Como cadastrar Chave PIX? O que é e como funciona

Como cadastrar Chave PIX? O que é e como funciona

Resumo

Primeiramente, para criar uma chave Pix basta utilizar o aplicativo RecargaPay e sua função PIX. Além disso, vamos falar sobre o que é e como funciona uma chave Pix. Assim como saber qual é a melhor opção de chave para este tipo de transação financeira. Por fim, responderemos dúvidas comuns a respeito dessa modalidade de transferência de valores como quantas chaves Pix podemos ter e se podemos cadastrar a mesma chave em diferentes bancos.

Como cadastrar chave PIX com RecargaPay?

De início, cadastrar uma chave Pix com RecargaPay é muito simples e intuitivo. O app permite você cadastrar todos os tipos de chave que o Banco Central reconhece. Desta maneira, o processo leva menos de 2 minutos para ser feito. Acompanhe conosco como é fácil cadastrar uma chave Pix no RecargaPay:

Passo 1: Baixe o aplicativo Recargapay

Primeiramente, toque na imagem para baixar o Recargapay, com este aplicativo é possível cadastrar suas chaves pix.

Na página inicial, vá até a aba “Pix” e toque em “Gerenciar chaves

Nesta tela, você selecionará qual tipo de chave Pix você deseja. Caso queira saber qual a melhor chave, mais abaixo explicamos como usar cada tipo de chave Pix.

Caso tenha selecionado e-mail ou celular, você receberá uma mensagem informando um código de ativação, insira-o no aplicativo Recargapay e confirme.

Agora você possui uma chave Pix no aplicativo RecargaPay, Parabéns!

Viu como é facil? Logo que você cadastra a sua chave ela já está pronta para uso e você poderá receber quantos Pix quiser. Além disso, não deixe de conferir as outras funcionalidades do RecargaPay com cashback, ou seja, uma parte do seu dinheiro gasto retorna para você.

O que é e como funciona a chave Pix?

Primeiramente, a chave Pix é o seu endereço dentro do sistema do Banco Central. Desta maneira as instituições financeiras podem identificar instantaneamente a sua conta e assim você conseguirá pagar pelo PIX.

Dessa forma, ao invés de passar todas as informações da sua conta do banco e dados pessoais para receber uma transferência, você poderá enviar somente uma chave Pix. Os quatro tipos de chaves Pix possíveis são:

  • Número de CPF/CNPJ;
  • Endereço de e-mail;
  • Número do telefone celular;
  • Chave aleatória.

Quer saber mais detalhes sobre cada uma das chaves e qual é a melhor? Veja o vídeo e acompanhe a continuação deste post que explicaremos melhor.

Qual a melhor chave para o PIX?

Agora que você sabe o que é uma chave Pix, vamos detalhar sobre cada opção de chave. Primeiramente, vale ressaltar que todas as chaves Pix funcionam da mesma maneira e servem como os identificadores da sua conta corrente, porém, algumas delas podem ser mais indicadas para certas ocasiões do que outras. Logo, cabe a você decidir qual será a melhor alternativa para o seu cotidiano. Além disso, todas essas chaves permitem que você agende um Pix.

Descubra a seguir cada uma das chaves Pix e dicas de como utilizá-las da melhor forma:

CPF ou CNPJ

O CPF e o CNPJ são documentos importantes que são indicados para transações mais formais. Assim, essa chave pode ser usada, por exemplo, em recebimentos de salário ou pagamentos de fornecedores e parceiros de negócios.

Além disso, a utilização desses documentos como chave também é recomendado para compra de bens de alto valor, como imóveis, veículos ou maquinários para seu negócio. Porém, essa decisão não é obrigatória e você poderá usar outros tipos de chave para realizar essas compras.

Ainda mais, em transações de grandes quantias ou em processos formais em que o Pix pode ser utilizado, o CPF ou CNPJ poderá ser considerado a chave principal por praticidade no processo. Desta forma, não será necessário passar mais informações para o pagador formal.

Número de celular

O uso do número de celular como chave Pix facilita situações do cotidiano em que pessoas que possuam seu WhatsApp possam tranquilamente enviar quantias para você. Por exemplo, quando um amigo está fazendo compras para um churrasco e precisa receber de cada um da turma.

