para a Extra Economia:

Se, por um lado, a criança ou o adolescente passa a ter autonomia para administrar o dinheiro, o responsável também consegue orientar e acompanhar.”

Por isso que hoje algumas instituições oferecem a opção de criar uma conta bancária para quem é menor de idade, incluindo a opção de ter o Pix. Como exemplo, listamos abaixo 5 bancos que oferecem essa possibilidade:

  • Bradesco
  • Inter
  • Banco Digital Next
  • C6
  • Itaú

Assim, a partir desses bancos, o jovem pode criar sua conta, com permissão dos seus responsáveis, e começar a fazer pagamentos via Pix.

5 MELHORES BANCOS DIGITAIS PARA MENORES DE IDADE

Se um jovem for emancipado, com qual idade ele pode criar o Pix? 

Se um jovem for emancipado, com qual idade ele pode criar o Pix?

Agora que você sabe que o menor de idade pode ter conta bancária, pode surgir a dúvida se o mesmo acontece com jovens emancipados. Nesse caso, o jovem pode sim ter conta bancária a partir do momento em que ele é emancipado.

Dessa maneira, ao ter uma conta para menor, o jovem pode criar sua chave Pix e usar esse sistema de transferência da forma que desejar.

O que é preciso para um menor abrir conta e usar o Pix? 

O que é preciso para um menor abrir conta e usar o Pix?

Para que os jovens menores de 18 anos criem sua própria conta e criem seu Pix, é preciso que eles tenham a permissão do seu responsável.

No processo de criação de conta para menor, o banco pede uma autorização formal do responsável, que pode acontecer de forma presencial ou digital, a depender da instituição.

Além da permissão, também é importante que o menor de idade tenha os seguintes documentos em mãos:

  • CPF
  • RG
  • Comprovante de residência

o responsável só precisa enviar documentos quando não for o pai ou mãe. Nesse caso, é preciso que ele apresente um documento de identificação junto a um documento que comprove a guarda do menor.

Com isso, já é possível que o jovem siga criando sua conta bancária para poder fazer pagamentos com o Pix.

Com quantos anos posso fazer o Pix com cartão de crédito?

Com quantos anos posso fazer o Pix com cartão de crédito?

Geralmente, o Pix com o cartão de crédito segue as mesmas regras do Pix comum. Sendo assim, quando o jovem tem um cartão de crédito e a idade mínima estipulada pelo banco, já pode utilizar esse recurso.

No entanto, é importante considerar que muitos bancos que oferecem o Pix parcelado podem ter regras diferentes para o uso do recurso para menores de 18 anos.

Isso acontece porque, mesmo que o banco permita a criação de conta para menores, muitas vezes eles não dão acesso a um cartão de crédito, mas sim a um cartão pré-pago que permite usar apenas o saldo adicionado no cartão.

Dessa forma, o jovem não possui um limite de crédito para usar, não tendo acesso ao Pix parcelado do banco.

No entanto, essa não é uma regra, mas sim uma característica que alguns bancos seguem. O Nubank, por exemplo, é uma instituição bancária que oferece o serviço e permite que menores acessem.

Como usar Pix pela primeira vez? 

Como usar Pix pela primeira vez?

Para usar o Pix pela primeira vez a fim de fazer pagamentos, é necessário cadastrar uma chave Pix. A chave é a responsável por identificar o usuário e a instituição onde o dinheiro deve cair, por isso é fundamental criar uma.

Com a chave feita, você pode enviar um Pix de forma simples e prática, como você confere a seguir:

  • Entre no app do seu banco
  • Acesse a área Pix e clique em “Fazer um Pix”
  • Adicione a chave de quem vai receber o pagamento
  • Defina o valor da transferência
  • Confira as informações e confirme a transação

Com isso, seu Pix será realizado com sucesso!

PIX: Como FAZER um Pix Sendo MENOR DE IDADE | CADASTRAR CHAVE PIX, PAGAR PELO PIX – PARA MENORES 009

Conclusão

No geral, não existe uma idade mínima para realizar o Pix. Para ter acesso a ele, só é preciso ter uma conta bancária que esteja dentro do sistema do Pix. Como ele é muito utilizado hoje em dia pelos brasileiros, a maioria das instituições oferecem essa forma de transferência.

Uma boa prática a seguir quando tiver o Pix é criar a chave. Apesar dela não ser obrigatória para quem recebe o Pix, é interessante criar a sua para poder aproveitar todas as funcionalidades que esse sistema oferece!

E lembre-se sempre que se você for menor, é preciso contar com a autorização do seu responsável para seguir criando sua conta bancária e ter acesso ao Pix!

Perguntas Frequentes

Os bancos aceitam menores de 16 anos?

Pode ter Pix com 12 anos?

Quem não pode ter o Pix?

Como fazer Pix para crianças?

Como abrir conta para adolescentes?