5 melhores métodos caseiros para tornar o água potável

5 métodos para tornar o água potável

5 melhores métodos para tornar o água potável

Atualmente, as empresas brasileiras de água, como Copasa, Copanor (Minas Gerais), Embasa (Salvador) ou Sabesp (São Paulo), costumam utilizar um método de tratamento de água que passa por filtros industriais para purificar. Porém, mesmo assim, não é seguro beber a água direto da torneira. Portanto, no Paguecontascelular.com.br mostraremos os 5 melhores métodos caseiros para complementar a purificação de água:

Tornar a água potável em casa é muito fácil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os métodos caseiros são tão eficazes quanto os industriais, desde que bem realizados, além de servirem para prevenir doenças como hepatite B, cólera e tantas outras.

1) Filtros e purificadores de água caseiros

Filtros e purificadores de água são a opção mais simples e ideal quando se trata de tornar a água potável. Porém, esse é um método que funciona especificamente para com a água sai da torneira, ou seja, é água suja, mas não está contaminada por bactérias nocivas.

Com filtro ou purificador, de acordo a OMS, é importante lembrar que deve ter o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), caso contrário, é preferível não comprá-lo, já que os filtros com o selo do Inmetro são certificados pela ISO 17025, que é o selo que é colocado nos instrumentos calibrados, além de garantir seu bom funcionamento e ser aprovado pelo Global WASH Cluster (GWC).

Filtros e purificadores

Os filtros funcionam com um dispositivo de filtro principal que retém a sujeira e outros elementos indesejáveis ​​na água, oferecendo ao usuário uma água muito mais limpa. Além disso, como principal vantagem, não requer o uso de eletricidade e também é muito mais barato que um purificador.

Porém, o purificador de água também apresenta algumas vantagens em relação aos filtros, sendo que eles possuem outro tipo de tecnologia especial, como bombas ou lâmpadas ultravioleta, que servem para eliminar bactérias e organismos nocivos.

Melhores filtros / purificadores de água

Estes são os 3 melhores filtros / purificadores que existem hoje e os que funcionam de forma mais eficaz para limpar o líquido

3 melhores filtros e purificadores

Electrolux PE11B

O electrolux PE11B é um purificador que possui selo do INMETRO e certificado ISO 17025, possui dispositivo principal de filtragem e lâmpadas ultravioleta que auxiliam na eliminação de todos os tipos de microorganismos e reduzem em 99,9% a possibilidade de germes.

Colormaq Premium CPUHFBA1

É um modelo topo de linha que possui uma bomba de oxigênio que permite purificar ainda mais a água e torná-la cristalina. Ele também tem seu próprio aparelho de filtro principal no centro e também é certificado pelo INMETRO e ISO 17025.

IBBL FR600 Speciale

O BBL FR600 é um modelo de purificador especial que possui uma pedra purificadora, lâmpada ultravioleta e sistema de drenagem automático. Permite destruir qualquer tipo de bactéria e oferecer um produto final totalmente limpo. Claro, também é certificado pelo INMETRO

Copanor – Copasa tratamento de água

Tratamento de agua Copanor

A empresa Copanor – Copasa, que atua em Minas Gerais, costuma trabalhar com filtros de água industrial para purificar o máximo possível o produtor ou serviço que vende. Porém, a exemplo de empresas como Embasa, Sabesp, Caesa, entre tantas outras, o processo de purificação da água que realizam, então, quando ela passa por canos e fica exposta a determinados tipos de temperatura, acaba contaminando e danificando a água. Portanto, é importante levar em consideração os filtros caseiros que mencionamos acima.

Em seu site oficial, o presidente da Copasa – Copanor, Carlos Eduardo Tavares de Castro, recomendam que os filtros utilizados tenham características particulares para poderem realizar o mesmo processo que realizam na fábrica, tais como: Sistemas Anaeróbio, Lagoas de Estabilização, Reatores Aeróbios com Biofilmes, Disposição no Solo, Lodos Ativados, Flotação, Ultravioleta, Tratamento e Disposição do Lodo. Se quer saber mais, poder ler o proceso para purificar a água do Copasa e Copanor.

Pagamento de conta Copanor

Emitir e pagar Copanor 2 via

Para efetuar o pagamento de Copanor 2 via, primeiro é necessário fazer o download da fatura vencida. Depois disso, é importante ter um aplicativo para efetuar o pagamento à vista ou parcelado. Nesse sentido, um dos mais recomendados é o app RecargaPay. Para saber mais, você pode ler este artigo sobre a emissão e parlamento da Copanor 2 via.

 

 

2) Cloro

Os comprimidos de cloro são purificadores por natureza, tornando a água potável em minutos. Também são fáceis de encontrar em qualquer farmácia e servem para reforçar a eliminação de vírus e bactérias. É cloro puro, portanto, são utilizadas duas gotas para cada dois litros de água, conforme recomendado pela OMS em seu último relatório de água e saneamento.