E-mail

Quando falamos da chave de e-mail, a sugestão é utiliza-la para facilitar as transferências feitas por usuários que normalmente se comuniquem com você por e-mail. Exemplificando, se a sua empresa vai enviar seu salário usando o Pix, nada te impede de cadastrar seu e-mail corporativo como chave para facilitar ao processo de transferência. Para usar o seu e-mail como chave Pix, preste atenção nesses pontos:

  • Evite utilizar seu e-mail caso ele seja muito complicado, pois as pessoas poderão ter dificuldades para registrar seu endereço no aplicativo de envio do Pix.
  • Ao fornecer o seu e-mail como chave Pix, nada impede que pessoas mal intencionadas coloquem seu e-mail em lista de transmissões e você poderá receber mensagens não intencionais, como spams.

Chave Aleatória

Por último, temos a chave aleatória, criada pelo próprio aplicativo financeiro que mantém a sua conta corrente. Nessa opção, você pode transferir seu endereço sem fornecer nenhuma informação a mais para o pagador ou recebedor, apenas a sequência de números criada.

Com certeza, esta é a opção mais segura de chave Pix. A única informação que este meio fornece é o nome do detentor da chave, que é informado quando um usuário for enviar um pix para o endereço. O único revés deste tipo de chave é que será necessário anotar ou memorizar esse número sempre que for receber uma transferência via Pix.

Posso cadastrar a mesma chave PIX em bancos diferentes?

Não, é impossível registrar a mesma chave Pix em bancos diferentes. Logo, um mesmo endereço não pode ser usado em contas correntes diferentes. Desta maneira, quando você tentar cadastrar uma chave pix que está sendo utilizada em outra instituição, você será avisado que a chave da conta anterior será excluída.

Entenda, se um mesmo endereço pudesse ser registrado em contas diferentes, o sistema não interpretaria em qual conta corrente o valor seria depositado. Se voce quiser saber mais, pode ler este artigo sobre o cadastro da Chave PIX.

Quantas chaves PIX posso ter?

Por enquanto, cada CPF pode ser vinculado a cinco chaves Pix diferentes. Porém, você pode utilizar cada tipo de chave em instituições financeiras diferentes. Do mesmo modo, você pode cadastrar todas as suas chaves em um mesmo Banco.

Logo, para ter a possibilidade de utilizar as cinco chaves é necessário escolher mais de um e-mail, número de telefone ou chave aleatória para, portanto, obter a quinta.

Quais as outras formas de enviar um Pix?

Se ainda não tem certeza da chave Pix como forma de enviar e receber as transações Pix, saiba que existem outras maneiras de realizar esse procedimento. Exemplos de outras ferramentas para enviar Pix:

  • Copia e Cola
  • QR Code
  • Número da conta corrente
  • Chave Pix

Para descobrir todas as maneiras de enviar um Pix, confira o artigo 5 maneiras fáceis que você deve saber para pagar pelo PIX.

Conclusão:

Logo, acreditamos que a melhor forma para criar uma chave Pix é utilizar o aplicativo RecargaPay. Desta maneira, você conseguirá enviar e receber dinheiro diretamente pelo celular. Além disso, recomendamos utilizar a chave aleatória no sistema Pix, por medidas de segurança. Da mesma forma, também é preferível que se utilize diferentes chaves Pix para cada uma de suas contas correntes.

A melhor sugestão de chave Pix é a chave aleatória, pelo simples motivo de maior segurança, porém todas as chaves são bastante úteis e podem ser utilizadas da mesma forma. Além do mais, você poderá cadastrar cinco chaves Pix no seu CPF, inclusive no RecargaPay. Porém, o mesmo endereço de chave não pode ser utilizado em diferentes bancos.

Atenção, ao utilizar o CPF como chave PIX tenha muito cuidado sobre qual momento utilizar. Enviar esta chave para pessoas que não são confiáveis é um risco, pois este documento é uma informação sensível e pode ser utilizado com más intenções. Tenha cautela ao passar seus dados para qualquer empresa ou pessoa, você pode acabar sendo vítima de golpes.

5 comentários em “Como cadastrar Chave PIX? O que é e como funciona”

  1. Obrigado por mostrar como faz chave porque meu neto não quis me ajudar e tive que pesquisar no google agora ja tenho pix

    Responder
  2. Assim, já tive problemas com outros aplicativos, agora com o recargapay tá tudo tranquilo. Até parcelei um Pix de natal pra minha amiga fazer compras pra mim.

    Responder
  3. Meu chefe é meio lento com o celular, tive que enviar esse post pra ele aprender a fazer a chave pix dele. Obrigada pelo post!

    Responder

Deixe um comentário