Purificação com cloro

Como o iodo, esses comprimidos também tendem a deixar a água com um sabor incomum, mas você pode usar o método clássico de arejar a água, despejando-a de um recipiente para outro repetidamente, para que a água entre em contato com o ar natural e seu sabor fique mais e mais comum.

Copasa recomenda 2 mg de cloro

Copasa recomenda 2 mg de Cloro para cada litro de água

Por outro lado, a empresa Copasa, em seu processo de tratamento de água, recomenda especificamente que sejam usados ​​apenas 2 mg de cloro para cada litro de água, já que, segundo Elmiro Nascimento, vicepresidente da Copasa, essa é a fórmula mínima e necessária para bactérias e microorganismos podem ser removidos da água sem problemas.

Emitir e pagar Copasa 2 via

Emitir e pagar Copasa

A Copasa é uma das empresas mais importantes de Minas Gerais e do Brasil em geral. Atualmente, possui mais de 2 milhões de usuários e é a mesma empresa que administra a Copanor, sua subsidiária. Tendo em conta a sua relevância, é aconselhável a contratação dos seus serviços, no entanto, caso haja atraso no pagamento, para emissão da 2 via e pagamento da conta, deverá também entrar no site oficial para emissão de 2 vias e posteriormente efetuar o pagamento com um aplicativo como o RecargaPay, então sairemos de um tutorial para emitir e pagar a Copasa.

3) Ferver a água

O método mais caseiro de todos é ferver a água. Esta é uma alternativa muito mais barata que funciona perfeitamente em locais que não possuem filtros ou purificadores. Ao ferver a água, as bactérias e microorganismos são retirados da torneira, garantindo um produto bastante saudável e limpo. No entanto, este método não é recomendado com água da chuva ou outra água contaminada.

Uma dica importante a ter em mente ao ferver a água é que, para ter certeza de que matou todas as bactérias, primeiro você deve purtificar a água com um pano limpo. Feito isso, leve para ferver em fogo super alto em um recipiente por pelo menos 5 minutos. O tempo ideal é de 10 minutos.

Outra coisa a se levar em consideração é que a água fervida se caracteriza por ter um gosto ruim, devido ao tempo que está esquentando. Para lidar um pouco com isso, o ideal é adicionar alguns temperos naturais, como uma rodela de limão ou laranja no processo de resfriamento. Também funciona se for constantemente passado de um contêiner para outro.

 

 

Pagamento Comusa 2 via

Se pretende efectuar o pagamento da sua conta Comusa ou a emissão da factura 2 via, pode fazê-lo com a aplicação RecargaPay já mencionada anteriormente, seguindo alguns passos simples. Para saber mais, leia nosso artigo sobre a emissão e parcelamento de Comusa 2 via

4) Iodo

Parece incrível, mas o iodo é usado para tornar a água potável. Aquilo que se encontra em qualquer farmácia, não serve apenas para esfregar nas feridas, mas é um purificador de água por excelência. De acordo com Global WASH Cluster, no seu último relatório, com duas gotas de iodo para cada litro de água usado, seria o suficiente. É um método ideal para a água já contaminada, chuva ou poço.

Duas gotas de iodo para cada litros de água

O truque é ser paciente, pois você teria que esperar cerca de 20 minutos ou mais para consumir a água. Claro, o processo, como a água fervida, pode deixar um sabor diferente que tende a ser desagradável. No entanto, é perfeito para aqueles momentos em que não existe outra opção.

Algo importante saber sobre o uso do Iodo é que ele não é adequado para mulheres grávidas, bem como para pessoas com tireóide ou doenças semelhantes. Em qualquer um desses casos, lavar a água de bebida com iodo pode ser fatal.

 

 

5) Exposição solar da água

Um método 100% natural, mas que só funciona para a água quando sai da torneira, é a exposição ao sol. Como o próprio nome indica, trata-se de deixar a água ao sol por muito tempo, para que se nutra dos raios solares.

O truque nesse caso é deixar o recipiente ou garrafa de água por até 6 horas ao sol. É um método bastante lento, mas eficaz. No entanto, como mencionamos antes, é apenas para quando a água não estiver obviamente suja.

CÓDIGO: VITALESAZEV-01-JUN-2021

Gosto de tópicos relacionados a atividades financeiras e contábeis, trabalho de redator web neste e em outros sites com conteúdo sobre pagamento de serviços e contas. Eu estudo ciências da comunicação e espero ser um grande jornalista num futuro próximo

5 comentários em “5 métodos para tornar o água potável”

  1. Eu sempre fervo a água e agora tem funcionado bem comigo, mas eu não sabia que passar de um recipiente para outro tiraria o gosto ruim, dados bons!

    Responder
  2. Uma vez que fiz o método de expor a água ao sol e funcionou, a água saiu super limpa e cristalina, você sentiu a diferença

    Responder

Deixe um comentário